A reta final das eleições: o que pode acontecer?

Neste fim de semana!

Bloco Vermelho realiza plenárias para organizar os atos de 02/10

Uma ação coordenada e ativa dos setores de base da esquerda na manifestação em defesa de fato do Fora Bolsonaro e da candidatura de Lula é a única forma de barrar a frente ampla

Plenárias ocorrerão em todo país – Reprodução

Receba o DCO no Email

O Partido da Causa Operária em conjunto com os militantes dos Comitês de Luta e de outras organizações da esquerda, está convocando para este final de semana, dias 25 e 26, as mais novas plenárias do Bloco Vermelho em todo país, como também em cidades no exterior. A intenção destas plenárias é sobretudo organizar as manifestações do dia 02 de outubro levando para as ruas o programa de luta dos trabalhadores e barrando a ação de setores da esquerda pequeno-burguesa que trabalharam para infiltrar a direita golpista, partidos como PSDB e organizações fascistas como MBL, nas manifestações populares.

Barrar a frente ampla, defender o ato dos trabalhadores

O papel destas plenárias é justamente organizar o Bloco Vermelho. Este bloco surgiu em torno da campanha de defesa das manifestações dos trabalhadores contra a infiltração direitista, iniciada de maneira oficial na manifestação de 3 de julho. Naquela ocasião, PCdoB e PSOL trabalharam para que o PSDB fosse à manifestação com uma cobertura “democrática”, fundando o “Bloco Democrático” e aumentando a campanha em torno do verde e amarelo nas manifestações.

Em resposta o Bloco Vermelho por meio de plenárias em todo país organizou uma grande operação, mobilizando centenas de pessoas com uma forte campanha em defesa do vermelho nas manifestações, levando novos materiais, como faixas, cartazes, panfletos, bandeiras e muito mais, além de ganhar repercussão nacional ao expulsar na marra os tucanos da manifestação ocorrida na Avenida Paulista, em São Paulo.

Com o desenvolvimento da luta política, os setores defensores da frente ampla com a burguesia acentuaram o tom, começaram a boicotar abertamente as manifestações graças à total impopularidade desta política, refletida no rápido crescimento do Bloco Vermelho. Nem mesmo a operação de expulsar o PCO da Frente Fora Bolsonaro em algumas cidades do país foi capaz de conter a radicalização popular, que cada vez mais torna os atos vermelhos e não permite a infiltração direitista.

Agora, para o dia 2 de outubro o boicote está ainda maior, e a operação pela infiltração de organizações como PSDB e MBL ganhou maiores proporções. Após o ato/comício de Doria no dia 12 de setembro, PSOL e PCdoB organizaram com partidos da direita um fórum paralelo de partidos para “organizar” os atos Fora Bolsonaro, fugindo dos protestos dos trabalhadores e militantes de base, e organizando “por cima” atos com a  política de frente ampla.

Assim, para o dia 2, setores da direita estão sendo abertamente convidados a participarem da manifestação. Um grande ataque aos atos dos trabalhadores. Acompanhando esta política de destruição das manifestações, setores da esquerda também estão boicotando os atos. Para se ter um panorama, uma série de cidades pelo país sequer tem atos marcados até o momento. Em Florianópolis, um dos locais onde o PCO e o Bloco Vermelho foram duramente atacados pelos defensores da frente ampla, expulsando até mesmo o partido da frente de organização dos atos, a manifestação sequer tem previsão de ser marcada, muito menos a realização de uma reunião para discutir este problema.

Por atos vermelhos e Lula Presidente

Toda esta operação pode ser vista em outras cidades. Existe uma tendência de crescimento muito forte das manifestações, a mobilização recente dos trabalhadores apenas comprova este fato. No entanto, para isso é necessário organizar uma verdadeira campanha nas ruas, junto aos trabalhadores e na defesa do Fora Bolsonaro e Lula Presidente.

Por isso, nestes dias 25 e 26, o Bloco Vermelho estará organizando plenárias. Em São Paulo a plenária será domingo, às 15h na APEOSP, já no Rio de Janeiro a plenária ocorrerá no sábado, às 10h no Sinttel, e em Belo Horizonte no domingo, às 11h no Cenarab.

No domingo também ocorrerão as plenárias nas três capitais do sul, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. Todas serão às 15h, sendo a primeira no Sindicato dos Químicos, a segunda no SINTESPE e a terceira no SIMPA.

Já em Brasília será às 10h, no Setor Comercial Sul Quadra 5. Em Salvador a plenária ocorrerá no CCBP às 16h de sábado, e em João Pessoa no Parque Solon de Lucena às 16h de domingo.

Participe!

Além destas há várias plenárias sendo convocadas em todas as regiões, desde plenárias em aldeias indígenas, com categorias de trabalhadores e muito mais. Esta é uma iniciativa abrangente que visa mobilizar mais de 2 mil pessoas em todo Brasil, organizando um grande Bloco Vermelho que seja capaz de levar às ruas um programa de luta dos trabalhadores, por Fora Bolsonaro, Lula Presidente, contra as privatizações, levando à frente as revindicações de todos os explorados. 

Uma ação coordenada e ativa dos setores de base da esquerda na manifestação em defesa de fato do Fora Bolsonaro e da candidatura de Lula é a única forma de barrar a frente ampla, este brutal ataque a todos os trabalhadores e em especial à candidatura de Lula, assim como defender as manifestações.

O Bloco Vermelho em muitos locais, como os já citados, será responsável em grande medida que o ato tanto aconteça como também seja de fato um ato da esquerda e dos trabalhadores, barrando a direita golpista. Por isso, não perca tempo e se junte às plenárias em todo país, assim como ao Bloco Vermelho nos atos do dia 2 de outubro.

A você que chegou até aqui,

agradecemos muito por depositar sua confiança no nosso jornalismo e aproveitamos para fazer um pequeno pedido.

O Diário Causa Operária atravessa um momento decisivo para o seu futuro. Vivemos tempos interessantes. Tempos de crise do capitalismo, de acirramento da luta de classes, de polarização política e social. Tempos de pandemia e de política genocida. Tempos de golpe de Estado e de rebelião popular. Tempos em que o fascismo levanta a cabeça e a esquerda revolucionária se desenvolve a olhos vistos. Não é exagero dizer que estamos na antessala de uma luta aberta entre a revolução e a contrarrevolução. 

A burguesia já pressentiu o perigo. As revoltas populares no Equador, na Bolívia e na Colômbia mostraram para onde o continente caminha. Além da repressão pura e simples, uma das armas fundamentais dos grandes capitalistas na luta contra os operários e o povo é a desinformação, a confusão, a falsificação e manipulação dos fatos, quando não a mentira nua e crua. Neste exato momento mesmo, a burguesia se esforça para confundir o panorama diante do início das mobilizações de rua contra Bolsonaro e todos os golpistas. Seus esforços se dirigem a apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe, substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular. O Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra a burguesia, sua política e suas manobras. 

Diferentemente de outros portais, mesmo os progressistas, você não verá anúncios pagos aqui. Não temos financiamento ou qualquer patrocínio dos grandes capitalistas. Isso porque entre nós e eles existe uma incompatibilidade absoluta — são os nossos inimigos. 

Estamos comprometidos de maneira intransigente com a defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo pobre e oprimido. Somos um jornal classista, aberto e gratuito, e queremos continuar assim. Trabalhamos dia e noite para que o DCO cresça, se desenvolva e seja lido pelas amplas massas da população. A independência em relação à burguesia é condição para o sucesso desta empreitada. Mas o apoio financeiro daqueles que entendem a necessidade de uma imprensa vermelha, revolucionária e operária, também o é.  

Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com valores a partir R$ 20,00. Obrigado.

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Diferentemente de outros portais , mesmo os progressistas, você não verá anúncios de empresas aqui. Não temos financiamento ou qualquer patrocínio dos grandes capitalistas. Isso porque entre nós e eles existe uma incompatibilidade absoluta — são os nossos inimigos. 

Estamos comprometidos incondicionalmente com a defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo pobre e oprimido. Somos um jornal classista, aberto e gratuito, e queremos continuar assim. Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Diferentemente de outros portais , mesmo os progressistas, você não verá anúncios de empresas aqui. Não temos financiamento ou qualquer patrocínio dos grandes capitalistas. Isso porque entre nós e eles existe uma incompatibilidade absoluta — são os nossos inimigos. 

Estamos comprometidos incondicionalmente com a defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo pobre e oprimido. Somos um jornal classista, aberto e gratuito, e queremos continuar assim. Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.

Quero saber mais antes de contribuir

 

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.