Menu da Rede

Nepal

Presidente do Nepal dissolve parlamento e convoca novas eleições

A pedido do primeiro-ministro, presidenta do Nepal dissolve parlamento e convoca novas eleições.

Tempo de Leitura: 2 Minutos

Prédio do parlamento federal do Nepal, em Kathmandu. – Foto por: reprodução.

Publicidade
Bidya Devi Bhandari
Primeira presidenta do Nepal, eleita em 2015.

A presidente do Nepal Bidhya Devi Bhandari dissolveu o Parlamento do país e convocou novas eleições para abril do próximo ano, a pedido do primeiro-ministro Khadga Prasad Sharma Oli, conhecido como KP Oli, informou em comunicado oficial neste domingo (20).

O gabinete da presidência do país informou que novas eleições para o parlamento ocorrerão em 30 de abril e 10 de maio, para resolver uma crise de governabilidade entre o primeiro-ministro e os parlamentares, vez que, o chefe do governo não conseguia avançar em negociações.

Khadga Prasad Oli
Primeiro-ministro, KP Oli.

 

A constituição vigente do Nepal, de 2015, prevê tal medida pelo presidente, mas não sem que o primeiro-ministro busque todas as alternativas possíveis junto aos congressistas para formar um governo. Parlamentares afirmam que a decisão será contestada na Suprema Corte do país dentro de algumas semanas.

Tanto a presidente como o primeiro-ministro são do Partido Comunista do Nepal (PCN) que é majoritário no parlamento do país, porém, teria perdido a liderança dentro do partido o que teria inviabilizado seu governo, afirmam analistas internacionais.

O parlamento era constituído por 334 membros, sendo 59 da Assembleia Nacional, equivalente ao Senado brasileiro, e 275 da Câmara dos Representantes, equivalente a deputados federais no Brasil. Na Câmara de representantes o Partido Comunista do Nepal tinha 174 e a oposição 101 assentos. Na Assembleia Nacional, 50 dos 59 eram do partido do governo.

 

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Mais Lidas
[wpp range="last24h" limit="3"]
NA COTT

Brecheret, o estandarte de guerra do modernismo brasileiro, parte 3 - Quarto Caderno (Reprise)

11 Visualizações 19 minutos Atrás

Watch Now

Send this to a friend