Pedro, artilheiro do “brasileirão”, pode estar de malas prontas para o futebol alemão

pedro-fluminense-chapecoense-brasileirao-serie-a_8v2ysnozu61v11lxnyeu0bvn0

Um dos clubes mais importantes da Europa – o Borussia Dortmund, da Alemanha – está com representante no Brasil, mais particularmente na cidade do Rio de Janeiro. A “visita” do alemão não é a passeio e menos ainda para a prática do turismo. O representante do clube alemão desembarcou no segundo centro mais importante do futebol brasileiro – a cidade do Rio de Janeiro – para iniciar negociações no sentido de levar para os gramados europeus uma das maiores e gratas revelações do nosso futebol nas duas últimas temporadas: O centroavante e artilheiro tricolor Pedro.

Os alemães estão dispostas a desembolsar nada menos do que 20 milhões de euros para ter os gols de Pedro, jovem atacante do Fluminense, revelação das divisões de base do time carioca. O Borrusia Dortmund, no entanto, não está sozinho no concurso pelo futebol de Pedro. As boas atuações e a eficácia do atacante como finalizador implacável despertaram também a atenção de outros clubes do velho continente, como o Bordeaux e o Lyon, da França e também o Porto, de Portugal.

Nesta janela de transferências do futebol internacional, os europeus se colocam como os maiores assediadores dos jovens valores do futebol brasileiro. Vários craques nacionais já deixaram o Brasil em direção ao exterior, tendo a Europa como o destino principal. Pedro é tão somente mais um dentre as dezenas de outros bons valores que compõem a verdadeira legião de craques rumo ao estrangeiro, empobrecendo ainda mais o futebol brasileiro. Os clubes nacionais estão quase todos endividados e com as finanças em frangalhos, o que praticamente os “obriga” a negociar os jogadores que despontam nos principais centros futebolísticos do país.

O futebol estrangeiro e os grandes investidores capitalistas que o controlam buscam nos gramados nacionais aquilo que falta nas “arenas” europeias e asiáticas: Os craques de bola que possam garantir o brilho e o bom futebol, atributos quase que exclusivos do futebol brasileiro e sulamericano.