De 25 a 27
Delegados do país inteiro discutirão a nova etapa política, fazendo um balanço das etapas anteriores e refletindo sobre o significado do crescimento do partido no último período
pco
Foto: Arquivo DCO |

Entre os dias 25 e 27 de janeiro o Partido da Causa Operária realizará seu 11ª Congresso para discutir a situação política e como agir diante dela daqui para a frente. Delegados do país inteiro participarão do Congresso, em que será eleita a nova direção do PCO. Ano passado, durante o 10º Congresso, o partido fez um balanço das eleições fraudulentas que colocaram Bolsonaro no governo, tirando a conclusão de que desde então já se deveria iniciar uma campanha pelo Fora Bolsonaro!, que continua na ordem do dia até agora e tornou-se urgente.

Agora a situação política está entrando em uma nova etapa, com dados novos como o fato de que Lula foi libertado de sua prisão e Bolsonaro fundou um novo partido, acontecimentos que levam a uma polarização mais intensa no Brasil. Essa nova etapa exige novas respostas políticas do partido, que serão discutidas coletivamente por delegados de todas as partes.

O partido deve refletir também sobre sua atuação diante dos acontecimentos das etapas anteriores, e fazer um balanço sobre seu avanço até aqui. O crescimento expressivo do PCO no último período, que continua, reflete o momento favorável para a construção de um partido operário independente, que possa estar à altura das tarefas que a situação política nova está colocando. 

O Congresso deve trabalhar para manter a unidade ideológica do Partido, por meio da discussão democrática, para garantir sua unidade na ação. Às vésperas do seu Congresso, cabe a todos os militantes a reflexão, a tomada de consciência e a preparação para o debate.

Relacionadas