Pop arte: exposição sobre Andy Warhol faz restrospectiva do movimento dos anos 60

marilyb-warhol-1453056135

A exposição “Andy Warhol – From A to B and Back Again” irá fazer uma retrospectiva das obras do artista Andy Warhol. Com mais de 350 obras de arte, a mostra está sendo organizada pelo Whitney Museum of American Art, em Nova Iorque.

Andy Warhol é conhecido como uma grande figura do movimento de pop art. Graduado em Design no final da década de 1940, Warhol trabalhou em várias revistas, como Vogue, Harper’s Bazaar e The New Yorker. Na década de 1960, Andy Warhol se consolidou enquanto artista e reinventou o pop art, sendo um responsáveis por desenvolver o movimento na América do Norte.

O pop art surgiu na Inglaterra na década de 1950 criticando a falta de acessibilidade da arte moderna. Em muitos lugares, a pop art também foi utilizada como instrumento para denunciar a superficialidade da sociedade capitalista. Andy Warhol, por exemplo, produziu várias séries célebres de retratos de personalidades, como Marilyn Monroe. Esses retratos, por meio da técnica utilizada por Warhol, fazia com que essas personalidades se assemelhassem a produtos de consumo em massa, como a Coca-Cola. Veja abaixo algumas das obras de Andy Warhol: