A prisão de Lula é ilegal

“A prisão de Lula, nós temos que entender, é uma coisa completamente ilegal. Então, os ativistas, os militantes têm o todo direito de não permitir essa ilegalidade.

A hora que eles (os golpistas) sentiram que a revolta estava crescendo com a questão do Lula, eles falaram: “precisa respeitar as instituições”. Então, vamos devolver a bola: respeitem as instituições. Prender o Lula é dar um golpe de Estado contra as instituições. Não é porque 11 malucos se reúnem em Brasília e tomam uma decisão que essa decisão é legal. A decisão é ilegal.

É que não tem ninguém lá dentro com o culhão de falar: “isso aqui é um golpe de Estado”. Lewandowski, por exemplo, outros que são contra que estão lá deveriam falar: “isso aqui não pode, isso aqui é um golpe de Estado.”

Vamos supor que um de nós fosse membro do STF e tivesse uma consciência democrática, digamos assim, era o caso da pessoa levantar e falar: “nem vou participar da votação porque essa votação aqui é um golpe de Estado.”

Então, nós devolvemos a peteca: eles é que têm que respeitar as instituições e eles têm mais obrigação de respeitar as instituições do que nós porque como nós já dissemos várias vezes embora a direita procura prostituir isso, o Estado de Direito é quando o Estado respeita as normas. A população é outra história. Aqui só o povo pode mudar essa cláusula da constituição. Eles não podem mudar e eles sabem muito bem disso daí. É um ataque cínico contra os direitos da população, e ainda esses juízes e tudo mais têm a cara de pau de falar para o país inteiro, intimidando o país inteiro que nós temos que respeitar as instituições. Não! Eles é que têm que respeitar. A prisão do Lula é ilegal. Vamos falar preto no branco porque o pessoal não fala com medo de que os “todos poderosos” vão fazer A, B, C e D. Nós temos que falar o que é.”

Esse trecho faz parte da Análise Política da Semana que vai ao ar todos os sábados às 11:30 da manhã pelo canal Causa Operária TV do YouTube. Assista a análise completa aqui: https://www.youtube.com/watch?v=8f4jL. Para o pessoal que mora em São Paulo, pode assistir o programa presencialmente no Centro Cultural Benjamin Perét na Rua Serranos, 90 a cinco quadras do metrô Saúde.

Contribua com a Causa Operária TV com o quanto puder e o quanto quiser na vakinha virtual para que nós podemos ter uma TV operária e socialista 24 horas horas no ar que combata o monopólio da imprensa capitalista, imperialista e golpista do Brasil. Inscreva-se também no nosso canal no Youtube.