Conferência aprovou luta contra reformas e por Lula presidente

A propaganda é nossa arma

Uma campanha milionária para a imprensa revolucionária

Partido iniciará jornada para arrecadar 1,5 milhão de reais para melhorar a nossa imprensa operária e consolidar nossos meios de comunicações entre os maiores da esquerda

Causa Operária. Quando se trata de propaganda, o jornal do partido é a principal ferramenta – Foto: PCO

Receba o DCO no Email

Nos próximos meses até o final do ano de 2021, o partido levará adiante uma das suas maiores e mais importantes campanhas. O objetivo é expandir nossa capacidade de propaganda através da imprensa partidária, que dará um grande passo adiante para pôr nossos meios de comunicação no patamar digno de uma imprensa de massas.

Uma arma contra a burguesia

Para um partido revolucionário, que procura combater ideologicamente a burguesia, a imprensa é uma das peças mais fundamentais nessa luta. Para isso, o PCO procura ter publicações para determinados públicos-alvos, como o tradicional jornal Causa Operária, impresso do partido publicado desde 1979, assim como o Diário Causa Operária, um portal de notícias com mais de 50 matérias diárias. Durante este ano, novas publicações foram apresentadas, como o jornal Partido, destinado aos filiados do Partido da Causa Operária e o Bandeira Vermelha, boletim diário em formato A4, para facilitar sua impressão e distribuição em qualquer tipo de atividade.

Além das publicações, o arsenal de propaganda do PCO conta com a Causa Operária TV, o principal responsável pela divulgação do partido nas redes. Fundada em 2008, a COTV passou por diversas transformações ao longo dos anos, estendendo cada vez mais a sua grade de programação e, atualmente, conta com um sinal 24h, disponibilizado através do youtube. O canal da COTV soma mais 90 mil inscritos e 20 milhões de visualizações, mesmo com um financiamento feito através da militância, contando com a colaboração de centenas de simpatizantes no Brasil e no mundo.

A pedra no caminho

A imprensa do partido enfrenta todo tipo de sabotagem e dificuldade que impedem seu crescimento. Por se tratar de iniciativas totalmente independentes, torna-se mais suscetível às manobras que a burguesia impõe para manter o monopólio dos meios de comunicação. É notório que canais progressistas e da esquerda em geral possuem uma capacidade bem reduzida e limitada de alcance ao público através da internet, devido aos algoritmos e também à falta de verba para superar essas barreiras.

No caso da nossa imprensa, que é um meio de exposição da política do partido, a situação é ainda mais complicada, porque nossa política é radicalmente antagônica à política da burguesia, o que abre caminho para todo tipo de sabotagem. No ano passado, o Diário Causa Operária sofreu um criminoso ataque hacker que visava destruir todo o sítio, resultando na perda de mais de 4 mil artigos, escritos pelas centenas de colaboradores do portal. A Causa Operária TV, que teve grande crescimento nos anos de 2018 e 2019, teve seu alcance totalmente desidratado pelo algoritmo do youtube.

Diante desses problemas, o partido realizou uma pesquisa acerca de como os veículos de esquerda são censurados na internet, resultando no livro “A Era da Censura das Massas”, escrito por Rui Costa Pimenta e João Caproni Pimenta, disponível na Loja do PCO, que pode ser acessada pelo sítio https://www.lojadopco.com/.

Outra iniciativa foi a criação das comissões editoriais, que agora são responsáveis por alimentar cada seção da imprensa partidária, com uma integração entre os novos canais da COTV e os blogues do DCO, como o Juventude Revolucionária, o Zona do Agrião, o Tição, entre outros. Foi uma maneira de driblar a censura e também de aprimorar ainda mais a nossa imprensa! No jornal Partido, estamos publicando, desde a edição nº14, o especial Quem faz a imprensa do partido funcionar, entrevistando os responsáveis pelas novas comissões formadas.

Uma campanha com os simpatizantes do partido

Diante disso, o próximo passo é furar o bloqueio contra a nossa imprensa partidária na internet. Para tal, iniciaremos uma gigantesca campanha financeira através dos nossos contatos e simpatizantes.

O objetivo é levantar um milhão de reais para um investimento pesado nas estruturas do Diário Causa Operária, da Causa Operária TV e de outros veículos do partido, profissionalizando ainda mais o nosso trabalho! O partido fará uma ampla campanha em todos os seus meios de agitação e propaganda e esta será uma das principais atividades que o partido vai levar no final deste ano.

A campanha será realizada pelos militantes do partido, que serão os primeiros contribuintes. Mas o grande destaque será para os nossos principais contatos, os nossos filiados e simpatizantes do partido, que frequentemente colaboram com as atividades de rua, com a nossa imprensa e somam forças ao PCO, criando um enorme espectro da política revolucionária. O plano ainda será apresentado e amplamente divulgado nas redes do partido. A previsão de início da campanha é para o mês de setembro.

Para os nossos grandes simpatizantes, que sempre contribuem financeiramente, esta será a maior oportunidade para efetivamente aumentar o alcance da nossa política revolucionária, em defesa dos trabalhadores. Em breve traremos mais novidades acerca do projeto e, desde já, contamos com vossa colaboração!

A você que chegou até aqui,

agradecemos muito por depositar sua confiança no nosso jornalismo e aproveitamos para fazer um pequeno pedido.

O Diário Causa Operária atravessa um momento decisivo para o seu futuro. Vivemos tempos interessantes. Tempos de crise do capitalismo, de acirramento da luta de classes, de polarização política e social. Tempos de pandemia e de política genocida. Tempos de golpe de Estado e de rebelião popular. Tempos em que o fascismo levanta a cabeça e a esquerda revolucionária se desenvolve a olhos vistos. Não é exagero dizer que estamos na antessala de uma luta aberta entre a revolução e a contrarrevolução. 

A burguesia já pressentiu o perigo. As revoltas populares no Equador, na Bolívia e na Colômbia mostraram para onde o continente caminha. Além da repressão pura e simples, uma das armas fundamentais dos grandes capitalistas na luta contra os operários e o povo é a desinformação, a confusão, a falsificação e manipulação dos fatos, quando não a mentira nua e crua. Neste exato momento mesmo, a burguesia se esforça para confundir o panorama diante do início das mobilizações de rua contra Bolsonaro e todos os golpistas. Seus esforços se dirigem a apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe, substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular. O Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra a burguesia, sua política e suas manobras. 

Diferentemente de outros portais, mesmo os progressistas, você não verá anúncios pagos aqui. Não temos financiamento ou qualquer patrocínio dos grandes capitalistas. Isso porque entre nós e eles existe uma incompatibilidade absoluta — são os nossos inimigos. 

Estamos comprometidos de maneira intransigente com a defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo pobre e oprimido. Somos um jornal classista, aberto e gratuito, e queremos continuar assim. Trabalhamos dia e noite para que o DCO cresça, se desenvolva e seja lido pelas amplas massas da população. A independência em relação à burguesia é condição para o sucesso desta empreitada. Mas o apoio financeiro daqueles que entendem a necessidade de uma imprensa vermelha, revolucionária e operária, também o é.  

Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com valores a partir R$ 20,00. Obrigado.

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Diferentemente de outros portais , mesmo os progressistas, você não verá anúncios de empresas aqui. Não temos financiamento ou qualquer patrocínio dos grandes capitalistas. Isso porque entre nós e eles existe uma incompatibilidade absoluta — são os nossos inimigos. 

Estamos comprometidos incondicionalmente com a defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo pobre e oprimido. Somos um jornal classista, aberto e gratuito, e queremos continuar assim. Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Diferentemente de outros portais , mesmo os progressistas, você não verá anúncios de empresas aqui. Não temos financiamento ou qualquer patrocínio dos grandes capitalistas. Isso porque entre nós e eles existe uma incompatibilidade absoluta — são os nossos inimigos. 

Estamos comprometidos incondicionalmente com a defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo pobre e oprimido. Somos um jornal classista, aberto e gratuito, e queremos continuar assim. Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.

Quero saber mais antes de contribuir

 

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.