Equador
Candidato apoiado por Rafael Correa lidera as intenções de votos para as eleições de fevereiro.
Andres Arauz
Andrés Arauz em campanha. | Foto por: reprodução.
Andres Arauz
Andrés Arauz em campanha. | Foto por: reprodução.

Pesquisa realizada nos dias 18 e 19 de Janeiro, após o primeiro debate entre candidatos à presidência do Equador, o candidato Andrés Arauz aparece à frente com 23,6% das intenções de votos, Yaku Pérez em segundo com 12,1% e Guillermo Lasso em terceiro com 11,7%. Entre aqueles que já afirmaram ter decidido seu voto, Arauz lidera com 37,4% contra 19% e 17,1% de Pérez e Lasso, respectivamente.

Adrés Arauz é apoiado pelo ex-presidente Rafael Correa, presidente de 2007 a 2017 que possui amplo apoio popular e, perseguido pelo sistema político implantado após o golpe de Lenin Moreno, foi impossibilitado de concorrer.

As eleições presidenciais no Equador ocorrem em 07 de Fevereiro, a margem anunciada, porém, não garante a vitória de Arauz, visto que a direita golpista comanda todo o regime político do país, assim como em outros países do continente, e podem impor mais uma derrota do grupo político de Correa, mesmo possuindo amplo apoio popular.

Outro aspecto a ser considerado é o perfil de Adrés Arauz que é economista com formação nos Estados Unidos e ligado a uma ala mais conservadora da frente “Union por la Esperanza” formada para disputar as atuais eleições e não possui a mesma linha ideológica de Correa.

Relacionadas
Send this to a friend