Por quê estou vendo anúncios no DCO?

Colônia americana

Água e soberania do Panamá nas mãos dos militares dos EUA

País da América Central é na prática uma colônia do imperialismo norte-americano e seu povo luta pela independência

─ Prensa Latina ─ Um controverso contrato assinado entre a Administração do Canal do Panamá (ACP) e o Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos (USACE) destaca o servilismo e a ascensão do militarismo no país, estimam pesquisadores.

O projeto visa fornecer serviços de consultoria e assessoria técnica da USACE, para o Programa de Projetos Hídricos, em particular a gestão da água na rota interoceânica, que também é a maior fonte de abastecimento do líquido vital para a população panamenha.

O evento foi destaque nas manchetes da revista El Faro do ACP, informou o Bayano Digital no início de novembro de 2021.

O jornal assegurou que os diretores não examinaram as implicações de religar a obra centenária com uma força militar estrangeira, desmantelada após a execução dos Tratados do Canal “Torrijos-Carter” de 1977.

Nesse sentido, advogados, analistas políticos e jornalistas como Antonio Saldaña e David Carrasco, alertaram sobre as consequências políticas e de soberania que o novo acordo pode trazer. Outros especialistas e ambientalistas rejeitaram o que acreditam poder representar o retorno de Washington à América Latina e ao sul, especialmente o que já foi descrito como um quintal, para controlar a água em tempos de crise global, sem falar no aumento injustificado de tropas de elite.

UM POUCO ANTES, OUTROS FATOS

Em agosto de 2021, o jornal La Estrella de Panamá publicou de forma sucinta e sem mais comentários que o Ministro do Desenvolvimento Agropecuário (MIDA), Augusto Valderrama, recebeu Thor Brunso, del SAD Military Program Chief dos Estados Unidos.

O encontro, do qual também participou a administradora da Autoridade de Recursos Aquáticos do Panamá (ARAP), Flor Torrijos, centrou-se, segundo o jornal, nas ações futuras do Programa de Captação de Água MIDA e seu impacto no setor agropecuário e de aquacultura.

Ambas as delegações destacaram o objetivo de trabalhar em conjunto em planos para beneficiar as áreas atendidas por este programa, bem como outras daquela instituição em regiões de difícil acesso.

A reunião também contou com a presença do agregado agrícola da embaixada dos Estados Unidos no Panamá, Peter Olson, e altos funcionários do USACE Mobile District, de Mobile, Alabama, cujo lema é “parceiros de confiança, que oferecem valor hoje para um futuro melhor”.

Mas os estudiosos viram além, o pano de fundo de processos desse tipo.

REVIVER O MILITARISMO?

Para o advogado Antonio Saldaña, o militarismo está sendo revivido no Panamá, como aconteceu no passado, em concubinato com a Casa Branca.

A história do militarismo ístmico, explicou, remonta ao último líder militar após a independência do Panamá da Colômbia.

Após o Decreto nº 1 de 20 de fevereiro de 1904 “eliminar o Ministério da Guerra e Marinha”, o general Esteban Huertas, em uma conspiração com os liberais da época, tentou depor à força o presidente Manuel Amador Guerrero.

Anteriormente, em janeiro de 1904, o procônsul estadunidense William I. Buchanan havia comunicado ao seu governo a conveniência de “licenciar” os membros do exército panamenho.

Em 16 de novembro do mesmo ano, John Barrett, o novo ministro dos Estados Unidos, “recomenda” ao líder panamenho, como única saída para a crise do militarismo, a “destituição do chefe militar”.

Em seguida, o presidente Amador solicitou a renúncia do general Huertas, que a apresentou “de forma irrevogável”. Na carta, ele culpou os estadunidenses por sua renúncia.

Saldaña acrescentou, em suas memórias, o livro O caminho percorrido, no qual afirma que “o militarismo no Panamá não é apenas responsabilidade dos militares, mas também dos civis que buscaram se beneficiar do poder que emanava do quartel, assim como na ditadura militar”.

Logo destacou que com a assinatura do “Tratado Geral de Amizade e Cooperação de 1936”, dentro do que foi acordado entre o Panamá e os Estados Unidos foi a cessação da intervenção nos assuntos internos do país pelo exército estacionado na antiga Zona do Canal, em virtude do Artigo VII do Tratado Hay-Bunau Varilla de 1903.

Mas isso foi revogado pelo Tratado de 1936 (Arias-Roosevelt), que criou um vácuo na segurança pública.

O pretexto foi usado primeiramente pela oligarquia liberal e mais tarde, nas décadas de 40 e 50 do século passado, pelo imperialismo norte-americano para remilitarizar a Polícia Nacional, convertida em Guarda Nacional, e transferir o poder real para o Palácio dos Garzas (sede do Executivo), indicou.

A segunda remilitarização ocorre com o golpe militar de 11 de outubro de 1968 e culminou com a defenestração das Forças de Defesa panamenhas, em razão da invasão militar norte-americana de 20 de dezembro de 1989, destacou o estudioso.

No entanto, Saldaña afirmou, desde o governo de Martin Torrijos (2004-2009), filho do general Omar Torrijos, o processo da terceira remilitarização dos quatro serviços policiais, que só têm o nome de polícia, segundo a opinião de um alto soldado do Pentágono de alta patente.

No atual governo , disse, a remilitarização foi acelerada com o patrocínio e colaboração dos Estados Unidos e a ignominiosa criação de duas bases, uma nas margens do Canal e outra na província de Darién. Estamos, portanto, na quarta remilitarização da Força Pública, com as consequências desastrosas que a História nos mostrou, concluiu o advogado.

O RECENTE ACORDO ACP

O acordo ACP com a USACE, finalizado em 18 de novembro do ano passado, indica que o objetivo é “conseguir um sistema otimizado de gestão da água, focado no fornecimento desse recurso à população e à hidrovia”.

Para justificar este ato contratual, destaca-se que a entidade norte-americana oferece assistência técnica em mais de 100 países do mundo, bem como a manutenção de mais de 700 barragens, 24 mil quilômetros de diques, 21 mil quilômetros de portos e canais e 240 eclusas nos Estados Unidos.

Mas antes, em 2019, USACE e ACP já haviam assinado um acordo de cooperação e assistência técnica para o desenvolvimento de serviços de engenharia, sustentabilidade ambiental, operação, redução de danos por desastres e análise de risco de gestão integrada de recursos.

Mas ninguém apontou então o que significa dar passagem rápida a uma força militar estrangeira na hidrovia regida por princípios de neutralidade permanente.

NOVAS JUSTIFICAÇÕES

Em dezembro de 2021, o administrador do ACP, Ricaurte Vázquez, justificou aquele contrato de serviços de consultoria em projetos hídricos.

Entrevistado no programa de televisão Mesa de Periodistas, do canal TVN, o responsável explicou que compreende as sensibilidades que o assunto suscita, mas trata-se apenas de uma assessoria técnica para o uso de água potável, vital para o funcionamento da autoestrada interoceânica e para consumo público.

Vázquez destacou que a licitação para este serviço prevê apenas a apresentação de modelos conceituais, que outras empresas rejeitaram por considerarem ambíguas as informações fornecidas.

Daí a decisão de optar pela USACE, também pela sua experiência e memória na construção da via e os programas de modernização para a transferência da sua administração em 1999, acrescentou.

Um comunicado do ACP, ao qual a Prensa Latina teve acesso, indica que o programa proporcionará uma solução para o abastecimento de água bruta para mais da metade da população do país concentrada nas províncias do Panamá, Colón e Panamá Ocidental, bem como para o funcionamento do Canal.

A estratégia é alcançar uma solução abrangente para poder fornecer água para consumo humano às populações do entorno da Bacia do Canal (50% dos habitantes do país), e ter os recursos hídricos para poder garantir a confiabilidade da rota e de operações para os próximos 50 anos.

De acordo com Vázquez, a experiência da USACE na reconstrução de diques em Nova Orleans, especialmente no nivelamento do solo, durante o furacão Katrina em 2005, passou a ser levada em consideração.

O serviço de consultoria será desenvolvido em laboratórios nos Estados Unidos, esclareceu, e terá informações limitadas. Além disso, reiterou que não implica a presença física do Corpo de Engenheiros do Exército dos EUA para assumir as obras no futuro.

Sobre o assunto em particular, os analistas insistiram que é ingênuo pensar que o intervencionismo imperial cessou com a assinatura do Tratado do Canal do Panamá em 1977, e o Tratado sobre a Neutralidade Permanente e ao Funcionamento do Canal do Panamá, conhecidos como Tratados Torrijos-Carter.

A interferência dos EUA nos assuntos internos do país ístmico continua, enfatizaram.

“É simples assim!”, afirmou Saldaña em seu artigo mais recente El militarismo en Panamá, publicado em Bayano Digital.

Gostou do artigo? Faça uma doação!

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Diferentemente de outros portais , mesmo os progressistas, você não verá anúncios de empresas aqui. Não temos financiamento ou qualquer patrocínio dos grandes capitalistas. Isso porque entre nós e eles existe uma incompatibilidade absoluta — são os nossos inimigos. 

Estamos comprometidos incondicionalmente com a defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo pobre e oprimido. Somos um jornal classista, aberto e gratuito, e queremos continuar assim. Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Diferentemente de outros portais , mesmo os progressistas, você não verá anúncios de empresas aqui. Não temos financiamento ou qualquer patrocínio dos grandes capitalistas. Isso porque entre nós e eles existe uma incompatibilidade absoluta — são os nossos inimigos. 

Estamos comprometidos incondicionalmente com a defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo pobre e oprimido. Somos um jornal classista, aberto e gratuito, e queremos continuar assim. Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.

Quero saber mais antes de contribuir

 

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.