Siga o DCO nas redes sociais

Ensino a distância
PE: Secretária de Educação já está ofertando cursos a distância
Em Pernambuco está sendo oferecido cursos a distância de um à dois anos em áreas técnicas
Ensino a distância
PE: Secretária de Educação já está ofertando cursos a distância
Em Pernambuco está sendo oferecido cursos a distância de um à dois anos em áreas técnicas
Ilustração de curso a distância.
Ilustração de curso a distância.

Após as eleições fraudulentas que colocou o atual presidente no poder, a educação tem sido alvo de destruição e corte de verbas gigantescos. O objetivo dos golpistas é a privatização das universidades e as escolas públicas municipais e estaduais, e outra forma que destruição são os cursos à distância.

Os cursos à distância estão sendo introduzidos nas esferas do ensino superior de forma avassaladora, gerando o sucateamento do ensino, a desvalorização dos professores e do ensino presencial e formal.

Agora os golpistas querem transformar todo o ensino à distância, mas sabemos que o Brasil mais de um terço da população não tem acesso à internet, 39%, segundo o IBGE, mais de 63,3 milhões brasileiros.

A Secretaria de Educação e Esportes do Estado do Pernambuco abriu vagas para nove cursos técnicos gratuitos. Segundo o edital, são 7.700 vagas na modalidade semi-presencial e 48.660 a distância. Ao todo serão 60 municípios do Sertão, Agreste, Zona da Mata, Fernando de Noronha e Região Metropolitana do Recife.

Como uma população que vive sem acesso à internet vai usufruir desses cursos a distância? Além do empobrecimento intelectual e social que existe nos cursos a distância.

A política dos golpistas é atacar duramente o ensino médio e o próprio ensino público no País, expulsando milhões de jovens das escolas públicas, demitindo professores e favorecendo os tubarões do ensino pago, que irão lucrar bilhões com o ensino privatizado.

Os cursos a distância não existe nenhum ponto positivo, pois tira a interação entre as pessoas, as perguntas para tirar as dúvidas, o “olho no olho”, a conversas com os amigos, o movimento estudantil, os debates, entre outros.

Os golpistas querem “jogar” os brasileiros na ignorância e no analfabetismo. Somente a luta de todos os setores da população para tirar os golpistas do poder vai abrir a possibilidade de reverter todas as medidas que foram deferidas contra a educação pública.

É preciso denunciar essa política e chamar os professores, estudantes e toda a comunidade escolar a se mobilizar contra a destruição da educação pública promovida pelo golpe de Estado. É preciso organizar os comitês de luta contra o golpe em todas as escolas e levantar as palavras de ordem de Fora Bolsonaro e todos os golpistas e Liberdade para Lula.