Menu da Rede

Política genocida da direita

Recorde de internações desde o início da pandemia em Pernambuco

Em Pernambuco, tivemos nesta terça-feira (12) 804 internações de pacientes com sintomas, com mais 1.482 casos da Covid-19 e 38 óbitos. O estado chegou a 234.238 infectados.

Tempo de Leitura: 4 Minutos

Hospital 28 de Agosto lotado, em Manaus – Foto: Divulgação/Simeam

Publicidade

Os números de internações e mortes por conta da Covid-19 não param de bater recordes no Brasil e no mundo. Resultado da política da burguesia em todos os países, no Brasil, mais especificamente em Pernambuco, tivemos nesta terça-feira (12), 804 internações de pacientes com sintomas. Com mais 1.482 casos da Covid-19 e 38 óbitos, o estado chegou a 234.238 infectados e 9.889 mortes.

Este é o maior número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados na rede pública estadual de saúde desde abril de 2020, no início da pandemia.

Uma situação altamente preocupante, totalizando a ocupação de 84% dos 957 leitos de UTI disponíveis, sendo estes separados pelo governo do estado exclusivamente para pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), incluindo pessoas que já tiveram o diagnóstico confirmado da Covid-19 e as que aguardam o resultado dos testes para detectar a doença. 

Frente a este caos completo do sistema de saúde brasileiro (hoje controlado pelos golpistas que tentam destruir o SUS), é necessário fazer uma comparação à situação anterior, que já era completamente trágica, e, infelizmente, relembrar alguns fatos de como chegamos até os números atuais.

Uma breve retrospectiva de quem nos trouxe até aqui:

Março

  • Em março, após o carnaval ter sido permitido mesmo com os governantes sabendo do risco de o vírus estar no Brasil, Bolsonaro afirmava que nossa economia estava entrando em crise, porém, decidiu doar trilhões aos capitalistas. Começava ali uma saga de maldades contra o povo que resultaria no atual número de mais de 200 mil mortos. 
  • Ainda em março, o Governo Federal se recusa a organizar uma grande campanha de distribuição de máscaras, álcool gel, sem leitos e testes.
  • Bolsonaro libera uma miséria de fundos para a Funai e para as comunidades indígenas, jogando todas “ao deus dará”.
  • Empresas estatais, como os Correios, tem recorde de infectados, mortos em diversos estados e o governo nada faz.
  •  Brasil é o último lugar do mundo em testes.
  • Ao passo que não se abriam leitos para salvar o povo, os cemitérios eram organizados para enterrar a classe trabalhadora. 
  • Em um navio da Petrobras, 79% de infectados 
  • Em SP, a prefeitura já falsificava os números de infectados e mortos
  • Médicos brasileiros infectados, batem recordes mundiais em coração ao mesmo setor 
  • Governo Federal testa 6% do total prometido
  • Em Porto Seguro (BA), 148 mil habitantes e apenas 176 testes
  • Em hospital da Zona Leste de SP, não há testes nem para funcionários
  • Justiça despeja famílias em meio a pandemia 

Abril 

  • Patrões de frigoríficos mantêm trabalhadores sendo infectados e mortos
  • Auxílio Emergencial: uma esmola ao povo e trilhões aos capitalistas
  • Correios se nega a isolar agência com casos de covid-19
  • Cloroquina não tem efeito, mas Governo Federal indica ao povo
  • Assessora de Guedes comemora mortes de idosos por covid-19
  • Comunidades do Amazonas denunciam abandono do governo 
  • Bolsonaro obriga o atraso de divulgação de dados sobre a pandemia
  • 650 mil doentes e a farsa do combate ao covid-19 
  • Ministério da Saúde esconde 857 mortes de COVID-19 no domingo
  • 37.312 mortes por Covid-19 no Brasil

Covid-19 chega ao Xingu segundo dados oficiais da doença

Maio/Junho

Julho

Vamos parar por aqui, deixando para o leitor esta breve pesquisa das maldades do governo no início da pandemia até o meio do ano passado, nos meses que utilizamos para a comparação de números com os atuais.

Está mais do que claro aqui, que quando o pico de internações havia ocorrido nos dias 11 e 13 de junho de 2020, com 678 pessoas internadas no estado, o governo federal de Jair Bolsonaro já tratava o povo com descaso total, fazendo piada da pandemia desde o seu início, e os governadores, prefeitos, de direita, matavam o povo com suas ações. 

O “milagre” da burguesia foi um um genocídio em massa:

Então, eis que, de forma “milagrosa”, ou melhor dizendo, com a economia prestes a entrar em colapso total – desde os EUA até a Europa -, e, com as eleições nacionais dos EUA e municipais do Brasil chegando, estes números foram caindo. Em todo o país pode ser visto o cinismo da imprensa burguesa, as mentiras, a omissão de dados, e em Pernambuco, os números chegaram a 484 pessoas ocupando esses leitos de UTI em 19 de outubro e nos dias seguintes.

Nas eleições, a pandemia parecia estar completamente controlada, talvez, pelas próprias mãos invisíveis do mercado! Assim, a burguesia operou algo inimaginável: uma das maiores farsas da História, enquanto diminua os números propositalmente, levava o contágio à níveis ainda maiores, reabrindo o comércio e matando milhões de pessoas!

De lá para cá, contabilizamos agora 126 internações a mais por dia, em um estado pobre e carente de água, comida e moradia. 

Apesar de o Brasil ainda não ter nenhuma vacina contra a Covid-19 aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nem uma data exata para começar a imunização, foi iniciada a distribuição de 1,5 milhão de seringas para os municípios pernambucanos, trabalho que tem previsão de ser concluído na sexta (15).

É preciso escancarar que, embora a situação seja pior do que no início da pandemia, a propaganda e histeria da direita com a doença é infinitamente menor. É como se tudo estivesse absolutamente normal. Os jogos de futebol voltaram, times de futebol contagiando quase todos os jogadores em algumas situações, transportes lotados desde o início da pandemia, e a repressão sobre o povo na atual fase da ditadura da direita, só aumenta.

Não há nenhum plano efetivo de vacinação nacional, não houve preparação, pois o que há, é a burguesia pensando em votos, em cargos e em lucrar com a morte da classe trabalhadora. O povo precisa intervir nesta vacinação pois a tal “ciência” está nas mãos de nossos inimigos de classe, de golpistas destruidores do SUS!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Populares na Rede
[wpp range="last24h" limit="3"]
NA COTV

70 anos da Revolução Chinesa com Rui Costa Pimenta (CURSO COMPLETO)

586 Visualizações 9 horas Atrás

Watch Now

Send this to a friend