Quer saber o que é o fascismo? Rui Costa Pimenta te explica

rui

O fascismo não é um fenômeno estranho ao capitalismo, ele se carateriza pelo uso das forças repressivas de extrema direita contra todas organizações operárias quando a burguesia não pode controlar o regime através da “democracia”. A ditadura burguesa fascista suprime a democracia operária.

Rui Costa Pimenta, Presidente Nacional do Partido da Causa Operária, explica que a burguesia oscila entre duas políticas para tratar a classe operária de seus países, uma dita “democrática” e outra dita ditatorial. Ele relata que uma política ditatorial nem sempre chega a ser uma ditadura, mas pode se estender até o fascismo dependendo das condições. E que a política “democrática” é como se fosse uma válvula de pressão que, quando a situação começa a ficar muito difícil a ponto de explodir, ela deixa sair a pressão.

O presidente nacional do PCO classifica a ditadura burguesa em dois tipos: tradicional e fascista. Ele esclarece que a ditadura tradicional suprime as liberdades burguesas (o direito de expressão, o parlamento, etc) e que a ditadura fascista suprime a democracia operária, ou seja, ela destrói as organizações operárias para impedir que a classe operária possa a ter qualquer tipo de manifestação.

Pimenta explica que, quando a ditadura burguesa tradicional já não é capaz de conter as massas, a burguesia aplica a ditadura fascista. Ele conta que depois do fascismo italiano, da Alemanha e de vários outros momentos, todas as ditaduras burguesas adquiriram várias características que são peculiares do fascismo. Por exemplo, todas as ditaduras latino-americanas (na Argentina, no Chile, no Brasil, na Bolívia, etc) tiveram características, mais acentuadas ou menos, de fascismo, buscaram destruir completamente os sindicatos e os partidos de esquerda, não simplesmente  colocar na clandestinidade.

Rui conclui:

“Para a burguesia tudo é um problema de custos. Se ela entender que o custo de uma ditadura fascista é um custo necessário a ser pago para controlar a situação, eles partem pra ditadura fascista.”

 

Para compreensão do que é fascismo e de como combatê-lo, juntamente com o acampamento da Aliança da Juventude Revolucionária (AJR), foi realizada 43ª Universidade de Férias do PCO, o mais tradicional curso de formação teórica marxista de toda a esquerda nacional, em janeiro deste ano. Com o tema: fascismo: o que é e como combatê-lo.

A próxima Universidade de férias está prevista para acontecer em julho de 2019. Comece a se organizar!

 

Assista as aulas no canal CausaOperariaTV pelo youtube