No sábado de carnaval (26/02), resistindo a opressão da burguesia estreou o “Amates de Lula”, iniciativa do Bloco Vermelho e do bloco carnavalesco Quengas de Peito e único cortejo popular a sair nas ruas em cidade de João Pessoa. Após sair em cortejo às 15:30 pelas ruas do bairro do Castelo Branco, o bloco “Amantes de Lula” concentrou-se ao lado Mercado Público Municipal do Castelo Branco, onde mais de 150 manifestantes foliões, festejaram a liberdade de organização e a campanha Lula Presidente.
Vitoria Popular
Embora tenha sido organizada em 7 dias, e contado com apenas com 3 dias de convocação, além de uma intensa campanha contraria da pequeno-burguesia, o bloco “Amantes de Lula” foi um sucesso. Num ambiente aberto se reuniram mais de 150 foliões, contrários a opressão da burguesia, que tentar privatizar as festas populares e favoráveis a candidatura de Lula à presidência.

Estiveram presentes os militantes do PCO, PT, e diversas forças da esquerda, além de anarquistas e independentes. Um ponto comum a todos os presentes, era se podemos aglomerar para trabalhar, podemos aglomerar para se diverti e manifestar.
Houveram duas tentativas de repressão por parte da Polícia Militar da Paraíba, mas ambas foram contornadas com jogo de cintura típico da classe trabalhadora em tempos de repressão. Sendo o “Amantes de Lula” o único bloco carnavalesco que desfilou nas ruas de João Pessoa no Carnaval de 2022.
Uma vitória de todos que defende o carnaval de rua, uma parte bastante expressiva da cultura popular brasileira. O bloco também iniciou de forma bastante significativa nas ruas a campanha de Lula Presidente.
Abaixo a ditadura, fim dos decretos
A burguesia sempre tentou capitalizar financeira ou politicamente, aspectos da cultura brasileira. Seja uma manifestação musical, esportiva como o futebol ou um entretenimento como o carnaval, a burguesia tentar privatizar esses eventos, limitando sua manifestação e o acesso do público. Tendo como o foco lucrar nessa cultura e reprimir a livre manifestação popular.
Nesse carnaval não diferiu, a burguesia realizou sua campanha de privatização e repressão. O diferencial foi pela amplitude, aproveitando a desmobilização do período pandêmico a burguesia deu uma escalada nessa política de opressão.
Nesse ano a diversão ficou reservado pela burguesia apenas para quem pudesse e quisesse pagar um ingresso. Em local fechado a manifestação era controlada em conteúdo e forma, assim a burguesia obtinha seu lucro e controlava a situação política.
Mas para aqueles que sabiam que os festejos de Momo vão além das “delicias da folia” e estiveram lutando contra o golpe desde o início, os decretos tinham que vir abaixo. Como foi desde o golpe, a aglomeração de populares se tornou um protesto político, contra o golpe e pela candidatura de Lula presidente.
O bloco “Amantes de Lula” foi uma cunha contra a política de “apartheid” e cancelamento imposta pela burguesia. Colocando que a burguesia não vai conseguir mitigar a manifestação e revolta popular sem resistência, ainda mais nesse ano de eleição.
Lula presidente
Outro ponto que o bloco “Amantes de Lula” desnudou é que além do carnaval como festa popular a classe trabalhadora adotou a campanha Lula presidente. Lula presidente em 2022, era passivo entre os foliões, independentes das forças e convicções políticas.
A pressão popular, propiciou a unificação de vários setores da esquerda no bloco “Amantes de Lula”. Também foi a pressão popular que impediu a campanha da burguesia e pequeno-burguesia atrapalhassem a luta contra o regime ditatorial do golpe, que atacou severamente o carnaval de rua nesse ano.
O bloco “Amantes de Lula” também deu um impulso importante a unificação e organização da esquerda de luta. O Bloco Vermelho na vanguarda da esquerda tem muitos frutos a colher, no sentido de ampliar a luta contra os golpes de Estado e luta pela derrubada do regime golpista, através da campanha Lula presidente.
Temos que sair às ruas com bloco “Amantes de Lula” contra o golpe, pela candidatura de Lula, pela derrubada do regime golpista imposto pelos golpes de 2016 e 2018. O Bloco Vermelho chamar os trabalhadores a construir um programa próprio, que atenda suas necessidades, e a lute por este programa.
A história mostrar que, quanto mais mobilizado e organizada a população, maiores serão os frutos de suas lutas. Além da campanha de Lula presidente mobilizar a população permitindo a derrubada do regime golpista, um governo de Lula, pela estreita ligação e amplitude de suas amplas bases, também será mais sensível às reivindicações dos trabalhadores.
*A opinião dos colunistas não representam, necessariamente, a posição deste Diário





