Privatização
O atual presidente do banco é especialista em privatizações foi assessor na venda do Banespa, funcionário de Paulo Guedes no BTG Pactual
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
diadeluta
Manifestação contra privatização da Caixa | Seeb-SP

O governo golpista de Bolsonaro, e seus prepostos à frente da Caixa Econômica Federal, acabam de anunciar a abertura de capital da Caixa Seguridade, braço de seguros e previdência do banco para o próximo mês de outubro. Além do setor de seguridade, já faziam parte da entrega das subsidiárias da Caixa, para os capitalistas nacionais e internacionais, as de cartões, loterias e, agora também o banco digital.

As informações foram divulgadas na imprensa burguesa no último dia 27 de julho, através de um artigo no periódico digital infoMoney.

No artigo o presidente golpista da CEF diz que “a Caixa Seguridade está ampliando as sociedades nas operações de seguros. ‘Era uma só, mas agora teremos cinco empresas privadas sócias da Caixa: a francesa CNP, a japonesa Tokio Marine, a brasileira Icatu e vamos anunciar mais duas.’”

Vale lembrar que o banco imperialista Morgan Stanley lidera um grupo de 10 bancos, dentre eles Bradesco, Itaú, o banco do ministro tresloucado, Paulo Guedes BTG Pactual (banco esse que acaba de receber uma carteira de crédito do Banco do Brasil com o valor contábil de R$ 3 bilhões por apenas R$ 371 milhões), Credit Suisse, Santander Brasil, Bank of America, dentre outros, na coordenação da oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês).

O privatista, Pedro Guimarães, utiliza a famosa conversa fiada dos capitalistas na tentativa de enganar os mais incautos de que, “nós estimamos que mais de 200 mil pessoas virem sócias da Caixa Seguridade” (infoMoney 21/07/2020), sendo que está na cara de que se trata, nessa transação, é a entrega do patrimônio do povo brasileiro para meia dúzias de banqueiros e capitalistas nacionais e internacionais.

Desde o início de 2019, a nova direção do banco, sob a gestão de Pedro Guimarães (genro de Léo Pinheiro, que mudou a sua delação para incriminar Lula), executa o “desinvestimento” do banco, com a venda de ativos da Caixa na Bolsa de Valores pela primeira vez em 158 anos!

Não por acaso, o atual presidente do banco é especialista em privatizações. Guimarães foi assessor na venda do Banespa, funcionário de Paulo Guedes no BTG Pactual e é sócio do banco de investimento Brasil Plural. Mais, os golpistas estão priorizando a venda das subsidiárias que dão mais lucro, como o setor de Cartões, Seguros e loterias e a gestão de ativos, podendo a gestão do FGTS também ser privatizada.

A Caixa Econômica Federal é um dos bancos mais importantes do País, responsável por programas sociais e de habitação. Vender o banco significaria acabar com programas e serviços como saneamento básico, financiamento estudantil (Fies), Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida. Ou seja, atingirá negativamente dezenas de milhões de brasileiros. É neste sentido que os golpistas iniciaram o processo pela Caixa Seguridade, estão procurando fatiar para a privatização.

Os métodos de luta parcial empregados, até momento, pelas as organizações de luta dos trabalhadores, não surtiram nenhum efeito que impedisse os golpistas de prosseguirem com a privatização. Caixa, Banco do Brasil, bancos públicos, Petrobras e demais estatais, estão na mira dos golpistas. A única forma de defendê-las, portanto, é através de uma luta frontal contra os golpistas, que são a representação oficial do imperialismo no País. É preciso organizar os trabalhadores da Caixa e suas reivindicações num movimento de luta geral dos trabalhadores, que unifique atrás de si todas as suas pautas e as direcione de forma centralizada contra os golpistas. Fora Bolsonaro e todos os golpistas, Eleições gerais já.

Compartilhar no facebook
Compartilhe no seu Facebook!
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no reddit
Reddit
Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Relacionadas