Por quê estou vendo anúncios no DCO?

Desmoronando

Produção de veículos no Brasil tem queda de 20,8% em fevereiro

Indústria automobilística teve queda de 20,8% no mês de fevereiro. Foram produzidos 204.197 automóveis, comerciais leves, e caminhões em 2020 contra 257.939 produzidos em 2019

Em comparação com o mês de Fevereiro de 2019, a queda foi de 20,8%, informou a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) nesta 6ª feira (6.mar.2020). Foram 204.197 automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus produzidos no mês contra 257.939 produzidos em 2019. Comparados a fevereiro de 2018, também houve queda. Queda menor, mas queda. O produzido no presente ano foi menor em 4,3% em relação a fevereiro de 2018, quando foram produzidos 213,5 mil carros, comerciais leves (picapes e furgões), caminhões e ônibus. Somando os dois primeiros meses de 2020, a produção no bimestre foi de 395.928 unidades. Queda de 13,4%, na comparação com o mesmo período de 2019, quando o setor produziu 457.084 unidades em janeiro e fevereiro.

Exportações em queda no ano

Em fevereiro houve queda nas exportações de veículos. Foram 37.677 unidades vendidas em 02/2020, contra 40.510 no mesmo mês de 2019. No acumulado, o volume está 11,2% menor. “As dificuldades são as mesmas: Argentina, México, Colômbia e Chile estão em queda. Exportação continua sendo um desafio para o setor”, disse Moraes.

Dólar e juros

O presidente da Anfavea vê volatilidade acima do normal no dólar e diz que “alguma coisa precisa ser feita”, pedindo “menos barulho em Brasília”. O executivo também questionou a situação atual dos juros para o consumidor final (CDC), que voltou a subir neste ano. “Não entendo. A Selic está caindo, a inadimplência está sob controle”.

Nervosismo

Disparada do dólar, o desmoronamento nas cotações de bolsas de valores, o coronavírus, e agora a instabilidade provocada pela crise entre o presidente e congresso, afetam a confiança das pessoas para consumir e investir, desabafa Moraes. “Precisamos de um pacto pela estabilidade”, disse. “Precisamos de menos barulho e mais atenção à questão do crescimento econômico”.

Coronavírus ameaça parar a indústria automobilística

Coronavírus, a epidemia que nasceu na China e espalha-se pelo mundo, acaba de também ao Brasil chegar, com duas dezenas de casos, pode afetar as montadoras ao final de março e começo de abril, adverte Luiz Carlos Moraes, o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores. As importações de peças da China são 13% da totalidade necessárias para a indústria automobilística do Brasil.

A recuperação econômica precisa ser acompanhada de forte produção industrial. Sem isso, a recuperação é uma farsa.

Gostou do artigo? Faça uma doação!

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Diferentemente de outros portais , mesmo os progressistas, você não verá anúncios de empresas aqui. Não temos financiamento ou qualquer patrocínio dos grandes capitalistas. Isso porque entre nós e eles existe uma incompatibilidade absoluta — são os nossos inimigos. 

Estamos comprometidos incondicionalmente com a defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo pobre e oprimido. Somos um jornal classista, aberto e gratuito, e queremos continuar assim. Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Diferentemente de outros portais , mesmo os progressistas, você não verá anúncios de empresas aqui. Não temos financiamento ou qualquer patrocínio dos grandes capitalistas. Isso porque entre nós e eles existe uma incompatibilidade absoluta — são os nossos inimigos. 

Estamos comprometidos incondicionalmente com a defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo pobre e oprimido. Somos um jornal classista, aberto e gratuito, e queremos continuar assim. Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.

Quero saber mais antes de contribuir

 

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.