Banda Sinfônica Ambulante
Músicos foram contratados, mas Prefeito do PDT deixa para depois
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
bandasinfonicaambulante
Banda Sinfônica Ambulante no Carnaval | Facebook: fotografo @pmarciophoto

A Administração da Prefeitura de Niterói (RJ) vem dando um calote em artistas desde o ano de 2019. O ex-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves do PDT, que conseguiu na última eleição emplacar seu sucessor, Alex Grael, também do PDT, resolveu deixar para ele resolver as dívida com os Artistas. Seguindo a política burguesa de desvalorizar todos os tipos de trabalhadores, os “democráticos” políticos do PDT deixaram os trabalhadores das artes para o final da fila e não cumpriram com o pagamento de eventos realizados ainda em dezembro de 2019.

Não se trata de nenhum empresário das artes de Niterói. São grupos artísticos que vivem de se apresentar em shows e eventos. Quem faz essa denúncia é a Banda Sinfônica Ambulante, considerada Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. Eles alegam que desde que se apresentaram na Conferência Internacional de Democracia e Cultura em Niterói, contratados pela Prefeitura, vem tendo problemas com os pagamentos dos cachês. Foram realizados eventos como a inauguração das decorações de Natal de São Francisco, do Campo de São Bento e do Horto do Fonseca, em dezembro de 2019, o “New Flow” em janeiro de 2020 e a Live do Arraiá em Agosto de 2020, todos foram acertados com a Prefeitura mas até hoje a administração pública de Niterói não efetuou os pagamentos.

A Associação dos Trabalhadores em Artes Cênicas de Niterói (ATACEN), que também assinou a carta de denúncia, disse que os atrasos são inexplicáveis e que envolvem outros artistas da música, do audiovisual e até mesmo estagiários do setor. Eles explicam que a cidade tem eventos culturais tradicionais que movimentam a economia da cidade e trazem público para os artistas, que dependem do cachê pago pelo seu trabalho, eles não podem morrer de fome.

A explicação é que a administração da Prefeitura priorizou a reeleição do candidato a sucessão de Rodrigo Neves, preferiu resolver seus interesses antes de ajustar as contas com os trabalhadores da arte que contrataram. Para conseguir seus objetivos, utilizaram a Banda Sinfônica Ambulante, que embelezou e tornou mais agradáveis, as inaugurações feitas pelo prefeito.

Com certeza o belo trabalho dos músicos conseguiu alguns votos para o candidato apoiado pelo ex-prefeito para o atual Alex Grael. No entanto, aos trabalhadores… a prefeitura pagará “quando puder”. O atual Secretário de Cultura de Niterói, afirmou que já conversou com o recém-empossado prefeito e logo realizará os pagamentos. Os músicos estão aguardando.

Compartilhar no facebook
Compartilhe no seu Facebook!
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no reddit
Reddit
Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Relacionadas