Mais uma ilusão da esquerda

Prisão de Bannon esconde avanço a passos largos do fascismo

Fascismo está na realidade a todo vapor, nos EUA e no Brasil.

A prisão de Bennon, ex-estrategista de Donald Trump, neste mês de agosto passou a servir a dois propósitos para a burguesia imperialista: o primeiro, pressionar Trump e abrir caminho para a vitória democrata de Biden, nas eleições deste ano nos Estados Unidos, o outro, mascarar a ofensiva fascista, com a prisão de um membro da extrema-direita.

O segundo, vem servindo justamente para jogar areia nos olhos da população, com uma importante contribuição da esquerda pequeno-burguesa que, tanto nos EUA quanto no Brasil, nutrem ilusões com as instituições, e pior, com os aparelhos de repressão do Estado, que na no país imperialista ficou conhecido por assassinar em massa o povo negro e no Brasil por promover o golpe contra a esquerda, e liderar a perseguição política.

Esta ilusão, foi expressa pelo secretário geral do PCB, Edmilson Costa, que em uma matéria pública no sitio oficial do Partido Comunista Brasileiro na internet, comemorou a prisão de Steve Bennon como uma vitória na luta contra o fascismo, e não só isso, declarou que a receita necessita ser repetida no Brasil com o “aprofundamento” das “investigações” realizadas pelo STF, PM, entre outros tantos órgãos responsáveis por garantir a ofensiva fascista no país.

Tais declarações não poderiam vir mais fora de hora. No mesmo mês em que Edmilson declara que isto é uma representação da derrocada do fascismo, os sites de esquerda sofreram mais de 20 mil  ataques por hackers profissionais no Brasil, em apenas 3 dias. Além disso, inúmeras lives, sobretudo no Partido dos Trabalhadores, foram invadidas e símbolos nazistas colocados por infiltrados da extrema-direita. A sede do jornal A Nova Democracia foi sabotada, e o site do Diário Causa Operário duplamente atacado, sendo em uma das investidas, responsável por eliminar mais de 4 mil matérias.

Seja nos EUA com diários assassinatos pelos órgãos de repressão, seja no Brasil onde os fascistas estão invadindo e destruindo os jornais da esquerda, a extrema-direita está em plena ofensiva. A prisão de Bennom nada mais foi que um foco de mais uma ilusão da esquerda internacional.

Gostou do artigo? Faça uma doação!