Menu da Rede

A luta é nas ruas

PCO e comitês de luta realizam mutirões por vacina e auxílio

Os comitês saíram de norte a sul do país em mais um domingo de atividades em defesa da quebra das patentes, e vacinação já, auxílio de 1 salário, fora Bolsonaro e Lula presidente!

Tempo de Leitura: 4 Minutos

Manifestação em defesa da escola Cicero Pena no Rio de Janeiro – Foto: Diário da Causa Operária

Publicidade

Domingo foi mais um dia de agitação política para os Comitês de Luta e o Partido da Causa Operária: de norte a sul do país centenas de pessoas saíram as ruas para travara a luta nas ruas. Os mutirões de domingo são uma tradição dos comitês e vêm sendo realizados desde 2019 pela defesa da liberdade do ex presidente Lula, pelo fora Bolsonaro e agora também por reivindicações como a quebra das patentes das vacinas, a vacinação para todos e um auxílio emergencial de pelo menos um salário mínimo.

No Rio de Janeiro o destaque foi para o mutirão na cidade operária de Volta Redonda, onde fica localizada a Companhia Siderúrgica Nacional. Companheiros metalúrgicos em conjunto com outros trabalhadores montaram sua banca em frente a uma das entradas da fábrica, contando como a presença do vereador do PT Walmir Vitor.

Volta Redonda

Já na capital do estado, o Comitê Fora Bolsonaro Rio Centro Zona Sul realizaram uma manifestação em conjunto com a Casa Nem e em defesa da Escola Cicero Pena, que está sob forte ataque do governo neoliberal de Eduardo Paes que pretende vender o local para a especulação imobiliária, visto que a escola se encontra de frente para a praia da Copacabana. As atividades na praia de Copacabana já são tradicionais no Rio de Janeiro desde os atos antifascistas de 2020 e agora se alternam com atividades em feiras em outros fins de semana.

Ato copacabana 1

No sul, um mutirão de destaque foi realizado pelo Comitê de Luta de Curitiba, que se lançou na tarefa de produzir um boletim próprio para a distribuição nas atividades. Os membros do comitê redigiram as matérias sobre o 1 de maio, sobre a quebra das patentes da vacina e sobre notícias das atividades políticas da cidade, o diagramaram e o imprimiram, mostrando o potencial de organização que possuem os comitês. Uma das notícias divulgava a criação de um novo Comitê de Luta na região, na cidade de Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba. No próximo domingo, um mutirão será realizado oficializando a criação deste novo comitê.

mutirao curitiba panfleto curitiba

Em São Paulo, o Comitê de Luta Butantã realizou sua atividade na comunidade de São Remo. Foram distribuídos materiais para centenas de pessoas, que, em sua esmagadora maioria, apoiavam as palavras de ordem de Fora Bolsonaro, vacina para todos e auxílio de um salário mínimo. As crianças receberam muito alegres os adesivos da fora Bolsonaro, assim como os adultos, que os colaram em suas casas e pequenos negócios. A situação da comunidade é grave, cerca de 300 famílias foram despejadas no início do ano e agora ocupam o terreno pois não conseguem pagar aluguel. A atuação da polícia foi extremamente criticada e a defesa de sua dissolução foi uma política muito bem-aceita pela comunidade.

mutirao butanta 2 mutirao butanta

Já na Avenida Paulista, centro das manifestações políticas do país o mutirão não pode deixar de acontecer, militantes do PCO, do PT e simpatizantes organizados no Comitê de Luta do Centro mais uma vez realizaram sua atividade de agitação política. Na capital paulista novos comitês estão em processo de formação e a tendência é que a cada domingo surjam novos mutirões não só na capital operária do Brasil como em todas as cidades do país.

paulista 2 Paulista

Os Comitês de Luta são uma importante ferramenta da classe operária pois permitem unificar todos os setores dos explorados que desejam agir e mudar a situação política, na luta que realmente importa, aquela nas ruas. Em todas as campanhas políticas desde as atividades semanais dos domingos, aos atos regionais, aos grandes atos nacionais os comitês cumprem um importantíssimo papel na organização da luta da classe operária. Junte-se ao Comitê de Luta mais próximo de sua moradia ou local de trabalho ou entre em contato para fundar um novo comitê!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Populares na Rede
[wpp range="last24h" limit="3"]
NA COTV

70 ANOS DA REVOLUÇÃO CHINESA - COM RUI COSTA PIMENTA (CURSO COMPLETO)

316 Visualizações 4 horas Atrás

Watch Now

Send this to a friend