Eleitores de cidade no Amazonas utilizam voto impresso

Democracia operária

O Congresso do PCO é o inverso do que ocorre nos outros partidos

XI Congresso Nacional do Partido da Causa Operária ocorrerá entre os dias 11 e 14 de agosto em São Paulo

Militantes de todo o Brasil sairão de caravanas rumo a São Paulo – Foto: Reprodução

Receba o DCO no Email

Há alguns meses, o Partido da Causa Operária vem se preparando para sua atuação nas eleições gerais deste ano. O primeiro passo, a realização de Conferências Estaduais em todos os estados do Brasil, foi cumprida. Agora, o PCO avança para a próxima etapa: a organização do XI Congresso Nacional do Partido.

Nas Conferências, os militantes da legenda indicaram os nomes dos pré-candidatos aos cargos majoritários e proporcionais, bem como elegeram os delegados que representarão cada região no Congresso. A partir disso, caravanas de todo o Brasil viajarão rumo a São Paulo para trazer os militantes dos 4 cantos do País para participar do evento.

“Os militantes estão se organizando a partir da Conferência Estadual. A Conferência Estadual elegeu os delegados, então são as primeiras pessoas que já estão confirmadas a comparecer ao Congresso. A partir daí, o pessoal está fazendo reuniões locais para organizar a caravana local ou as viagens para cá, como é o caso do pessoal do Norte”, explica João Vitor Dauzaker, militante e membro da Secretaria de Organização do PCO.

Na região Sul, Matheus Vetter, membro da Direção Nacional do PCO, concedeu ao DCO uma declaração acerca dos preparativos que estão sendo feitos para garantir a participação dos militantes da região no Congresso.

“Foram realizadas as Conferências em todos os estados do Sul neste último final de semana. Vamos lançar candidatos ao Governo do Estado, ao Senado, ao Congresso Nacional e à Assembleia Legislativa do Estado nos três estados. Para o Congresso, nós vamos tirar dois ônibus aqui da região: um do Rio Grande do Sul, passando por Santa Catarina, e outro do Paraná. Quem tiver interesse em participar pode entrar em contato comigo e se juntar à principal atividade de todo o ano”, disse Matheus, que pode ser contatado por meio do número (47) 99155-2525.

No PCO, todos têm direito à manifestação

Entretanto, seguindo a sua tradição profundamente democrática, o PCO não toma nenhuma decisão importante sem que a sua militância seja consultada e tenha a oportunidade de, efetivamente, votar para a aprovação ou não de determinada proposta. É um procedimento que, apesar de fundamental para o Partido que se propõe representar os interesses dos trabalhadores, foi abandonado pelo resto da esquerda brasileira.

É o que explica Antônio Carlos, membro da Direção Nacional do PCO, em entrevista exclusiva concedida ao Diário Causa Operária:

“O PCO é um Partido que realiza um amplo debate de suas posições junto à sua militância e inclusive de maneira pública, junto a outros setores do movimento operário. Vamos realizar nosso 11° Congresso em pouco mais de 40 anos de existência e, para tomarmos como exemplo, o PT realizou 7 congressos em um período de existência semelhantes, e o PCdoB, que reivindica seus 100 anos de existência, teria realizado 15 congressos nacionais.”

Ou seja, de cara, fica claro que a atividade organizada pelo PCO não possui o mesmo caráter das feitas por demais partidos do campo progressista no Brasil. A própria organização dos militantes em torno do Congresso demonstra isso. Afinal, todo trabalho de organização é feito justamente por militantes que dedicam sua mão de obra voluntária à causa da revolução socialista.

O financiamento também é militante

A grande maioria das organizações políticas no Brasil possuem financiamento direto ou indireto de empresas que simpatizam com sua atividade política ou até mesmo do próprio Estado. Entretanto, o PCO, seguindo sua orientação marxista, entende que isso representa um compromisso econômico com a empresa que, cedo ou tarde, se converte em uma arma política poderosa.

Nesse sentido, o Partido rejeita esse tipo de financiamento e, para garantir a realização de todas as suas atividades, realiza campanhas financeiras incansáveis. Agora, a militância do PCO está numa campanha financeira nacional para cobrir os custos do XI Congresso, desde os transportes das caravanas de todo o País até os gastos com a organização do evento. Cada militantes, filiado, simpatizante e até companheiros de outros partidos que apoiam a existência de um partido revolucionário e operário no Brasil são chamados a contribuir.

Para que tenham sucesso, todas as campanhas do Partido dependem, consequentemente, do apoio dos simpatizantes que, convencidos da política acertada do PCO, escolhem financiar a luta pelo socialismo no Brasil.

Campanhas financeiras não são novidades para quem é militante. Os comitês de luta, por exemplo, dos quais fazem parte companheiros de diversas organizações, estão realizando a ação entre amigos “Vai pra Cuba”, como maneira de sustentar a campanha de rua de luta contra o golpe e agora por Lula presidente.

A campanha está sorteando duas passagens para Cuba – para o ganhador e um acompanhante – com estadia paga pelos Comitês de Luta por uma semana. Para participar, é só acessar este link.

Participe do XI Congresso Nacional do PCO!

Os motores da PCO estão a todo vapor. Sua militância se encontra no meio de uma enorme campanha pela realização do XI Congresso Nacional do Partido, que ocorrerá dos dias 11 a 14 de agosto em São Paulo capital.

Logo, ainda dá tempo de participar da organização da atividade e do próprio Congresso junto aos militantes da legenda. Toda ajuda é bem-vinda, pois é de pouco em pouco que se constrói um grande movimento capaz de travar as lutas mais importantes dos trabalhadores no momento: a luta contra a ditadura do STF e por Lula presidente.

Acesse este link para mais informações! Caso tenha dúvidas e/ou queira participar da atividade, entre agora mesmo em contato com o número (11) 99741-0436.

A você que chegou até aqui,

agradecemos muito por depositar sua confiança no nosso jornalismo e aproveitamos para fazer um pequeno pedido.

O Diário Causa Operária atravessa um momento decisivo para o seu futuro. Vivemos tempos interessantes. Tempos de crise do capitalismo, de acirramento da luta de classes, de polarização política e social. Tempos de pandemia e de política genocida. Tempos de golpe de Estado e de rebelião popular. Tempos em que o fascismo levanta a cabeça e a esquerda revolucionária se desenvolve a olhos vistos. Não é exagero dizer que estamos na antessala de uma luta aberta entre a revolução e a contrarrevolução. 

A burguesia já pressentiu o perigo. As revoltas populares no Equador, na Bolívia e na Colômbia mostraram para onde o continente caminha. Além da repressão pura e simples, uma das armas fundamentais dos grandes capitalistas na luta contra os operários e o povo é a desinformação, a confusão, a falsificação e manipulação dos fatos, quando não a mentira nua e crua. Neste exato momento mesmo, a burguesia se esforça para confundir o panorama diante do início das mobilizações de rua contra Bolsonaro e todos os golpistas. Seus esforços se dirigem a apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe, substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular. O Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra a burguesia, sua política e suas manobras. 

Diferentemente de outros portais, mesmo os progressistas, você não verá anúncios pagos aqui. Não temos financiamento ou qualquer patrocínio dos grandes capitalistas. Isso porque entre nós e eles existe uma incompatibilidade absoluta — são os nossos inimigos. 

Estamos comprometidos de maneira intransigente com a defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo pobre e oprimido. Somos um jornal classista, aberto e gratuito, e queremos continuar assim. Trabalhamos dia e noite para que o DCO cresça, se desenvolva e seja lido pelas amplas massas da população. A independência em relação à burguesia é condição para o sucesso desta empreitada. Mas o apoio financeiro daqueles que entendem a necessidade de uma imprensa vermelha, revolucionária e operária, também o é.  

Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com valores a partir R$ 20,00. Obrigado.

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Diferentemente de outros portais , mesmo os progressistas, você não verá anúncios de empresas aqui. Não temos financiamento ou qualquer patrocínio dos grandes capitalistas. Isso porque entre nós e eles existe uma incompatibilidade absoluta — são os nossos inimigos. 

Estamos comprometidos incondicionalmente com a defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo pobre e oprimido. Somos um jornal classista, aberto e gratuito, e queremos continuar assim. Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Diferentemente de outros portais , mesmo os progressistas, você não verá anúncios de empresas aqui. Não temos financiamento ou qualquer patrocínio dos grandes capitalistas. Isso porque entre nós e eles existe uma incompatibilidade absoluta — são os nossos inimigos. 

Estamos comprometidos incondicionalmente com a defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo pobre e oprimido. Somos um jornal classista, aberto e gratuito, e queremos continuar assim. Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.

Quero saber mais antes de contribuir

 

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.