Menu da Rede

Prisão de Lula será decretada pelo STF

Tempo de Leitura: < 1

Publicidade

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar novamente, em breve, se réus condenados em segunda instância podem já começar a cumprir a pena. Aparentemente, a retomada das discussões acerca do tema ocorre devido à condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).

Em 2016, o STF decidiu antecipar a execução das punições e abandonar o entendimento anterior, quando a regra era deixar a pessoa recorrer em liberdade até a última instância do Judiciário. A partir de então, os réus já podem cumprir a pena a partir da segunda instância, o que é, obviamente, uma decisão típica de um regime de exceção.

O novo julgamento em torno da questão pode levar, inclusive, à revisão dessa decisão, que prevê a prisão antes da terceira instância e, por isso, há setores da esquerda que imaginam que isso possa ser motivo de esperança.

No entanto, não se deve nutrir ilusões: mesmo se não for preso agora, o Judiciário golpista pretende prender Lula. Ou seja, se não for preso agora, terá a prisão decretada pelo STF. Se até agora a esquerda nutriu ilusões em torno do judiciário golpista, está na hora de abandoná-las definitivamente: não foi na lei, terá que ser na marra.

Populares na Rede
[wpp range="last24h" limit="3"]
NA COTV

Trótski: vida e obra | Curso completo (35ª Universidade de Férias do PCO)

1.5K Visualizações 12/06/2021 18:28

Watch Now

Send this to a friend