Frente Ampla
Burguesia busca isolar o PT e Lula impulsionando a direita do PT para apoiar Guilherme Boulos e uma “nova” esquerda alternativa ao PT
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Presidential candidates (L-R) Ciro Gomes, Guilherme Boulos and Geraldo Alckmin are pictured ahead of a televised debate in Rio de Janeiro, Brazil October 4, 2018. REUTERS/Ricardo Moraes
Boulos e Ciro são impulsionados pela burguesia | Imagem: reprodução

Neste dia 10 de novembro, o jornal golpista O Globo publicou um artigo intitulado “Em reunião, PT pressiona Tatto a declarar apoio a Boulos” que está amplamente propagandeado pela imprensa de direita e de esquerda.

O jornal ainda disse que a reunião ocorreu na noite da terça-feira com a presidenta do PT, Gleisi Hoffman e outros dirigentes e contou com o apoio do ex-presidente Lula para forçar o candidato do PT a prefeitura de São Paulo Jilmar Tatto a desistir da sua candidatura em favor do candidato do PSOL Guilherme Boulos.

A farsa publicada pelo principal meio de comunicação da burguesia golpista brasileira veio no mesmo momento em que o DataFolha coloca o candidato do PSOL em segundo lugar na disputa pela prefeitura.

Imprensa golpista impulsiona candidatos do PSOL para isolar PT

Essa publicação não é a primeira em que a imprensa golpista tenta manipular e pressionar setores da esquerda a tomar decisões de acordo com a direita golpista e seus interesses. Em setembro, a golpista Folha de S.Paulo publicou outra matéria assinada pela jornalista  Catia Seabra afirmando que a direção do PT estaria pressionando a Jilmar Tatto a desistir da candidatura. A matéria publicada causou também um enorme reboliço e foi fortemente repudiada por Gleisi Hoffman e Lula.

No momento Gleisi Hoffman disse “Único prazo do PT nas eleições de São Paulo é 15 de novembro, dia de levar nosso candidato Jilmar Tatto ao 2* turno. Esta é a real, queira ou ñ queira a Folha c/ suas matérias s/ pé nem cabeça, cheia de veneno. Se a Folha quer tirar o PT da campanha é pq estamos no caminho certo”. A nota emitida pela presidente do PT foi republicada pelo ex-presidente Lula.

Outro caso que ocorreu para prejudicar a ala esquerda do PT e isolar o setor lulista foi em relação a Ciro Gomes. No inicio de novembro, os golpista do O Globo deram um enorme publicidade, replicada por toda a imprensa golpista, no artigo “Ciro diz que ‘lavou a roupa suja’ com Lula, mas vê derrota de Bolsonaro e do PT nas eleições” propagandeando um suposto encontro entre Lula e Ciro Gomes para selar as pazes e realizar acordos com outros partidos golpistas.

A matéria serviu para dar ainda mais impulso na política da frente ampla e para retirar votos da candidata do PT e apoiada por Lula em Fortaleza (CE), Luizianne Lins, em favor do candidato do PDT ligado aos golpistas do Estado. Na sequência, Luizianne Lins fez um vídeo denunciando que o encontro não existiu e o que está sendo colocado pela imprensa é uma farsa.

Ficou claro que nesses momentos, a farsa publicada pela imprensa golpista foi para beneficiar candidatos da direita, em favor da frente ampla e para isolar o PT e sua ala ligada a Lula.

Uma jogada ensaiada pela direita golpista e a imprensa venal

Essas matérias publicadas pela imprensa golpista servem aos objetivos da direita. Quando são colocadas estão a serviço de fortalecer uma ala direita dentro do PT e de figuras da esquerda que defendem a frente ampla em detrimento de um movimento dos trabalhadores independente e para isolar Lula.

As matérias mentirosas vêm sempre no mesmo momento em que são divulgadas pesquisas onde mostram os candidatos do PT sempre perdendo as eleições e com números ridículos. Essas pesquisas mentirosas são apresentadas para justificar a posição da direita do PT e da frente ampla que defende a desistência do PT de sua candidatura em São Paulo. Mas esse fato ocorre em diversas capitais e municípios do país.

A Globo, principal articuladora do golpe e de defesa da frente ampla, quer PT apoiando Boulos

Fica evidente que a burguesia responsável pelo golpe em 2016, pela perseguição ao PT, a prisão de Lula e a fraude eleitoral que levou Jair Bolsonaro a presidência está apoiando a candidatura de Guilherme Boulos (PSOL) a prefeitura de São Paulo.

A Folha de S.Paulo, colunistas do Estado de São Paulo, a revista Veja, a Rede Globo e outros meios de comunicação da direita golpista estão numa ampla campanha de apoio a Guilherme Boulos. Escrevem artigos elogiando Boulos e sua política, fazem matérias atacando o PT, produzem mentiras e seus colunistas atuam como cães de guarda de Boulos quando este é atacado, como por exemplo a fascista colunista do Estadão Vera Magalhães.

As mentiras propagandeadas pela imprensa golpista de que Lula está apoiando Boulos é uma maneira desesperada de isolar o PT e criar uma alternativa eleitoral de esquerda contra Lula e o PT. Na verdade, que está apoiando a candidatura de Guilherme Boulos (PSOL) não é Lula e sim a imprensa golpista.

É uma tentativa de forçar o apoio do PT a Boulos e abandonar a sua candidatura em São Paulo. Não é por acaso que mostram o candidato do PT sem nenhum apoio, sem intenção de votos e desmoralizado e colocar uma alternativa domesticada e sem vínculo com a massa de trabalhadores do país, como o candidato do PSOL Guilherme Boulos.

A manobra é para isolar o PT nas eleições e impor a frente ampla

A burguesia busca tirar o PT das eleições. Isso porque os candidatos oficiais da burguesia não possuem nenhum apoio popular e contam com uma grande rejeição dos trabalhadores. Em uma eleição em que o PT concorra, a possibilidade do candidato da direita em ganhar fica prejudicada e com Lula, a chance de a burguesia ganhar as eleições é ainda menor.

O PT é um partido com grande inserção entre as massas e para a direita controlar as eleições é necessário que tenha mais opções na esquerda eleitoral para que a burguesia consiga manobrar. Por isso impulsionam, por exemplo, Ciro Gomes uma opção a direita do PT e o PSOL que está sendo usado nacionalmente pela burguesia contra o PT, numa clara tentativa de tirar votos do PT e de tirar a autoridade que o partido possui entre os trabalhadores. Outro ponto é quebrar a polarização agravada pela crise entre o PT e a direita, que beneficia o PT e a luta contra os golpistas através da frente ampla. Lula e o PT são entraves a frente ampla porque sofreram o golpe e a burguesia não aceita de maneira nenhuma que essa frente ampla seja dirigida pelo PT ou tenha a sua participação.

Compartilhar no facebook
Compartilhe no seu Facebook!
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no reddit
Reddit
Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Relacionadas