Mato Grosso do Sul

PM e pistoleiros atacam retomada indígena Guarani-Kaiowá no MS

Ação conjunta de PM e pistoleiros ataca retomada indígena Guarani-Kaiowá Avaete II em Dourados. São vários ataques recentes que mostram uma ofensiva do latifúndio

bala

Na tarde de ontem (quinta-feira), policiais militares fortemente armados e pistoleiros contratados por latifundiários locais atacaram o acampamento indígena Guarani Avaete II localizado no município de Dourados (MS).

Durante pelo menos 3 horas, policiais e pistoleiros dispararam tiros, balas de borracha, gás lacrimogênio, gás de pimenta para expulsar os indígenas da retomada e após a expulsão destruir todos os pertences das famílias ateando fogo nos barracos e nas moradias.

A ação foi tão violenta que as famílias que estavam na retomada Avaete fugiram e foram perseguidas até adentrar na aldeia Bororo, área vizinha a retomada e que não pertencia a ocupação realizada pelas famílias que fugiam da PM e dos pistoleiros.

Essa retomada já foi atacada outras vezes, incluindo a casa de reza sendo incendiada pelos latifundiários, e os ataques vem se tornando cada vez mais constantes.

O despejo realizado pela Polícia Militar já seria ainda mais criminoso por não existir sequer uma liminar da justiça. Mas a PM atuou em conjunto com pistoleiros contratados por latifundiários e organizações fascistas organizadas pela extrema direita do estado para atacar em plena luz do dia os indígenas Guarani-Kaiowá.

É preciso denunciar amplamente e dar todo suporte e apoio para as famílias indígenas enfrentarem os latifundiários e seus pistoleiros e a polícia militar. É preciso mostrar que a polícia atua contra os indígenas e contra as demarcações de terra porque são o braço armado legalizado do latifúndio e é preciso ser combatido.

É preciso lutar pela dissolução da polícia que sempre atua contra os indígenas e formar comitês de autodefesa dos povos indígenas para enfrentar os latifundiários e suas milícias. Lutar pelo direito ao armamento para se defenderem e a demarcação de suas terras imediatamente.

Fim da política criminosa dos despejos!

Fim da polícia militar!

Pelo direito a autodefesa dos indígenas!

Demarcação Já!

Veja os vídeos da ação criminosa da PM e dos pistoleiros abaixo:

Gostou do artigo? Faça uma doação!