A caminho do melhor do mundo
Instituto internacional de Futebol coloca Palmeiras como o segundo melhor clube do planeta
Palmeiras campeap (1)
Palmeiras supera gigantes europeus, é eleito 2° melhor do mundo | football-addict.com
Palmeiras campeap (1)
Palmeiras supera gigantes europeus, é eleito 2° melhor do mundo | football-addict.com

Em que pese a enorme campanha internacional de grandes capitalistas e mesmo dentro de nossos limites territoriais contra o futebol brasileiro, a Equipe da Sociedade Esportiva Palmeiras foi definida como o segundo melhor time de futebol do mundo no ano de 2020, de acordo com ranking da IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística do Futebol) divulgada na última quarta-feira, dia 20 de janeiro.

A grande equipe Palestrina conseguiu tal feito desbancando poderosas equipes mundiais, alicerçadas no grande investimento econômico do imperialismo europeu, como Barcelona, Real Madrid, Chelsea, Manchester United, Borussia, entre outros. Lembrando que tais equipes europeias são formadas por verdadeiras constelações de craques internacionais, comprados a peso de ouro.

Já o Palmeiras representando o futebol nacional tem em seu escrete uma enorme parcela de jovens craques, a maioria deles com menos de 23 anos, como Gabriel Menino, já convocado pela seleção nacional, Patrick de Paula que saiu da Copa das favelas para se tornar campeão no Palmeiras, Gabriel Veron, eleito o melhor do mundo no campeonato mundial Sub 17, realizado em 2019 e já sondado por Barcelona e Real Madrid, Danilo, ótimo volante, Wesley excelente ponta nos melhores moldes dos grandes craques do passado. Assim como também jogadores de seleção como Weverton goleiro da seleção brasileira, Vinã da seleção uruguaia, Gustavo Gomes da seleção paraguaia, Felipe Melo jogador da seleção brasileira na Copa de 2010, seguidos por outros inúmeros bons jogadores como Rafael Veiga, Willian, Rony, Gustavo Scarpa, Zé Rafael, Marcos Rocha, Luiz Adriano, entre outros.

A IFFHS criou este ranking específico em 1991 para ordenar os melhores times de futebol do mundo, levando em consideração os resultados de todos os clubes nos últimos 365 dias.

Ao contrário de outros rankings criados por instituições da imprensa privada, que colocam bonificações para equipes que atingiram as finais de determinados campeonatos, o Ranking da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol leva em conta apenas os jogos de futebol, ganhos, perdidos ou que terminaram em empates de cada clube, em suas respectivas temporadas. Outra diferenciação é que cada campeonato internacional tem um peso diferente, veja quadro a seguir:

Competição                               Pts por vitória       Pts por empate

Liga dos Campeões da UEFA             14,0                       9,0

Liga Europa da UEFA                         12,0                        6,0

Copa Libertadores da América*        14,0                         7,0

Copa Sul-Americana                         12,0                         6,0

Liga dos Campeões da CAF                9,0                         4,5

Copa da CAF                                       7,0                         3,5

Liga dos Campeões da AFC                9,0                         4,5

Copa da AFC                                       7,0                         3,5

Liga dos Campeões da CONCACAF    9,0                         4,5

Copa do Mundo Clubes FIFA (semifinais) 14,0                 7,0

Copa do Mundo de Clubes da FIFA (final) 21,0              10,5

Obs: Pts= pontos

No caso da Libertadores ela tem a mesma pontuação no caso de vitória que a Liga dos Campeões da Europa, mas tem pontuação menor para empates, o que prejudica os clubes brasileiros na classificação final.

Os campeonatos nacionais de futebol são divididos em níveis de 1 a 4, sendo 4 o mais forte. Também são contabilizadas as vitórias nas copas nacionais (no caso do Palmeiras, a Copa do Brasil), mas com um sistema de pontos mais baixo.

No nível mais forte do futebol mundial de acordo com a IFFHS estão:

Nível 4 – Alemanha, Argentina, Brasil, Espanha, França, Inglaterra e Itália.

Nos campeonatos nível 4, cada vitória vale quatro pontos, e cada empate, dois. Note-se neste nível que temos apenas 2 países sul americanos, ficando de fora por exemplo, o bi-campeão mundial, o Uruguai, que só aparece no segundo nível.

No Nível 3, ou o segundo nível do futebol mundial estão:  Bélgica, Colômbia, Escócia, Chile, Peru, México, Países Baixos, Paraguai, Turquia, Grécia, Rússia, Uruguai, Portugal e Ucrânia. Centenas d outros países aparecem nos níveis 2 e 1.

A partir deste sistema, a IFFHS divulgou o ranking do último ano, que tem a seguinte classificação nos 10 primeiros lugares:

Pos.        País               Equipe                 Confederação        Pontuação

1             Alemanha     Bayern de Munique      UEFA                 260,0

2             Brasil             Palmeiras                 CONMEBOL          230,0

3             França          Paris Saint-Germain        UEFA               226,0

4             Itália            Internazionale                  UEFA              223,0

5             Inglaterra    Manchester City              UEFA              221,0

6             Itália            Milan                               UEFA              220,0

7             Itália            Juventus                          UEFA              218,0

8             Espanha       Sevilla                             UEFA              213,0

9             Inglaterra     Manchester United         UEFA              212,0

10           Inglaterra    Arsenal                             UEFA              206,0

Aqui é visível, que o poderio econômico das equipes europeias interfere. Entre os 10 primeiros apenas o Palmeiras, fura o bloqueio das equipes europeias federadas a UEFA. O Palmeiras foi o único time brasileiro que entrou nesse ranking, permanecendo em 1999 e 2020 no 2° lugar nas duas ocasiões.

Depois do Palmeiras, o melhor time sul-americano é o Guaraní, do Paraguai, que está em 11º, duas posições à frente do Barcelona.

Entre os países com mais clubes no ranking mundial estão:

1°- Inglaterra com 8 clubes

2°- Brasil, Itália e Espanha com sete clubes

3°- Alemanha com seis representantes.

Como vemos aqui, o Brasil com o melhor futebol do mundo, disputa com os países mais ricos do mundo no que diz respeito ao poderio econômico destes países e clubes. Como sempre fazemos questão de frisar, temos o melhor futebol do mundo, eles têm dinheiro.

Nesta classificação também é visível a exclusão de países tradicionais no futebol mundial como a bi campeã mundial Argentina.

Veja outros brasileiros no ranking: 2º – Palmeiras; 16º – Grêmio; 18º – Flamengo; 20º – Internacional; 32º – Santos; 44º – São Paulo; 93º – Athletico-PR; 113º – Bahia; 138º – Vasco; 147º – Atlético-MG; 190º – Corinthians; 198º – Fluminense; 230º – Ceará; 264º – Fortaleza; 332º – Atlético-GO; 372º – Red Bull Bragantino.

Como mostramos, o feito da Sociedade Esportiva Palmeiras é memorável, principalmente levando em consideração toda a campanha contra o futebol brasileiro e a histórica exclusão e perseguição do futebol canarinho pela FIFA e suas sucursais como a CONMEBOL e a UEFA.

Relacionadas
Send this to a friend