Coronavírus não é democrático

Prefeito de Bélem define que domésticas podem morrer de coronavírus

Prefeito direitista define que empregadas domésticas devem se expor ainda mais para garantir o conforto dos patrões!

Da redação – O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho (PSDB), definiu que atividade de serviços domésticos, é atividade essencial, retirando, portanto, a possibilidade de isolamento para as empregadas domésticas da cidade.

Na última terça (05), o governador do Estado, Helder Barbalho (MDB) decretou o fechamento completo, que vem chamado de “lockdown”, da circulação e de diversas atividades econômicas e serviços em 10 cidades do Estado, incluindo a capital.

Em pronunciamento via redes sociais, o prefeito de Belém, emendou a determinação afirmando “empregada doméstica está prevista como atividade essencial. Nos 2 decretos. Tem pessoas que precisam, pela necessidade de trabalho essencial, a ter alguém em casa. Uma médica ou médico, por exemplo, precisa de alguém que ajude em casa”.

Imediatamente a determinação recebeu uma “chuva” de críticas nas redes sociais. A decisão do prefeito é apenas mais um episódio que mostra que não há nenhum “pacto de união nacional” em andamento. O que há é simplesmente o aprofundamento da exploração da classe trabalhadora, sendo que esta já está sendo a mais afetada pela crise sanitária do coronavírus, como mostram os dados da explosão do número de mortes nas periferias do país.

Gostou do artigo? Faça uma doação!