Presidente da Turquia chega à Venezuela para reforçar laços de cooperação

Erdogan - Maduro meeting in Ankara

Caracas, 03 Dez., AVN O presidente da República da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, chegou à Venezuela em uma visita de Estado programada para reforçar laços de cooperação entre os dois países.

O mandatário turco chegou neste domingo à noite e foi recebido pela vice-presidenta executiva da República, Delcy Rodríguez e pelo vice-presidente da Área Econômica, Tareck El Aissami, no Aeroporto Internacional Simón Bolívar, em Maiquetía.

Em setembro durante a visita do chanceler turco, Meylut Cavusoglu, foi dito que o encontro entre os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro e seu colega Recep Erdogan, se realizaria após a cúpula do G-20 na Argentina.

O presidente Recep Tayyip Erdogan havia mencionado sua intenção de visitar a Venezuela durante sua participação na 73° Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em outubro em Nova York. Nesse momento disse que provavelmente viria ao país depois da cúpula do G-20.

Venezuela e Turquia trabalam de forma conjunta nas áreas do turismo, energia, entre outras. Recentemente os dois países assinaram um acordo econômico-comercial de cooperação e benefício mútuo.

Durante o mês de setembro as duas nações assinaram acordos nas áreas específicas de produção agrícola e turismo.

Erdogan manifestou em várias oportunidades seu apoio ao presidente da República, Nicolás Maduro, e a todo o povo da Venezuela diante das sanções unilaterais impostas pelo governo dos Estados Unidos.

Quando o chanceler da Turquia, Mevlüt Çavusoglu, visitou a Venezuela em setembro, assegurou que existem empresários turcos interessados em investir na Venezuela porque viram seu potencial, especificamente em matéria de agricultura, turismo, construção, infraestrutura, energia, mineração, e outras áreas em que o governo venezuelano necessite a participação de investidores.

A companhia aérea Turkish Airlines vai aumentar a frequência de seus voos para Caracas com uma periodicidade de sete voos semanais; ou seja, um voo diário, além de sete voos adicionais com cargas provenientes da Turquia.

“Isso quer dizer que Turkish Airlines descobriu o potencial que existe na Venezuela”, destacou o chanceler turco naquela oportunidade.

Venezuela e Turquia ratificaram sua disposição e compromisso de trabalhar em conjunto pelo desenvolvimento de suas potencialidades desde o começo de 2018 e os temas econômicos abordados na visita do presidente Maduro pela nação euroasiática respondem à ideia de fortalecer as áreas da mineração, agricultura e turismo.