João Pimenta

Estudante da USP. Colunista do Diário Causa Operária, membro da Coordenação da AJR e do Comitê Estadual do PCO de São Paulo. Autor do Livro “A era da Censura das Massas”.

PCO

Carta aberta ao jornalista Mauro Lopes

Convite para um debate político e democrático

pco (1)

Caro Mauro, vi em seu programa Giro das 11, veiculado na TV 247, na quinta-feira, que decidiu gastar alguns cinco minutos para atacar o nosso Partido, o PCO. Disse estar-se solidarizando com a jornalista Cynara Menezes, que por sua vez necessitaria de solidariedade, pois dissemos que ela é dada a declarações descabidas há um mês.

Eu tenho visto que o companheiro adora falar do PCO, em geral negativamente. Na live, buscou nos atacar por não termos votado no PT em 2002, 2006, 2010 e 2014, esqueceu-se de mencionar que o PSOL, PSTU, PCB e tantas outras legendas também não votaram no PT no primeiro turno dessas eleições e algumas, só muito a contragosto, apoiaram o PT no segundo turno. Mas o relevante mesmo é que esses partidos, que o companheiro esquece de criticar, apoiaram seja aberta, seja implicitamente, o golpe de 2016 e a operação Lava Jato, duas coisas que nós nunca fizemos.

O companheiro também, por descuido, imagino eu, esqueceu-se de informar que desde que a burguesia se colocou a tarefa de derrubar o PT, já no julgamento do mensalão em 2012, há 10 anos, o PT não pode contar com a solidariedade de nenhum dos nossos galantes partidos de esquerda, com a exceção, é claro, do PCO, e, bem mais parcialmente, do PCdoB, que apesar de lutado contra o golpe, chegou a propor que Dilma chamasse eleições gerais, de fato, renunciando ao seu mandato antes do impeachment.  Eu vejo que o companheiro gosta de lembrar-se, no que tange ao PCO, de alguns “fatos” e esquecer-se de outros. Como o PCO é um tópico frequente do camarada, eu gostaria de chamá-lo a um debate sobre as nossas posições, acho que já está na hora de você parar de falar do PCO e começar a falar com o PCO, deixando, naturalmente, que o público decida quem está correto.

Faço isto num formato de carta aberta, pois estou pessoalmente incomodado, falo também em nome dos milhares de militantes e apoiadores do nosso partido, pela campanha de calúnias que tem sido dirigida ao nosso Partido pela direita, pela imprensa capitalista e até por setores da esquerda. O partido no ano passado foi acusado de tudo que se possa imaginar, de saquear lojas na rua Consolação, dito por apresentador Bolsonarista no SBT,  até tentar sequestrar os atos de esquerda por conta do conflito com o PSDB, isso foi dito pelo igualmente seletivo na memória, Renato Rovai, e até, mais engraçado, de fazer churrasco com carne de cachorro, por anônimos militantes de base de partidos de esquerda como PCdoB e PSOL.

Já ouvi também que somos machistas, homofóbicos, negacionistas, racistas, uma miríade de mentiras que estão sendo ditas sobre o nosso Partido, falta apenas, ao meu ver, o clássico, dirigido aos comunistas “eles comem criancinha”.

Acho que está na hora do companheiro falar o que pensa e ouvir algumas respostas. Neste sentido, estou chamando, afinal não vejo que faça sentido “desafiar”, não estamos no velho oeste, o camarada para um debate. Espero, pacientemente, uma reposta.

Saudações Comunistas,

João Pimenta