Peru

Deputados peruanos pedem destituição de Pedro Castillo

A guinada à direita de Pedro Castillo após as eleições, mostra que acordos com a burguesia contra o povo, não o impede de ser derrubado

pedro castillo posse presidencia do peru 2 28.jul .2021 1200x1200

Nesta quinta-feira (25), parlamentares peruanos apresentaram ao Congresso do país um pedido de destituição do presidente Pedro Castillo. O documento é assinado pelas bancadas do Renovação Popular, Avança País e Força Popular.

Castillo considerado de esquerda por vários veículos da imprensa burguesa, foi eleito presidente em 15 de julho de 2021, derrotando a candidata de extrema direita Keiko Fujimori. Ao assumir, rompeu com o seu partido Peru Libre, colocou em cargos políticos vários direitistas.

O documento, de 17 páginas, conta com a assinatura de 28 parlamentares. Para entrar em debate no Congresso, a moção precisa de 53 votos. Algumas das alegações para o processo de impeachment são de Castillo teria se utilizado de fundos públicos do governo de Junín na campanha eleitoral de 2021, outro ponto seria a nomeação de altos funcionários ligados ao “terrorismo”, a venda de influências nas promoções das Forças Armadas e também a promoção de ataques a imprensa censurando a liberdade de expressão.

Segundo o jornal Caretas, o partido da base governista, uma das principais bancadas no Congresso peruano, Peru Libre, afirmou que estuda a proposta. “Está sendo avaliado. É uma análise que tem que ser feita”, disse Vladimir Cerrón, porta-voz da bancada, em entrevista.

Gostou do artigo? Faça uma doação!