Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
WhatsApp-Image-2017-09-27-at-14.37.08
|

O roteiro do golpe segue todos os passos da política de destruição completa da economia nacional. Os golpistas atacam todos os bens públicos dos brasileiros em detrimento do serviço público para benefício dos grandes especuladores. Para tanto, tratam de colocar em ritmo de toque de caixa os processos de privatizações.

O petróleo é uma das riquezas, por sua natureza energética, que mais chamam atenção do imperialismo. Os ataques que o pré-sal vem sofrendo sistematicamente desses capitalistas expressam com nitidez essa característica. Assim, para o colapso da economia brasileira, mais um lote de exploração do pré-sal foi à leilão na última quinta-feira (7).

Petroleiras do mundo todo estão disputando pau-a-pau o terceiro leilão de áreas para extração do pré-sal. Para isso, há a participação de um total de 16 empresas do ramo do petróleo disputam a exploração nos blocos Três Marias e Uirapuru, na Bacia de Santos, e Itaimbezinho e Dois Irmãos, na Bacia de Campos.

A Petrobrás, que deveria ser a única extratora de petróleo em território brasileiro, ficaria com o direito de trabalho restringida a 30% nas áreas de Dois Irmãos, Três Marias e Uirapuru. Partindo do princípio que mais da metade das ações da Petrobrás está nos domínios do capital financeiro, trata-se de uma política expressa de entrega de nossos recursos naturais para os financistas internacionais.

As empresas concorrentes são: BP Energy do Brasil Ltda.- Reino Unido; Chevron Brazil Ventures – Estados Unidos; CNODC Brasil Petróleo e Gás Ltda- China; CNOOC Petroleum Brasil – China; DEA Deutsche Erdoel AG – Alemanha; Ecopetrol S.A. – Colômbia; ExxonMobil Exploração Brasil Ltda – Estados Unidos; Petrogal Brasil S.A. – Portugal; Petronas Carigali SDN BHD – Malásia; QPI Brasil Petróleo Ltda – Catar; Queiroz Galvão Exploração e Produção S.A. – Brasil; Repsol Exploración S.A. – Espanha; Shell Brasil Petróleo Ltda – Reino Unido; Statoil Brasil Óleo e Gás Ltda – Noruega; Total E&P do Brasil Ltda – França

O governo espera arrecadar um mínimo de R$ 3,2 bilhões com essa rodada de privatizações. É importante ter o entendimento que essas cifras não passam de migalhas para o povo brasileiro, pois essa conta deve estar à altura do montante de petróleo que será usurpado dos cofres nacionais.

Para um controle absoluto das riquezas petrolíferas do País pelos brasileiros é preciso a estatização completa da Petrobrás sob a batuta dos trabalhadores. Para que isso aconteça, derrotar o golpe de Estado é uma estratégia central. Para derrotar o golpe de Estado a luta deve ser, necessariamente, conduzida para a liberdade para Lula, anulação do impeachment e o fim da intervenção militar no Rio de Janeiro.

Compartilhar no facebook
Compartilhe no seu Facebook!
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no reddit
Reddit
Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Relacionadas