46ª Universidade de Férias
Está para começar o maior curso de formação marxista do mundo, a 46ª Universidade de Férias do PCO e da AJR, sobre o Stalinismo.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Universidade Marxista
Universidade de Férias, dessa vez será somente online por conta da pandemia da COVID-19. | Foto por: arquivo DCO.

Terá início, nesta terça (5) às 18h, o maior curso de formação política marxista, a 46ª Universidade de Férias, um evento que o Partido da Causa Operária e Aliança da Juventude Revolucionária (AJR) realizam há 22 anos. O curso que sempre ocorreu presencialmente, reunindo militantes, ativistas políticos e simpatizantes da política revolucionária, nessa edição será inteiramente online, em decorrência da pandemia do coronavírus.

Se por um lado perde-se a oportunidade do convívio, da troca de experiências, do compartilhamento de atividades e debates presenciais, a edição totalmente online dá a oportunidade para que milhares de companheiros localizados em qualquer parte do país e do mundo, possam acompanhar toda as análises e participar das discussões.

O tema do curso é “O que foi o stalinismo, uma análise marxista”, que além de sua importância teórica, tem uma importância para a luta política atual. O curso será ministrado pelo companheiro Rui Costa Pimenta, presidente nacional do PCO, militante há mais de 40 anos.

Rui Costa Pimenta é reconhecido por ser um palestrante de alto nível e grande experiência teórica e prática, tendo ministrado centenas de cursos e palestras sobre a política marxista, apresentará nas sequência de exposições, às terças e quintas, nos meses de janeiro e fevereiro. As aulas tratarão do surgimento do stalinismo, a URSS e a burocracia à política do PCB no Brasil, passando pela luta contra o trotskismo, o socialismo em um só país, as frentes populares, o acordo com o imperialismo democrático e o nazismo etc.

Além destes, as aulas falarão da atuação de Stálin e a URSS na II Guerra, da política contrarrevolucionária adotada na Grécia, Franca, Itália, China e outros países, da ocupação do Leste Europeu e as chamadas democracias populares, cobrindo todo o período posterior à morte de Stálin, até a queda da União Soviética, um panorama histórico que envolve mais de 70 anos de história, numa análise detalhada, mas permeando todo o século XX.

O conteúdo é fundamental para o desenvolvimento da luta política e para o combate à confusão estabelecida na esquerda quanto ao tema. As palestras irão abordar todos os aspectos do stalinismo, desde sua origem até se tornar um dos principais fenômenos políticos do século XX, sendo a URSS um dos principais países do mundo e cuja influência foi mundial. Vale lembrar que até hoje o stalinismo é utilizado para confundir a luta revolucionária, por isso, todos os militantes e simpatizantes da esquerda, bem como toda a classe trabalhadora, devem se armar da clareza necessária para desmistificar os diversos intelectuais e as múltiplas organizações que fortalecem tal campanha burguesa.

Percebe-se uma intenção de reviver o stalinismo para contrapor a atual radicalização política da população. Parte da esquerda, justamente sua parte mais reacionária, serve-se de seus métodos burocráticos e de sua campanha para tentar estrangular o avanço do trotskismo no País, especialmente com o crescimento do PCO. Logo, para pulverizar de vez as calúnias e a perseguição à ala revolucionária da esquerda, torna-se necessário conhecer e entender os aspectos políticos e o desenvolvimento prático de tal doutrina contra-revolucionária.

Confira o conteúdo do curso da 46° Universidade de Férias do PCO:

1° Parte – 1924 – 1933

Introdução – Stalin até a tomada do poder

Burocracia, a URSS

A primeira etapa

3.1 – na URSS

3.2 – na III Internacional

A luta interna

4.1 – Revolução permanente

4.2 – Industrialização

4.3 – Socialismo em um só país

A revolução chinesa

A segunda etapa

Processos de Moscou

A coletivização forçada

O terceiro período

2° Parte – 1934 – 1948

As frentes populares

1.1 – França

1.2 – Espanha

Pacto com Hitler e a invasão da URSS

A guerra e a derrota do nazismo

3.1 – o expurgo no exército

O pacto contrarrevolucionário com o imperialismo

4.1 – Itália, França e Grécia

4.2 – Ialta

4.3 – A democracia

4.4 – O leste europeu

4.5 – A divisão da Alemanha

Plano Marshall e leste europeu

 

3° Parte – 1948- 1991

Terror no Leste: os processos de Praga

A revolução chinesa e a revolução mundial

2.1 – As revoluções stalinistas

A guerra fria, a coexistência pacífica

Morte de Stalin, Krushov

Crise no Leste (53-56)

Brezhnev

1968

Crise mundial, Afeganistão, começo do fim

Polônia, Gorbachov e a restauração

Colapso da URRS

Stalinismo e a cultura

Diante da atual ameaça fascista e de movimentos contrarrevolucionários que deixam os trabalhadores a reboque das políticas direitistas, é imprescindível a educação política e o maior conhecimento sobre o marxismo, e o tema stalinismo já pode ser introduzido aos companheiros por outros meios de comunicação do Partido da Causa Operária, como os programas Marxismo com Rui Costa Pimenta que abordam o tema e estão disponíveis no acervo da Causa Operária TV, além de uma série de matérias tanto no Diário online do PCO como no jornal impresso Causa Operária.

O curso sobre o Stalinismo da 46° Universidade de Férias do PCO tem por objetivo ser o mais completo possível para uma melhor compreensão acerca de um tema tão complexo e tão polêmico quanto ao que foi e o que representa o stalinismo na construção da luta da classe operária não apenas na União Soviética, mas também até os dias de hoje em todo o mundo. É importante a compreensão de todo o processo, pois a construção política permite uma melhor clareza sobre quais deverão ser os próximos passos da classe operária rumo ao governo operário diante do atual momento da crise capitalista.

O curso ainda está aberto para confirmações e inscrições. Corra e garanta já a sua vaga no sítio https://universidademarxista.pco.org.br/.

Qualquer dúvida ou dificuldade de acesso entre em contato com a secretaria de organização do PCO para mais informações (11) 9.9741-0436 ou pelo e-mail [email protected].

Compartilhar no facebook
Compartilhe no seu Facebook!
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no reddit
Reddit
Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Relacionadas