É o fim da cultura
Tentam esconder o sucateamento da cultura com argumentos toscos e completamente fora da realidade. É um total desrespeito à inteligência do povo.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
42287867931_dd26139dca_c (1)
Tributo a Julio Pomar, A Gaivota e o Mestre | Foto: Daniel Amhakis

Com ano difícil, o setor cultural se reinventou, esta é a chamada da matéria da imprensa golpista e reacionária no portal Diário Digital, do grupo Record R7.  

Destacam a participação do governador do Mato Grosso do Sul (PSDB) e da Universidade Federal naquele estado, como incentivadores de atividades artísticas pela internet e distribuição do auxílio emergencial para os artistas, tentando amenizar os efeitos da pandemia.

Comentam também o lançamento pelo governo federal, da Lei Aldir Blanc, para artistas e trabalhadores da cultura e que o estado já conta com 417 inscritos para receber os R$ 3.000,00. E que o estado foi beneficiado com 20 milhões de reais em auxílio emergencial.

Uma verdadeira panaceia midiática, com frases eloquentes e grandes números que não dizem nada. Isto porque na verdade escondem a própria realidade da situação da cultura no país. Desde o golpe estão sendo retiradas verbas do estado tanto federal como estadual e municipal, destinadas ao desenvolvimento cultural, como a Lei Rouanet e outras.

Com o congelamento de gastos do governo por vinte anos, e todas as perdas acumuladas de direitos sociais, tudo contra a classe trabalhadora, outro setor muito afetado pelas medidas neoliberais foi o da cultura, já que os imperialistas fascistas odeiam cultura, gostam mesmo é de resolver tudo na base da violência, contra os pobres, negros, trabalhadores e mulheres. A matéria nada fala disso, de quanto a cultura perde mesmo antes da pandemia.

A grande maioria dos trabalhadores foram jogados na informalidade e no desemprego, o mesmo ocorre com os trabalhadores da cultura, sejam artistas sejam os de apoio como eletricistas, iluminadores, maquiadores, operadores de som, operários da limpeza etc.

O estado sequer sabe dizer quantos são os trabalhadores desse setor, pois as fontes de pesquisa oficial não tem critérios que permitam saber com certeza, como aponta a Carta de Conjuntura 6 do IPEA. Como por exemplo os profissionais encarregados da manutenção e instalação de palcos para apresentação de artistas.

Os poucos recursos do estado para a cultura acabam sempre privilegiando grandes eventos, que são promovidos por empresas, enquanto os artistas e grupos sem vínculos empregatícios não têm acesso a esses incentivos.

A pandemia apenas piorou ainda mais o que já era ruim, falta de incentivos às atividades culturais, em todas as formas, falta de verbas, apologia contra atividades culturais como depredação de monumentos e obras escritas anteriormente, taxando costumeiramente de comunistas ou então de reacionárias, sem respeitar a cultura vigente na época que foram criadas. Proibindo ou fazendo campanha contra determinadas expressões culturais taxando de esquerdismo e etc.

Sem dúvida estamos diante de um enorme retrocesso cultural e artístico mas também econômico. O objetivo é claro, de tirar o máximo que puderem da renda dos mais pobres e transferir para os empresários capitalistas, nacionais e estrangeiros, como querem os imperialistas. Isto ocorre não só no Brasil, mas em todo o mundo. Faz parte da política neoliberal imperialista. E disso também nada fala a vil matéria, ao contrário tenta esconder dizendo do benefício de um programa chinfrim, que atende um número muito reduzido de artistas e espectadores colocando como algo do outro mundo.

Compartilhar no facebook
Compartilhe no seu Facebook!
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no reddit
Reddit
Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Relacionadas