Por quê estou vendo anúncios no DCO?

Lute de fato contra o fascismo

Junte-se aos Comitês de Luta e venha lutar pelo Fora Bolsonaro

Os Comitês de Luta organizaram contra atos ao ato oficial dos fascistas em comemoração a ditadura militar. Seja você também parte da vanguarda da luta da classe trabalhadora.

Frente à matança e às ameaças impostas pelos militares, golpistas, e por toda a direita, a reação deve ser única e clara: todos à luta contra os inimigos da classe trabalhadora! Esse é o objetivo dos Comitês de Luta, frutos de uma iniciativa do Partido da Causa Operária (PCO) para aglutinar todos os interessados e dispostos a combater a burguesia e seus lacaios. Partidário ou sem partido, se você deseja acabar com o genocídio, derrubar Bolsonaro e os golpistas, e lançar Lula como candidato desde já, junte-se aos Comitês de Luta. 

Ameaça fascista, a luta também é por sobrevivência.

A investida fascista é real. Diante do agravamento da crise econômica mundial, a marcha dos militares e de todos os golpistas avança, e assim, um novo golpe militar ou novas fraudes eleitorais criminosas e grotescas se tornam um futuro próximo. Como se já não bastasse a fome, o desemprego, as centenas de milhares de mortes e o colapso do sistema de saúde, a situação agora aponta para o pior.

Além da clara continuação da perseguição de Lula, os avanços dos treinamentos de GLO e da militarização das escolas em todo o País, o ato em homenagem à ditadura militar do dia 31 de março deste ano destaca claramente tais intenções da burguesia. Desta vez, os fascistas receberam autorização oficial do governo para comemorar o aniversário da ditadura mais sangrenta que o Brasil já viveu. Basicamente, a burguesia e seu aparato estatal declaram que para aplicar a política neoliberal, estão absolutamente dispostos a reprimir ainda mais brutalmente o povo.

A esquerda e a necessidade de mobilização

Em resposta ao ato criminoso, grande parte da esquerda se manteve calada, mas os Comitês de Luta organizaram contra atos em todo o Brasil. As atividades ocorreram em 33 locais diferentes, sejam em capitais brasileiras, ou na Europa e nos Estados Unidos. Os Comitês convocaram também, além dos militantes do PCO, companheiros de base do Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) dentre diversas outras organizações da esquerda nacional.

As direções da esquerda que capitulam diante do fascismo e colaboram com seus desejos devem ser superadas. A paralisia e o fechamento dos sindicatos e das organizações estudantis devem ser amplamente repudiados. Agora, enquanto a classe trabalhadora está sendo vigorosamente assassinada, é o momento mais importante de reagir.

Um bom exemplo foram as mobilizações contra o Golpe de 2016 e a prisão de Lula, embrião para a formação dos comitês. Enquanto a esquerda pequeno burguesa pelega se negava a acreditar na possibilidade do golpe, ou mesmo na prisão do ex-presidente, suas bases, somadas ao espírito de luta de toda a classe trabalhadora se organizaram e formaram os primeiros Comitês de Luta existentes. Só assim, foi possível organizar a luta contra o Golpe e as grandes manifestações da época. Hoje, os Comitês buscam reconstruir essa tradição para dar continuidade à luta contra os golpistas.

Comitês de Luta, conheça as principais atividades e saiba como participar!

Sendo assim, os Comitês de Luta chamam todos para participarem de suas atividades e de sua construção. Para participar, você pode entrar em contato pelo site https://comitesdeluta.com.br e entrar no Comitê mais próximo de sua cidade, escola, universidade ou ambiente de trabalho. Além disso, a Coordenação dos Comitês de Luta (CCL) pode te ajudar a formar o seu próprio comitê, tanto com a distribuição de materiais como panfletos, adesivos, folders, etc, bem como com uma orientação política e clara de como devem ser os comitês.

O CCL lançou agora, disponível para todos em https://comitesdeluta.com.br, um manual de como formar e de como deve ser um Comitê de Luta. Segue um trecho deste Manual que explica 5 características fundamentais dos Comitês.

“O caráter dos comitês: ação! 

Antes de formar os comitês, precisamos compreender algumas questões políticas fundamentais sobre o trabalho a realizar.

1 –  O caráter dos comitês, ou seja, para que eles servem e como devemos encará-los: os comitês devem ser organismos voltados para a ação .

2 – A discussão política dentro do comitê deve existir, mas deve ser breve, com o intuito de orientar a ação. (A CCL organiza programas e debates regulares na TV dos comités para nortear a discussão política dentro do comitê)

3 – O comitê deve dedicar a maior parte do tempo para organizar ações práticas, tais como colagem de cartazes, panfletagem, mobilização para participação em atos etc.

4 – O comitê deve ser amplo e agrupar toda e qualquer pessoa interessada na luta contra o golpe, pelo fora Bolsonaro e todos os golpistas, pelos direitos de Lula e as reivindicações populares básicas e imediatas. Todos aqueles que se identificam com essas reivindicações podem participar dos comitês. 

5 – O comitê trabalha para ir de fato em busca de tais pessoas. É preciso ter em mente que o que une o comitê é a luta, a ação. As pessoas entram nos comitês para agir contra a direita.”

O CCL também organiza Plenárias semanais abertas que acontecem todos os sábados para que os ativistas e todos os companheiros interessados possam tirar suas dúvidas e ter segurança para encaminhar os trabalhos locais. Essa reunião ocorre nos sábados das 15hrs às 16hrs via zoom. Segue o link permanente para acessar as plenárias:

https://us02web.zoom.us/j/89060960695?pwd=aWUzNDB6VlljeVQrb2s4R296UW5Ydz09

Os Comitês organizam mutirões todos os domingos e durante as semanas para agitar e chamar a população à luta. Além disso, cada comitê também organiza todas as atividades necessárias para levar a frente a luta da esquerda. Algumas delas, como consta no Manual são:

“Algumas atividades básicas que o comitê pode realizar: 

  1. Colagem de cartazes.
  2. Panfletagem em diversos locais, desde praças e locais de grande concentração de pessoas, até locais de estudo, fábricas, bairros etc. Quanto mais diversificado, melhor.
  3. Produção de materiais do comitê (faixas para atos, materiais que ajudem a
    centralizar a atividade de rua, tais como bancas, cartazes informativos).
  4. Murais com foto e texto explicando a situação do País e chamando para o comitê, nos locais de atuação desse.
  5. Mobilização de pessoas para atos. O comitê deve procurar participar ativamente das manifestações, tanto na sua cidade, quanto nacionais.
  6. Convocação a partir de ligações telefônicas para as próximas atividades
  7. Arrecadação de fundos (mais informações abaixo)
  8. Coleta de assinaturas (mais informações abaixo)
  9. Produção de um boletim/jornal do comitê. Assim que tiver um mínimo de
    organização é interessante o comitê ter seu próprio órgão de imprensa, mesmo que modesto (uma folha frente e verso, algumas centenas de cópias). Nele, é possível informar nos seus locais de atuação sobre o progresso da luta contra a direita tanto em âmbito local quanto nacional, polemizar, debater questões de interesse, convocar atos etc.
  10. Organização de ações coletivas. Tendo o comitê alcançado certa influência no seu âmbito de atuação, o que será obtido efetivamente com um órgão de imprensa, ele pode organizar até mesmo paralisações locais, ocupações, bloqueio temporário de ruas, entre outros.
  11. Produção de artigos sobre os acontecimentos locais para o site dos comitês e as redes sociais; participação no programa na TV dos comités (no youtube), além de outras formas de propaganda que o comitê conseguir pensar.
  12. Debates”
     

Junte-se aos Comitês de Luta e venha lutar pelo Fora Bolsonaro e todos os golpistas, por Lula candidato e Lula presidente já! Contra a ditadura do passado e do presente! Acesse https://comitesdeluta.com.br!

Gostou do artigo? Faça uma doação!

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Diferentemente de outros portais , mesmo os progressistas, você não verá anúncios de empresas aqui. Não temos financiamento ou qualquer patrocínio dos grandes capitalistas. Isso porque entre nós e eles existe uma incompatibilidade absoluta — são os nossos inimigos. 

Estamos comprometidos incondicionalmente com a defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo pobre e oprimido. Somos um jornal classista, aberto e gratuito, e queremos continuar assim. Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Diferentemente de outros portais , mesmo os progressistas, você não verá anúncios de empresas aqui. Não temos financiamento ou qualquer patrocínio dos grandes capitalistas. Isso porque entre nós e eles existe uma incompatibilidade absoluta — são os nossos inimigos. 

Estamos comprometidos incondicionalmente com a defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo pobre e oprimido. Somos um jornal classista, aberto e gratuito, e queremos continuar assim. Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.

Quero saber mais antes de contribuir

 

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.