Por quê estou vendo anúncios no DCO?

ONU injusta

Russia denuncia manobra da presidência do Conselho da ONU

Nota de Imprensa do Representante Permanente Vassily Nebenzia sobre a situação na cidade de Bucha (Região de Kiev) e assuntos relacionados

Hoje, 05, uma reunião emergencial da ONU foi feita para que a Rússia pudesse se defender da acusação do massacre de Bucha, na Ucrânia, mas como podemos ler abaixo foram vítimas de manobra pelo Conselho de Segurança da ONU:

Missão Permanente da Federação Russa junto das Nações Unidas

Vassily Nebenzia: Estes são tempos sem precedentes, como você sabe. O que também é inédito é o que aconteceu ontem e hoje cedo. Foi sem precedentes, inacreditável e impensável. Nos foi negada uma reunião do Conselho de Segurança que solicitamos hoje à Presidência britânica. Durante meu tempo aqui, tive reuniões de emergência do Conselho de Segurança sobre muitas questões que aconteciam nos finais de semana, feriados nos EUA, etc, e nunca nos opusemos. O que aconteceu é algo inacreditável e sem precedentes na história das Nações Unidas. Isso é um fato.

Ouvi a conferência de imprensa de hoje da Embaixadora Barbara Woodward. Ouvi as perguntas que ela fez, e ouvi as respostas que ela deu. Francamente, algumas das respostas ela simplesmente não foi capaz de dar. Antes de nossa reunião amanhã, gostaria de falar sobre algumas coisas que é muito importante passar para vocês – imprensa e mídia. É sobre o que aconteceu recentemente e está acontecendo agora em torno de Kiev.

Em 4 de abril, o regime de Kiev, com um apoio ativo de seus patrocinadores ocidentais, começou a promover nos meios de comunicação de massa ocidentais notícias falsas sobre supostas “atrocidades” das forças militares russas na cidade de Bucha (subúrbio de Kiev) na Ucrânia.

Desde o início ficou claro que isso nada mais é do que mais uma provocação encenada destinada a desacreditar e desumanizar os militares russos e nivelar a pressão política sobre a Rússia. Muitos de vocês não sabem sobre os militares russos, mas garanto que os militares russos não são nada do que estão sendo acusados, em particular no que diz respeito às “atrocidades cruéis” contra a população civil. Não é o caso. Nunca foi e nunca será.

Temos evidências factuais que comprovam esse ponto. Pretendíamos apresentá-lo ao Conselho de Segurança o mais rápido possível para que a comunidade internacional não se deixasse enganar pela falsa narrativa promovida por Kiev e seus patrocinadores ocidentais.

Para este fim, a Federação Russa solicitou que uma reunião do Conselho de Segurança fosse convocada às 15h, horário de Nova York, hoje, 4 de abril, para discutir essa provocação hedionda do regime de Kiev.

Gostaria de enfatizar que fizemos isso às 14h51 de domingo, 24 horas antes da reunião solicitada, então o Reino Unido alega que solicitamos uma reunião “tarde demais” é desinformação.

Os nossos esforços encontraram a oposição feroz da Presidência do Reino Unido com o apoio de outras delegações ocidentais, nomeadamente os EUA, França, Irlanda, Noruega e Albânia.

Tentaram inventar um pretexto inválido e esfarrapado para não convocar esta reunião na segunda-feira, insistindo para que fosse adiada para terça-feira.

A embaixadora do Reino Unido continua afirmando, e você pode ouvir isso em sua coletiva de imprensa hoje cedo, que eles queriam ter uma reunião mais “informada” com o Secretariado da ONU para ser mais breve. Isso é uma mentira. Nunca nos opusemos a um briefing na segunda-feira, e é obrigação da Presidência providenciar isso. Nós não solicitamos um briefer do nosso lado. Durante a Presidência russa, organizamos devidamente essas reuniões a pedido das delegações ocidentais, a meio do dia ou da noite, independentemente do contexto geopolítico complexo e das constantes provocações ao nosso país.

Gostaria de salientar: a Presidência do Reino Unido rejeitou abertamente o nosso pedido de convocar uma reunião para 4 de Abril. E fizeram-no duas vezes. Como a situação em torno de Bucha continuou evoluindo da noite para o dia, hoje solicitamos uma reunião urgente do Conselho às 15h.

No entanto, a Presidência tomou a liberdade de qualificar que não há razão para transmitir uma reunião de emergência. Como dizem, o Reino Unido não acredita que a situação em Bucha esteja chamando a atenção imediata do Conselho de Segurança.

Esta é uma afirmação unilateral da Presidência do Reino Unido, não uma decisão dos membros do Conselho. Você pode ver claramente agora o que uma “ordem baseada em regras” promovida pelo Reino Unido e outros países ocidentais significa na vida real. Isso significa que eles impõem regras que são confortáveis ​​para eles com total desrespeito ao direito internacional e às regras de procedimento estabelecidas do CSNU.

Este comportamento é muito ilustrativo e revela a verdadeira atitude do Ocidente para com o povo ucraniano. Enquanto bloqueavam a discussão sobre Bucha, onde vemos uma provocação clara no estilo clássico de Goebbels, arriscando ter sérias implicações para a paz e a segurança internacionais, as delegações ocidentais apressaram-se a convocar uma reunião do Conselho de Segurança sobre a educação para meninas no Afeganistão. tempo atrás. Você pode ver quais são suas reais prioridades.

A razão pela qual as delegações ocidentais fazem isso é muito simples. Não beneficiaria a causa ocidental se a reunião do Conselho de Segurança fosse convocada pela Rússia, porque isso abalaria a narrativa anti-russa que eles estão promovendo confortavelmente. As delegações ocidentais preferem “misturar” a situação em Bucha com a discussão da situação humanitária na reunião que convocam amanhã, para desviar o foco da provocação encenada pelo regime de Kiev. Para este fim, o Reino Unido, por sua própria discrição, adicionou nosso item da agenda ao briefing de amanhã. Nunca aprovamos isso. É mais uma ilustração de seu comportamento.

Gostaria de recordar a Regra 2 do Regimento Provisório do Conselho de Segurança. Fica explícito que a Presidência deve convocar uma reunião a pedido de qualquer membro do Conselho de Segurança.

O que vemos agora é um abuso vergonhoso e sem precedentes por parte do Reino Unido das prerrogativas do presidente. Ao mesmo tempo, esta é uma demonstração de fraqueza mostrando que as delegações ocidentais tiveram que recorrer a essa manobra para calar a voz da Rússia. Só prova que as delegações ocidentais não se preocupam nem com a situação real em Bucha, nem com a autoridade do Conselho.

A linha abusiva, condescendente e colonialista da Presidência do Reino Unido está minando os próprios fundamentos da ONU, e ainda teremos que avaliar as implicações.

A Presidência é incumbida pela Carta de liderar o Conselho de Segurança. O Reino Unido não conseguiu liderar. É uma vergonha para a diplomacia britânica e uma mancha inegável em sua reputação.

Dada a negligência da Presidência do Reino Unido, decidimos convocar esta conferência de imprensa para esclarecer a provocação ao regime de Kiev em Bucha apoiada pelo Ocidente.

Eu gostaria de apresentar a vocês os fatos reais sobre a Bucha.

Durante o tempo em que a cidade esteve sob o controle das forças armadas russas, nenhum morador local sofreu qualquer ação violenta.

Enquanto a cidade estava sob o controle das forças armadas russas, os moradores se moviam livremente pela cidade e usavam telefones celulares. Assim, eles poderiam postar nas mídias sociais qualquer foto e vídeo de qualquer “assédio” teórico, se fosse o caso. No entanto, isso não aconteceu.

Deixe-me abordar os desenvolvimentos em ordem cronológica.

Em 30 de março, após outra rodada de negociações em Ancara, o Ministério da Defesa russo anunciou a retirada das forças de várias regiões, incluindo Bucha.

Esse fato foi confirmado no dia seguinte pelo prefeito de Bucha. Em seu vídeo de 31 de março, Anatoly Fedoruk apresentou a retirada das forças russas como uma vitória do exército ucraniano. Curiosamente, ele não havia mencionado nenhuma atrocidade em massa, cadáveres, assassinatos, sepulturas ou qualquer coisa assim. É difícil imaginar que um prefeito de uma cidade possa “esquecer” de enfrentar um cenário tão devastador.

Deixe-me mostrar o vídeo postado pelo Sr. Fedoruk . Como você verá, ele parece feliz e sorridente. É difícil imaginar que ele esteja agindo assim contra o pano de fundo do “massacre” nas ruas. Isso é em ucraniano, mas como eu disse, ele está muito feliz com a retirada das tropas russas, o que ele considera uma grande vitória do exército ucraniano. Ele não faz menção de quaisquer atrocidades na cidade.

Este vídeo foi postado no canal “Ukraine 24” em  de abril. Eu gostaria de enfatizar – nada sobre “atrocidades” foi revelado em 1º de abril .

Permitam-me também mostrar uma foto de Zhan Belenyuk , deputado do parlamento ucraniano, que, segundo seus relatos nas redes sociais, visitou Bucha depois de recuperar o controle do governo ucraniano. Como você pode ver, ele também está sorrindo. Ele está alegre. Em seus relatórios, ele não menciona cadáveres. Nem uma única referência a “atrocidades”.

Em 2 de abril, a Guarda Nacional da Ucrânia postou em recursos oficiais um vídeo de Bucha. Deixe-me mostrar-lhe a filmagem. O vídeo captura membros das forças armadas ucranianas entrando em Bucha . A filmagem não mostra cadáveres nas ruas. Os militares ucranianos entrevistaram várias pessoas em diferentes locais da cidade. Nenhum deles disse uma palavra sobre qualquer “massacre” ou assassinatos em massa. A câmera também captura o fundo por trás dessas pessoas, sem cadáveres à vista.

Para resumir, não há relatos de atrocidades que são credenciadas aos militares russos em Bucha, o que aconteceu antes que o exército ucraniano tomasse o controle da cidade. Quatro dias depois que os militares russos deixaram a cidade de Bucha, não havia um único sinal de “atrocidades”. Repito – nem uma única referência a isso, em qualquer lugar.

O infame vídeo de corpos nas estradas da cidade só apareceu no dia 3 de abril . Está cheio de discrepâncias e mentiras descaradas. De acordo com seus autores, os corpos estavam nas ruas por pelo menos 4 dias no momento em que o vídeo foi filmado. No entanto, os corpos não são endurecidos. Como isso é possível? É contra a lei da biologia. Os corpos não apresentam sinais de decomposição conhecidos pelos peritos forenses, incluindo manchas de cadáveres. As feridas não contêm sangue.

Outro ponto que ilustra que este vídeo é falso.

As forças ucranianas usam braceletes ou listras azuis ou amarelas. Como os membros da milícia ucraniana nem sempre usam uniformes militares, os civis locais em Bucha usavam listras brancas nos braços quando as forças russas estavam estacionadas em Bucha. Isso foi feito para evitar a identificação errônea de civis por membros da milícia. Quando as forças ucranianas entraram na cidade, dispararam contra as pessoas com listras brancas, matando os civis. Há um vídeo mostrando uma conversa entre membros de unidades ucranianas . Foi publicado nas redes sociais pela chamada “defesa do território” – um grupo radical de combate nacionalista. Um dos radicais pergunta se pode atirar nas pessoas sem listras azuis. O outro confirma que isso é permitido.

Os falantes de russo sabem disso, mas deixe-me traduzir para o resto de vocês:

Pergunta nos bastidores – «Tem gente sem faixa azul, posso atirar neles?»

Resposta: «Claro».

Espero que as evidências que demonstramos hoje não deixem vocês com a ilusão de que o vídeo divulgado pelo regime de Kiev é uma falsificação grosseira. Não suporta qualquer escrutínio. No entanto, alguns líderes ocidentais, por exemplo, o chanceler federal alemão Olaf Scholz, o presidente francês Emmanuel Macron e, claro, a ministra das Relações Exteriores britânica Liz Truss já se alinharam para promover essa falsa narrativa.

O que aconteceu em Bucha é exatamente um ataque de bandeira falsa do regime de Kiev e seus patrocinadores ocidentais. O possível objetivo dessa provocação é horripilante e traz de volta os pesadelos dos crimes nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

Vladimir Zelensky, assim que chegou a Bucha, deu a entender que este “incidente” justifica qualquer “resposta incivilizada”. Com isso, basicamente, ele confirmou que o regime de Kiev considera o genocídio como um método de guerra. Agora os nacionalistas têm um pretexto para cometer um verdadeiro massacre de inocentes ucranianos executando-os como “traidores”. Queremos que o mundo fique alerta e pedimos ao Conselho que não permita que essas horríveis limpezas aconteçam.

Para concluir, gostaria de reiterar que as forças militares russas agem em estrita conformidade com o direito internacional humanitário e não visam civis e bens civis. Se estivéssemos perseguindo objetivos agressivos, como os da coalizão liderada pelos EUA no Iraque, a escala de perdas e devastação seria pior em dígitos. Como em Raqqa e Mossul que foram bombardeados pelos EUA até as cinzas, matando milhares de civis, incluindo mulheres e crianças, cujos corpos foram deixados insepultos por semanas e até meses.

Você vai ouvir mais de mim amanhã, porque mais informações estão chegando. Acho que a verdade sobre o que aconteceu em Bucha se revelará muito em breve.

P: Uma reunião do Conselho de Segurança não aconteceu porque a Grã-Bretanha disse não. Os Estados Unidos pretendem buscar a suspensão da Rússia do Conselho de Direitos Humanos da ONU. Você acha que essas ações podem minar os esforços de negociação para um cessar-fogo humanitário? Quais são os próximos passos que você está planejando aqui na ONU?

R: Claro, o Conselho de Direitos Humanos não é nosso pedaço de bolo, por assim dizer. Estamos em outro formato. Mas acho que é novamente inacreditável o que o Ocidente e o resto estão tentando fazer com a Rússia hoje, tentando excluí-la de quaisquer fóruns multilaterais que temos no mundo.

Então, em resposta ao que você está dizendo, acho que sim, eles podem. Isso é, novamente, inédito. E isso não facilitará, encorajará ou será útil para o que está acontecendo nas negociações de paz russo-ucranianas.

P: Por outro lado, os ucranianos apresentaram imagens de pessoas que disseram que seus entes queridos foram mortos por tropas russas – civis não fazendo nada. Quanto à filmagem que foi mostrada. Vimos um pouco do que você mostrou, mas você considera falsas as declarações dessas mulheres e familiares que viram seus próprios entes queridos serem mortos pelas tropas russas?

R: Isso é uma guerra. E na guerra, tudo acontece. Você não pode excluir que civis possam morrer. Isso é um fato triste da vida. Mas a filmagem que nos é apresentada, em particular em Bucha, de que falei, não nos dá qualquer dúvida de que foi encenada. Apresentaremos mais evidências sobre isso amanhã quando falarmos no Conselho de Segurança.

P: Eu gostaria de fazer uma pergunta complementar. A procuradora-geral ucraniana, Irina Venedictova, disse hoje à televisão ucraniana que a situação em uma cidade chamada Borodyanka pode ser pior do que Bucha em termos de pessoas que foram encontradas mortas. Essa cidade também foi ocupada por forças russas até recentemente. Você sabe alguma coisa sobre isso?

R: Francamente, não. Eu apenas ouço de você enquanto você fala.

P: Minha pergunta é sobre Bucha. Existem fotos. Há evidências de testemunhas oculares. O que você está dizendo sobre como isso aconteceu? E você nos mostrou fotos de duas mulheres grávidas que eram fotos falsas, e vimos uma delas dar à luz e vimos a outra morrer. Você acredita que as fotos e a história que você está recebendo agora e nos contando são verdadeiras sobre Bucha?

R: Acabei de ver uma filmagem hoje na televisão russa da senhora que deu à luz em Mariupol. Ela admitiu que era uma farsa. Ela é uma blogueira ucraniana chamada Mariana. Ela admitiu que era uma farsa, que ela foi feita para fazer aquela filmagem.

Agora, para o que você vê nas ruas de Bucha. Os cadáveres nunca existiram antes da partida das tropas russas, e de repente apareceram nas ruas, deitados na estrada um a um, à direita e à esquerda. Se você olhar com atenção, verá que alguns deles estão se movendo. Alguns deles estão dando sinais de vida. Você não pode escapar de um entendimento de que isso é encenado, que é uma farsa e uma provocação. Porque, como todos sabem, além da guerra, temos uma feroz guerra de informação. E temos evidências de que foi premeditado e organizado pela máquina de guerra de informação ucraniana.

P: Portanto, você está culpando os ucranianos por realmente colocarem esses corpos lá?

R: Uma coisa que você não pode negar é que os ucranianos estão usando as pessoas como escudo humano quando se escondem atrás deles em prédios residenciais, que eles usam para chamar fogo contra si mesmos.

P: A segunda mulher que estava grávida, aliás, morreu.

R: Se for esse o caso, sinto muito por ela. Eu realmente sou. Você pode acreditar em mim.

P: Mas parte da questão é então o quadro maior. Martin Griffith acabou de chegar de Moscou. Existe alguma possibilidade de um cessar-fogo?

R: E a questão é, de quais mãos ela morreu. Eles alegaram que foi um ataque aéreo russo, enquanto as evidências mostram que o prédio não sofreu um ataque aéreo, mas sim uma explosão.

Sobre Martin Griffiths e a resolução. Oferecemos uma resolução na semana passada, que eles rejeitaram. Disseram que não porque a “Rússia como agressora” não pode oferecer nada. Estamos tentando tirar as pessoas das cidades e fornecer evacuação gratuita, o que eles também negam. Eles dizem “não, os ucranianos só podem partir para o Ocidente, não podem viver para a Rússia, não têm o direito de fazê-lo”. Eles dizem isso apesar do fato de que meio milhão de ucranianos já estão na Rússia. E acredite, não há xenofobia para os ucranianos na Rússia. Nunca houve nenhum, apesar do que está acontecendo com os russos em todo o mundo hoje. Sou grato aos americanos por não estarem à altura disso. Mas veja o que está acontecendo na Europa, como eles tratam os russos apenas porque têm passaporte russo. Isso é incrivel. Isso é inacreditável.

P: A Rússia, por exemplo, aceitaria uma investigação independente? Você fala sobre as guerras de desinformação, a névoa da guerra. É difícil entender quem está lhe dando fatos e quem não está. Certo. Então você concordaria com um mecanismo independente para investigar as atrocidades que nós dois concordamos que estão acontecendo na Ucrânia? E então uma segunda parte, o que há de tão notório sobre o atraso de 24 horas? Para nos ajudar a entender, essa reunião que você pediu hoje vai acontecer amanhã. Então, o que há de tão ultrajante sobre esse atraso?

R: A questão é quem está fazendo a chamada investigação independente. Vimos muitas investigações independentes que não eram independentes porque eram politicamente motivadas, tendenciosas etc.

Quanto à reunião, seu objetivo e a ideia são absolutamente claros. Não querem que apresentemos as nossas opiniões e querem avançar com a sua própria interpretação da situação. Mas amanhã podem vir à tona muitas coisas que eles não gostariam de ouvir. Então talvez eles tenham perdido tempo quando não tiveram essa reunião hoje e adiaram para amanhã.

Não apenas em minha memória aqui, mas no procedimento, tradição e regras do Conselho de Segurança, não consigo me lembrar de um caso em que a Presidência tenha negado a um país uma reunião sempre que quisesse. Se for uma reunião de emergência, o Conselho deve se reunir em 3 horas após o anúncio. Eu estive nesta situação muitas vezes sobre mim.

Ouvi o briefing hoje e ouvi a pergunta que você fez à [embaixadora] Barbara [Woodward]. Ela nunca respondeu a isso. Quer dizer, fomos acusados ​​de atrocidades, estamos sendo acusados ​​de não observar as regras da guerra, etc., mas o que ela respondeu quando você perguntou sobre Raqqa e Mossul? Ela apenas evadiu. Ela foi de lado. De qualquer forma, vamos ver o que acontece amanhã. Amanhã você vai ouvir mais de nós. Prometo que serei ainda mais factual do que hoje.

Gostou do artigo? Faça uma doação!

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Diferentemente de outros portais , mesmo os progressistas, você não verá anúncios de empresas aqui. Não temos financiamento ou qualquer patrocínio dos grandes capitalistas. Isso porque entre nós e eles existe uma incompatibilidade absoluta — são os nossos inimigos. 

Estamos comprometidos incondicionalmente com a defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo pobre e oprimido. Somos um jornal classista, aberto e gratuito, e queremos continuar assim. Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Diferentemente de outros portais , mesmo os progressistas, você não verá anúncios de empresas aqui. Não temos financiamento ou qualquer patrocínio dos grandes capitalistas. Isso porque entre nós e eles existe uma incompatibilidade absoluta — são os nossos inimigos. 

Estamos comprometidos incondicionalmente com a defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo pobre e oprimido. Somos um jornal classista, aberto e gratuito, e queremos continuar assim. Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.

Quero saber mais antes de contribuir

 

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.