Por quê estou vendo anúncios no DCO?

Eleições Colombianas

Eleições na Colômbia podem desarrumar quintal dos EUA

Esquerda cresce dentro do quintal dos EUA, a Colômbia, país com governos fantoche do imperialismo.

O candidato presidencial colombiano pela coalizão do Pacto Histórico, Gustavo Petro, encerrou sua campanha neste domingo (22) com um grande comício na histórica Praça Simón Bolívar, em Bogotá, informa a Telesul. Gustavo Petro exortou os colombianos a ficarem atentos a uma possível sabotagem das eleições pelo governo de Iván Duque, cuja rejeição atualmente chega a 70%.

“Eles não querem que as eleições ocorram em 29 de maio porque sabem que vão perder. Estão tentando um golpe contra o voto popular (…) Convoco as demais campanhas presidenciais para se reunirem”. O chamamento é para que todas as candidaturas impeçam um golpe contra as eleições do próximo domingo, 29 de maio.

Destaca a matéria do portal Brasil 247 sobre as eleições na Colômbia.

O jornalismo do DCO já publicou matéria recente sobre as eleições colombianas onde foi denunciado e explicado como e sob quais pretextos o governo dos Estados Unidos da América se esforça para manter um “Estado permanente de golpe contra o povo” colombiano, como tem feito há anos em todos os países da América Latina, usando como pretexto a ‘ameaça comunista’ principalmente, além de temas como ‘combate às drogas’, ‘combate à corrupção’ etc. 

O candidato de esquerda na Colômbia, Gustavo Petro, favorito em todas as pesquisas, convocou dois de seus adversários para uma reunião nesta segunda-feira diante de um suposto plano do governo para impedir as eleições presidenciais de 29 de maio. Especialistas eleitorais e membros do próprio Governo afirmam que esses rumores carecem de verdade.

A uma semana das eleições que lhe dariam a vitória, Gustavo Petro surpreendeu seus seguidores. Em uma cerimônia de encerramento da campanha em Barranquilla neste sábado, o candidato à presidência da Colômbia garantiu que o atual governo tem um plano para que as eleições não ocorram em 29 de maio (fonte France24)

O candidato alertou que este anúncio seria oficializado na próxima terça-feira: “Eles planejam suspender as eleições, planejam suspender os órgãos que dirigem o regime eleitoral na Colômbia”, declarou.

“Estou convocando nesta praça pública, nesta rua cheia de multidões, a todas as campanhas políticas atualmente em competição, à campanha de Sergio Fajardo (de centro), à campanha de Rodolfo Hernández (populista), à campanha do Pacto Histórico, estar em alerta.

Rumores persistentes de fraude eleitoral

As acusações de Petro vieram no mesmo dia em que o secretário nacional, Alexandre Vega, deu uma entrevista coletiva na qual prometeu garantias de que não haverá fraude nas eleições.

Por sua vez, o ministro do Interior colombiano, Daniel Palacios, negou as acusações, ao mesmo tempo em que pediu que “os candidatos e as equipes não gerem desinformação”.

Esses rumores circulam na Colômbia desde o início da semana, por diferentes políticos. O primeiro a se referir a essa suposta trama foi o senador Rodrigo Lara, que afirmou que o Executivo ou a Procuradoria Geral da República queriam suspender as eleições.

Daniel Palacios também rejeitou essas acusações, assim como o diretor da ONG Missão de Observação Eleitoral. Segundo Alejandra Barrios, é “realmente impossível” que as eleições sejam suspensas porque só é estipulado por ‘motivos de força maior, como uma catástrofe natural’. Na Colômbia as eleições nunca foram suspensas ou adiadas, nem mesmo nos piores anos da guerra entre o Estado e a ‘extinta’ guerrilha das FARC.

Medidas de segurança impressionantes para a fórmula “Petro-Márquez”

Em outros eventos da campanha do Pacto Histórico, a candidata a vice-presidente Francia Márquez teve que ser escoltada e retirada do palco onde fez seu discurso de encerramento, em Bogotá, também naquele sábado. A ativista afro-colombiana foi alvo de um laser verde e teve que terminar seu discurso enquanto estava coberta com escudos de proteção.

O pessoal de segurança cobre a candidata a vice-presidente Francia Márquez, companheira de chapa de Gustavo Petro, com escudos durante uma cerimônia de encerramento da campanha. Foto: Reprodução.

A segurança de Gustavo Petro também foi reforçada recentemente, dada a suspeita de sua equipe de que queriam assassiná-lo. No evento de Barranquilla, o candidato de 62 anos chegou em um veículo blindado atrás de uma plataforma, da qual falou, cercado por guarda-costas, a mais de 100 metros de onde o público estava.

Todas as pesquisas concordam em mostrar o esquerdista como o favorito para vencer as eleições, embora ele não conseguisse no primeiro turno. O desconhecido é com quem será disputada a segunda rodada, com “Fico” Gutiérrez ou com Rodolfo Hernández.

Neste domingo, último dia permitido pela lei eleitoral para os candidatos realizarem eventos em locais públicos, Petro e Márquez encerraram sua campanha eleitoral em Bogotá. Com a emblemática Plaza de Bolívar cheia, a fórmula do Pacto Histórico dizia ter certeza de sua vitória em 29 de maio.

O último levantamento, publicado na sexta-feira passada, dá a Petro uma intenção de voto de 40,6%, seguido por Federico “Fico” Gutiérrez, da coalizão de direita Equipo por Colombia, com 27,1%, e pelo populista Hernández, com 20,9%.

Comício de encerramento de campanha em Zipaquirá, Colômbia, no domingo, 22 de maio de 2022. Foto: Reprodução

Em seu discurso, Petro vai contra o que qualifica como a “elite voraz” que acusa de saquear recursos do Estado durante anos. O candidato alertou que, se se tornar o primeiro presidente de esquerda da Colômbia, fará mudanças no estado, como reformar a Procuradoria Geral da República e o Ministério Público e formar uma comissão para investigar casos de corrupção.

Suas propostas de suspender as novas licenças de exploração de petróleo e “democratizar” os recursos despertam temores em alguns setores da burguesia colombiana. Alguns empresários alertaram seus funcionários que apoiar o Petro pode ser motivo de demissão.

“Que pensamento de senhores feudais, senhores de escravos”, criticou Petro da Plaza de Bolívar, em Bogotá, a segunda praça que conseguiu encher de seguidores no último dia em que a lei permite atos públicos antes das eleições.

“Em nome dos ninguéns e dos ninguéns, quero ser sua vice-presidente. Vamos da resistência ao poder até que a dignidade se torne costume”, disse Márquez, líder social e feminista que, se chegasse ao poder, seria a primeira afrodescendente a ocupar um cargo país.

Os acontecimentos das eleições na Colômbia nos dão um modelo do que pode acontecer nas demais eleições na América Latina. 

Apesar de todo empenho do imperialismo golpeando e ameaçando governos e lideranças, apesar das ações violentas dos governos de direita contra a classe trabalhadora e lideranças populares, com os diversos assassinatos e sequestros por grupos paramilitares, a população colombiana mostra uma grande radicalização à esquerda e isso demonstra nitidamente um enfraquecimento do poderio imperialista sob os seus dominados. Olhando o panorama da América Latina, podemos ver que existe uma espécie de rebelião em curso, talvez nem aconteça a Cúpula das Américas como foi dito no programa “Análise Política da Semana”, apresentado na plataforma YouTube, que acontece todos os sábados às 16 horas, pelo jornalista e presidente do PCO, Rui Costa Pimenta (1:13:18h):

Hoje é muito concreto, os Estados Unidos, o imperialismo em geral, precisa disciplinar as suas colônias para poder enfrentar essa situação. Sem disciplinar as colônias é impossível enfrentar a Rússia, a China<…> algumas pessoas vão ouvir isso daqui e vão falar: nossa é um exagero! Não, não é exagero! A dominação imperialista de caráter colonial, semi-colonial, é uma peça fundamental para manter o poder do imperialismo em escala internacional. Aí o que que aconteceu? Eles chamaram a Cúpula das Américas onde eles vão tentar, eles vão fazer o que eles fazem sempre, ameaçar os governos e procurar seduzir os governos por outro lado, quer dizer, se você não fizer o que eu quero eu vou te ferrar desse jeito, daquele jeito, daquele outro jeito; se você fizer o que eu quero, no entanto, te dou isso, te dou aquilo, te dou aquele outro<…> só que, o que que tá acontecendo com a Cúpula das Américas? O  governo do México que é o segundo maior país da região, da América Latina, falou que não vai<…>  o governo Bolsonaro não disse que não vai mas há fortes rumores de que ele também não iria<…> a Bolívia já falou que não vai<…> isso daí é uma profunda desmoralização da situação na América Latina. Veja que o governo Lopez Obrador, o governo que primeiro falou e falou com muita clareza, é tido como um governo de esquerda mas para padrões brasileiros o López Obrador seria como um PSB praticamente, não é nenhuma esquerda, esquerda, mesmo<…> então é um desafio para a dominação latino-americana; nós temos que calcular o seguinte se os governos começam a protestar imagine à medida que a coisa se desenvolva, porque a Cúpula das Américas, os povos latino-americanos não sabem nada disso daí, ninguém tá percebendo o que sair vai acontecer, qual é o sentido, qual a importância política, mas outros fatos vão trazer esse problema à tona; a resistência popular ao imperialismo na América Latina tende a crescer extraordinariamente, quer dizer, a ação militar russa está subvertendo toda a dominação imperialista no mundo todo. Um órgão importante de política internacional, meio esquerdista, que é o Le Monde Diplomatique, que só trata de política internacional, na edição francesa (eles têm edição no Brasil também) colocou o seguinte, colocou como matéria principal da última edição que saiu agora há pouco tempo, a seguinte questão: que não tem consenso com relação à Rússia, o imperialismo procura apresentar que, no Ocidente, o Ocidente é que nem um mercado, é uma coisa puramente imaginária, uma figura de linguagem, não é uma realidade<…>  não é verdade que os países ocidentais estão todos contra a Rússia, ele coloca claramente o seguinte,  no Sul, do Ocidente, a rebelião é geral, a gente sabe por experiência que ‘sul’ é a ‘pobreza’, são os países atrasados, ‘norte’ são os países ‘ricos’, a ocupação russa fez com que o bloco imperialista se dividisse em dois, o sul e o norte.É muito óbvio que a situação colocada pela ação militar russa está dividindo os próprios países do norte.

CENSURADO: Privatização da Eletrobras é um crime contra o BR - Análise Política da Semana - 21/5/22

Gostou do artigo? Faça uma doação!

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Diferentemente de outros portais , mesmo os progressistas, você não verá anúncios de empresas aqui. Não temos financiamento ou qualquer patrocínio dos grandes capitalistas. Isso porque entre nós e eles existe uma incompatibilidade absoluta — são os nossos inimigos. 

Estamos comprometidos incondicionalmente com a defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo pobre e oprimido. Somos um jornal classista, aberto e gratuito, e queremos continuar assim. Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Diferentemente de outros portais , mesmo os progressistas, você não verá anúncios de empresas aqui. Não temos financiamento ou qualquer patrocínio dos grandes capitalistas. Isso porque entre nós e eles existe uma incompatibilidade absoluta — são os nossos inimigos. 

Estamos comprometidos incondicionalmente com a defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo pobre e oprimido. Somos um jornal classista, aberto e gratuito, e queremos continuar assim. Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.

Quero saber mais antes de contribuir

 

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.