PSDB do Ceará lança general para disputar Governo do Estado

tasso

Sem candidatos viáveis para fazer frente à reeleição de Camilo Santana do PT no Ceará, a PSDB resolveu investir na candidatura estadual do general do exército Guilherme Cals Theophilo de Oliveira, que tem em seu currículo a participação no planejamento da intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro.

O militar conta com o apoio do senador do PSDB Tasso Jereissati, velho aliado de Ciro Gomes, e poderá ser o primeiro general quatro estrelas – maior patente militar em tempos de paz – a comandar o estado nordestino desde o fim da ditadura militar.

Theophilo se autoproclama um político de “centro”, apoiador do também peessedebista Geraldo Alckmin, candidato à Presidência da República, e que apresenta um discurso voltado ao tema da “segurança pública”, o mesmo tema que levou o governo federal a intervir militarmente no Rio de Janeiro, e que sempre serviu de carta-branca para todo quanto é tipo de abuso por parte de militares.

Importante destacar que, para governos estaduais, existem mais outros dois generais que pretendem se lançar candidatos, o general Paulo Chagas (PRP) para o Distrito Federal, e o general Girão Monteiro (PSL) para o Rio Grande do Norte. Dezenas de outros devem disputar mandatos para Senado, Câmara dos Deputados e Assembleias Legislativas.