João Pessoa
Neste dia 18 de novembro, as Comissões Estadual da Paraíba e Municipal de João Pessoa do PCdoB se reuniram para aprovar apoio ao candidato do Progressistas (PP) Cícero Lucena
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Reuniao-do-PCdoB-com-Cicero-Lucena-Reproducao (1)
Dirigentes do PCdoB da Paraíba reunidos com Cícero Lucena | Foto: Reprodução

Na quarta-feira passada dia 18 de novembro, as Comissões Estadual da Paraíba e Municipal de João Pessoa do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) se reuniram para aprovar e anunciar apoio ao candidato do Progressistas (PP) Cícero Lucena. A motivação do apoio ao candidato da direita seria um suposto combate ao bolsonarismo, segundo o PCdoB expresso no outro candidato Nilvan Ferreira.

Em nota o PCdoB declara sua política de frente popular abertamente: “O Partido Comunista do Brasil entende que a construção de uma Frente Ampla visando barrar as intenções do governo Bolsonaro em destruir direitos sociais coloca a todos e todas que defendem a democracia a imperiosa necessidade de apoio às candidaturas que objetivamente se colocam contra qualquer projeto de destruição da democracia, da soberania nacional e dos direitos do povo!”

E chega não só a declara apoio como a chama seus militantes a fazerem campanha em suas bases de atuação no segundo turno pelo candidato da direita Cícero Lucena. Na nota  ainda colocar o disparate de que “independente de suas escolhas partidárias, [Cícero Lucena] sempre se colocou no campo da democracia” e que o candidato “nunca se colocou a favor do golpismo e do ataque a Constituição e aos direitos da população” mesmo com todos os crimes contra a população cometido por Cícero nos anos de governos Municipal de João Pessoa, Estadual da Paraíba e no Senado.

Nas palavras do presidente municipal do PCdoB, Jonildo Cavalcanti: “O partido reúne seus quadros de direção e militantes para fazer a campanha em suas bases de atuação e combater fortemente o candidato opositor que representa o bolsonarismo e os grupos da política de retrocesso na capital e no estado” demonstram a gravidade do caso e quão atrelado a política direitista do bolsonarista PP o PCdoB se coloca.

 

Erro na lógica 

 

O pífio argumento do PCdoB para apoiar Cícero Lucena, não se sustenta por um único instante. Se olharmos pelo lado da agremiação partidária o PP já foi a sigla de Bolsonaro e mesmo com sua saída para o PSL, o PP ainda apoia Bolsonaro publicamente e continuou abarrotado de elementos fascistas. Não sendo à toa o convite do senador Ciro Nogueira (PI) para que Bolsonaro retorne, sendo um “sonho” tê lo de volta às fileiras do partido, para as disputas presidenciais de 2022.

Temos ainda que ressalta que o Cícero Lucena é um elemento de direita, político burgues tradicional que já esteve a frente do governo estadual, municipal e senado diversas vezes. Sua própria campanha no pleito municipal de 2020 não teve qualquer característica popular ou progressista. O caráter anti popular e a omissão diante o golpe foram pontos que a campanha do PCdoB teve em com o PP.

Cícero era inicialmente um capitalista ligado à construção civil, chegando a ser presidente do Sinduscon de João Pessoa. Ele elegeu-se como vice governador da Paraíba em 1990, assumindo como governador em 1994. Foi prefeito da cidade João Pessoa por dois mandatos consecutivos de 1997 até 2005, deixando a cidade numa situação de penúria. Em 2006, elegeu-se senador pelo estado da Paraíba, estando na câmara alta de 2007 a 2015, em todas as ocasiões voltou contra a população em todas proposituras.

Ainda na nota: “Em João Pessoa o PC do B participou ativamente do processo eleitoral, como sempre, em defesa dos direitos do povo, da democracia e soberania e de melhorias das condições de vida da população, da saúde, da educação, do ensino público e gratuito, de mais empregos, salário e dignidade de todos e todas. Buscamos a todo custo a unidade das forças de esquerda e democráticas.” nesse trecho como em toda a campanha de 2020 ficar claro que luta contra o golpe de estado de 2016 ou a fraude eleitoral de 2018 estava longe de ser as principais preocupações do PCdoB.

Na verdade em seu discurso usam o Bolsonaro como um espantalho para apoiar um bolsonarista ”O povo pessoense foi às urnas e por sua vontade soberana levou ao segundo turno duas candidaturas. E, nesse quadro, o PC do B não se omitirá. O embate, agora, é entre uma candidatura abertamente anti-democrática, fascista, que sempre fez apologia ao golpe, a criminalização da política e é visceralmente anti-povo. Já reúne apoio das maiores expressões da direita paraibana que já tramam uma aliança para 2022. Entre estes apoios encontra-se o impostor nomeado reitor por Bolsonaro para a UFPB.”

Reforçando a convulsão no público gerada propositalmente pela direta para ressuscita politicamente elementos extremamente desgastados como o Cícero Lucena.

Na mesma nota: “O Partido Comunista do Brasil entende que a construção de uma Frente Ampla visando barrar as intenções do governo Bolsonaro em destruir direitos sociais coloca a todos e todas que defendem a democracia a imperiosa necessidade de apoio às candidaturas que objetivamente se colocam contra qualquer projeto de destruição da democracia, da soberania nacional e dos direitos do povo!”. Essa política de frente popular ou frente ampla  defendida ferreamente pelo PCdoB não apenas não combate o Bolsonarismo como revigora setores fundamentais da política burguesa que são base de apoio do bolsonarismo.

Esse evento em João Pessoa não é um caso isolado, na verdade tratar se de uma orientação política que o PCdoB do vem implementando, uma política que tem resultado em alianças com os mais reacionários setores da política brasileira. O abismo é o destino certo para um partido de esquerda que colocar em prática essa política, e o PCdoB parece está indo rumo a esse abismo em alta velocidade.

Compartilhar no facebook
Compartilhe no seu Facebook!
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no reddit
Reddit
Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Relacionadas