Greve já para proteger a vida
Milhares de trabalhadores em alto mar, nas bacias de petróleo brasileiras e nas já privatizadas estão sendo condenados a morte na prática pela política golpista e pró imperialista
plataforma-1
Foto: esbrasil.com.br |

A política dos golpistas à frente da Petrobras, tendo a frente da mesma o General Castello Branco tentam encobrir o número cada vez maior de trabalhadores infectados pelo coronavírus, a pandemia avança sem controle por todo o Sistema Petrobras, principalmente nas plataformas.Já são 800 contaminados confirmados pelo Ministério de Minas e Energia.

Um dos casos mais graves se localiza no navio Sonda MS 43, código do Amarila Star, navio de Bandeira panamenho, pertence a empresa Constelation. Segundo a FUP, 120 pessoas estão à bordo do navio que atua na exploração de petróleo e gás na Bacia de campos RJ, a serviço da Petrobras.

A empresa Constelation informou cinicamente que os trabalhadores foram testados antes do embarque e que os primeiros contaminados só vieram apresentar sintomas após o início dos trabalhos em alto mar. Os trabalhadores denunciam que desde o início de Abril já havia casos confirmados de trabalhadores infectados no navio e que na última semana (1ªsemana de Maio) 60 casos foram confirmados. De acordo com a denúncia de uma trabalhadora, a situação atual é a seguinte:

“Na sexta feira havia 67 pessoas confirmadas, havia todo um clima de medo entre os colaboradores a bordo de contrair o vírus”.

De acordo com a Federação Única dos Petroleiros, só na bacia de Campos já são 112 casos confirmados de petroleiros com o Covid-19. Os golpistas e capitalistas não tem nenhum apreço pela vida de nenhum trabalhador e com grande irresponsabilidade condenaram toda a tripulação, de mais de 120 tripulantes, à morte. Depois do vírus espalhado por toda a tripulação, o capitão do navio fez a seguinte declaração: “Comunico a todos que em decorrência dos últimos acontecimentos, as operações da plataforma ficarão suspensas em condição de segurança até que todos os cenários sejam resolvidos.”

A situação do Amarila se reproduz por todas as bacias de Petróleo do país, os generais e os capitalistas no comando da Petrobras mantém navios e plataformas abarrotadas de trabalhadores num verdadeiro crime contra toda a categoria.Em outra grave denuncia um dos milhares de trabalhadores terceirizados, das chamadas empresas offshore, escancarou o crime: “A gente não tinha, não tinha, como parece que não tem ainda em quantidades suficientes máscaras, álcool gel. A parte de de higienização da plataforma para a gravidade do Covid também não está sendo feita. O trabalhador está sendo entregue a própria sorte.

Assim como em outros setores da vida brasileira, os petroleiros serão vítimas certas da contaminação frente as condições absurdas colocadas pelos golpistas, frente a isso somente a mobilização de toda a categoria poderá evitar milhares de mortes de operários petroleiros e é tarefa da FUP e demais federações de petroleiros mobilizar imediatamente e defender a necessidade da greve imediata de toda a categoria petroleira incluindo os trabalhadores embarcados.

Relacionadas