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Confisco russo

A Rússia vai à guerra também no terreno econômico

Governo Russo retém e incorpora 360 aviões a sua frota para combater as sanções

Aer-N aluga jatos de passageiros para companhias aéreas comerciais, incluindo a russa Aeroflot. Sergei Ivanov/AP

A Rússia confiscou 360 aeronaves da gigante Aer-N desde Março de 2022, de acordo com dados da consultoria IBA. A Bloomberg afirma que as empresas de locação de aeronaves civis recuperaram algumas dezenas de cerca de 500 aeronaves desde o início da “guerra na Ucrânia”. A gigante Aer-N, recém fundida com a GE – criou recentemente o maior grupo de leasing de aeronaves do mundo, tem visto com preocupação o progressivo confisco das aeronaves em benefício das empresas russas de transporte aéreo. O avanço nos confiscos e registros pode ser vista no gráfico a seguir:

IBA graph showing Russia aircraft re-registrations

A Rússia age legitimamente respondendo, de forma assimétrica, às sanções e imposições imperialistas. O confisco das aeronaves da maior empresa de aluguel de aeronaves, portanto, é uma das melhores respostas, típica de um país que enfrenta sanções e boicotes há décadas, conforme tem demonstrado os companheiros Rafael Dantas e Eduardo Vasco, na cobertura da operação russa de desnazificação, desmilitarização e em favor da independência das Repúblicas de Lugansk e Donetsk, repúblicas operárias. De acordo com o correspondente deste Diário, Rafael Dantas:

A tentativa de defender a economia capitalista russa implica impor prejuízos aos capitalistas dos países imperialistas. Os setores da esquerda pequeno-burguesa que se alinharam automaticamente com o imperialismo diante do conflito russo-ucraniano deveriam refletir: de que lado isso os coloca diante desta situação concreta? Diante oposição entre a medida adotada pelo governo Putin e o protesto das grandes empresas dos países imperialistas, que significa realmente a solidariedade com o povo russo? Compreender que uma medida como essa é um meio de defesa justificado contra o imperialismo ou defender a legalidade e o direito à propriedade intelectual de grandes monopólios norte-americanos e europeus?

A Rússia atua para o registro do avião a partir das centenas de sanções impostas pelo imperialismo, mantendo as aeronaves e estabelecendo a integração da posse. Portanto, apesar da revogação desses registros por parte do imperialismo, os russos estão utilizando os aviões normalmente para a realização do transporte doméstico.

A tentativa da consultoria IBA é de demonstrar a ilegalidade é em vão, pois todos os tratados internacionais já foram rasgados pelo imperialismo.

Os investidores da AerCap Holdings estão cada vez mais preocupados à medida que as sanções imperialistas contra Moscou aumentam, de acordo com circular interna. Os aviões, que são estimados em cerca de US$ 2,5 bilhões, de acordo com um relatório da Bloomberg, foram aterrados e integrados em definitivo para a Rússia. A empresa com sede em Dublin disse no final do mês passado, que cessaria a atividade de arrendamento com transportadoras russas à medida que as sanções contra o país dos aumentassem. A queda da empresa em março, logo após anúncio da fusão com a General Eletric, era de 25% em Wall Street.

AerCap stock

De acordo com a Aer-N, sua frota de aviões alugada para a Rússia representa 5% do seu valor contábil líquido, de modo que a empresa está pronta para sobreviver se não conseguir recuperar todos esses aviões. De acordo com a empresa de análise Cirium, as companhias aéreas russas têm 980 jatos de passageiros em serviço, dos quais 777 estão alugados.

O chefe da locadora BOC Aviation (parte do Bank of China Group) alertou que os altos preços dos seguros estão vindo para os locadores após a operação da Rússia na Ucrânia, e seu efeito na indústria de locação de aeronaves é impactante: “uma das consequências imprevistas… chegará às mesas sob a forma de custos de renovação de seguros ainda este ano”, disse Robert Martin na Cúpula líder da CAPA Airline em 7 de abril de 2022. “Estou ouvindo alguns números horríveis”, disse ele. No entanto, as renovações de seguros da BOC Aviation só devem ser entregues em 2023, disse ele. Sob sanções impostas à Rússia, as empresas de leasing têm que encerrar contratos com operadores russos. No entanto, tirar suas aeronaves da Rússia não tem sido fácil e as autoridades russas tomaram medidas para recadastrar aeronaves e manter a frota no país.

Essa questão no interstício da guerra econômica coloca para os países atrasados a possibilidade do enfrentamento econômico assimétrico, a partir de operações organizadas. O imperialismo vai se colocando cada vez mais nu diante da Rússia e dos demais países atrasados, podendo deflagrar uma debacle no coração do imperialismo, até mesmo uma convulsão internacional baseada na ação russa.

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