Carestia

Estudo aponta que inflação tem atingido mais os pobres

Acompanhamento da inflação por faixa de renda pelo Ipea mostra que nos últimos meses os mais pobres tem sido mais atingidos pela alta dos preços.

Segundo dados divulgados pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), que mede e acompanha periodicamente os índices de inflação por faixa de renda, a inflação acumulada nos últimos 12 meses atingiu com mais intensidade as pessoas mais pobres. Em fevereiro de 2020 a inflação acumulada para as famílias de renda “muito baixa” ficou em 3,9% e 4% para as de “renda mais alta”. Já em fevereiro de 2021 a inflação para os mais pobres ficou em 7,2% e de 4,2% para os de mais renda, diferença de 2,6%.

Segundo o Ipea, de fevereiro para março desse ano, o que causou a maior inflação para as famílias de menor renda foram os custos com transportes, com a alta de 11,2% dos combustíveis, 0,11 das passagens de ônibus e 1,84% dos trens. O segundo grupo de gastos que mais fez subir a inflação nesse período foi a habitação com os aumentos de 5% no botijão de gás, 1,1% dos produtos de limpeza e 0,76% de energia elétrica.

Gostou do artigo? Faça uma doação!