Formação política
Uma oportunidade imperdível de compreender a história do ponto de vista dos trabalhadores e absorver a experiência da segunda maior revolução proletária que o mundo já viu.

Por: Redação do Diário Causa Operária

Hoje começa o curso 70 anos da Revolução Chinesa, mais uma iniciativa de formação teórica e política promovida pelo Partido da Causa Operária (PCO) para formar seus militantes, filiados e simpatizantes. O curso terá aulas das 18:30 às 21:30 e irá até o dia 8 de novembro. Será realizado no Centro Cultural Benjamin Péret (CCBP) em São Paulo e transmitido ao vivo, com o sinal aberto da Causa Operária TV (COTV).

Segunda maior revolução do século XX, atrás apenas da revolução russa, e ocorrida no país mais populoso do mundo, deu a China um papel muito grande na economia mundial, de influência de todos os países do mundo. Mas, como um país que estava no atraso total, cuja sociedade tinha fortes resquícios feudais, praticamente sem nenhum desenvolvimento industrial e submetido ao domínio de uma potência estrangeira (o Japão), conseguiu realizar uma revolução social e erguer um Estado controlado pela classe operária?

A revolução na China foi realmente feita pelos camponeses, ou na verdade a vanguarda da revolução foi a classe trabalhadora? O que levou às tensões e a posterior quebra de laços entre a China e a União Soviética? O que foi o maoísmo? Como o capitalismo conseguiu ser restaurado naquele país? Por que a China não é um país socialista? O que significou a entrada da nação mais populosa do planeta no mercado mundial? A China é hoje uma potência? Como ela conseguiu se tornar um dos protagonistas da economia global?

Tudo isso será analisado neste curso ministrado pelo companheiro Rui Costa Pimenta, com uma visão marxista, científica, do ponto de vista dos trabalhadores.

COMO ASSISTIR?

Basta acessar o canal da COTV no Youtube.

COMO PARTICIPAR E TER ACESSO A TODO O MATERIAL EXCLUSIVO?

Basta inscrever-se no telefone/whatsapp: (11) 96388-6198, no e-mail [email protected], no site www.pco.org.br ou no facebook: facebook.com/pco29. Os membros do canal (cuja adesão custa apenas R$ 7,99 por mês) receberão um desconto e poderão se inscrever no curso completo por apenas R$ 50,00, para os demais será 75,00, podendo os interessados em sustentar este projeto, contribuir com valores maiores.

A Universidade Marxista, projeto elaborado pelo PCO e a Fundação João Jorge Costa Pimenta, tornará disponível a todos os que assinarem o curso, o que é uma contribuição para sustentar o projeto, toda uma quantidade de materiais de apoio como dezenas de textos marxistas sobre a China traduzidos para o português, fotos, vídeos, verbetes sobre os principais personagens e acontecimentos, mapas e infográficos, materiais didáticos, tais como testes de conhecimento, etc.

O PALESTRANTE

O companheiro Rui Costa Pimenta, presidente do PCO, é militante revolucionário trotskista desde a década de 1970, editor geral do jornal Causa Operária e das publicações ligadas ao Partido. Tem um grande número de artigos e ensaios publicados sobre política, história, economia, filosofia e teoria marxista e vários livros.

Consta da sua atividade revolucionária a realização de centenas de cursos de formação política marxista sobre os mais diversos temas. Uma parte deles pode ser encontrada no canal da COTV no Youtube. O companheiro realiza ainda quatro programas semanais na Internet:

  • Marxismo, todas as segundas-feiras às 13 horas;
  • Análise Política da Semana, todos os sábados às 11 e meia;
  • Análise Internacional, todas as sextas-feiras, às 14 horas, todos estes na Causa Operária TV;
  • Análise Política, todas as terças-feiras às 16 horas na TV 247;

PRINCIPAIS TEMAS DO CURSO

• A formação história da china, o modo de produção asiático, o atraso econômico

• A China e o imperialismo, a guerra do ópio, a colonização da China pelas potência imperialista

• Grandes revoltas camponesas, seitas revolucionárias, a revolta dos Tai Ping, a revolta dos boxers

• Sun Yat-sen, a revolução burguesa e seu fracasso, os senhores da guerra

• Chiang Kai-shek, a burguesia compradora, o Partido Comunista e o nacionalismo burguês

• A revolução de 1925-27, a política de Stálin, a crítica trotskista e o esmagamento da revolução

• A repressão, a guerra civil permanente, a evolução do PCCh, Mao Tse-tung, a longa marcha

• A ocupação japonesa, a guerra contra a ocupação imperialista, a política do nacionalismo e do PCCh

• A guerra civil e a vitória da Revolução

• O maoísmo, realidade política e ideológica e mitos da Revolução Chinesa

• O trotskismo na Revolução Chinesa

A IMPORTÂNCIA DO CURSO

Um dos mais importantes acontecimentos da história moderna, a Revolução Chinesa, vitoriosa em 1949 sob a liderança do Partido Comunista Chinês, foi o mais importante evento da revolução mundial depois da Revolução Russa de 1917. A mais antiga civilização existente até os dias de hoje, com mais de 5 mil anos de idade, a China foi dilacerada pela ocupação dos países capitalistas desde o século XIX.A penetração capitalista dá início à dissolução da milenar e fossilizada economia chinesa. Aí inicia-se a Revolução que será vitoriosa apenas após a II Guerra Mundial.Este processo histórico se manifesta em inúmeras revoltas como a dos Tai Ping ou dos chamados “boxers” (pugilistas), esmagadas de maneira sangrenta pelas forças reacionárias e o imperialismo.A revolução de 1911 derruba a última dinastia imperial e abre caminho para um período ininterrupto de revolução e guerra civil, passando pela Revolução proletária de 1925-27, pela guerra civil, pela guerra contra ocupação japonesa e por nova guerra civil após a derrota japonesa até a vitória sobre Chiang Kai-shek e o imperialismo.O conhecimento desta revolução é de importância fundamental para a compreensão da história mundial do período e para o conhecimento da revolução e da política revolucionária.

Folder do Curso!

Uma oportunidade imperdível para todos os que querem compreender a história do ponto de vista dos trabalhadores e absorver a experiência do movimento operário para as lutas de hoje. Corra que ainda dá tempo de acompanhar!

Curso: 70 Anos da Revolução Chinesa

Data: 4 a 8 de novembro

Aulas: Seg a Sex das 18:30 às 21:30

Presenciais: Rua Seranos, 90 – Saúde São Paula (próx. À estação Saúde do Metrô)

Transmissão: COTV (https://www.youtube.com/user/CausaOperariaTV) ou nas sedes regionais do PCO (confirmar com cada local)

Inscrição: Gratuita para assistir o curso

Acesso completo aos materiais do curso: 50,00 para membros da COTV, 75,00 para os demais

Send this to a friend