“Grande cearense”
Projeto do senador golpista ameaça fornecimento de água à população mas não espere ver a metralhadora giratória de Ciro Gomes denunciando essa forma mais brutal de corrupção
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
CIRO4 - BSB  DF  - CIRO GOMES/SENADO  - NACIONAL – O  deputado Ciro Gomes  (d),conversa com o senador Tasso Jereissati (e) , durante sessão do Congresso Nacional para promulgação de duas emendas à Constituição federal , no plenário do Senado Federal. 04/02/2010. FOTO: DIDA SAMPAIO/AE
Jereissati e Ciro | Foto: Arquivo/DCO

Após protagonizar a reforma trabalhista de 2017, tendo se destacado então como um de seus principais articuladores, o padrinho político de Ciro Gomes, Tasso Jereissati (PSDB-CE) volta aos holofotes graças a ameaça de mais um duro ataque ao amplo conjunto da população: a privatização do serviço de saneamento básico.

Pela proposta do senador tucano, as prefeituras serão obrigadas a realizar licitações para o serviço de fornecimento e tratamento da água, seja para empresas estatais ou privadas. Caro que a previsão de participação de estatais só aparece como jogo de cena. O fundamental no projeto, que move a ação do “grande cearense” (segundo o mais notório membro da oligarquia Ferreira Gomes) é, obviamente, a imposição às prefeituras da necessidade dos municípios abrirem licitação à contratação de alguma empresa, e aqui, só alguém profundamente inocente pode ter dúvidas de que tipo de empresa vencerá os processos licitatórios.

Com histórico no campo dos ataques à classe trabalhadora, Jeiressati foi figura proeminente nas privatarias ocorridas nos anos 1990, destacadamente as que acabaram com o setor de telefonia, onde coincidentemente, o Grupo Jeiressati se beneficiou diretamente do verdadeiro crime cometido por Fernando Henrique Cardoso na doação do patrimônio público aos capitalistas. O grupo, que é também detentor da Coca-Cola no Brasil, volta assim, a ocupar um espaço nos noticiários com a tramitação do projeto defendido por Jereissati.

Curiosamente, nada disto parece incomodar o ilibado oligarca de Sobral, outrora colega de Jereissati do PSDB (atualmente no PDT, não se sabe até quando). Sempre pronto a disparar ataques demagógicos contra o dito “lulopetismo”, referência a Lula e o setor mais à esquerda do PT atacado como “corrupto” pelo político burguês (a exemplo do que diz a  propaganda golpista), aos grandes expropriadores do patrimônio público, sobram elogios de Ciro Gomes, que não custa lembrar, até outro dia esteve publicamente associado a outro notório inimigo da classe trabalhadora: o famigerado capitalista Benjamin Steinbruch.

Entre elogios aos capitalistas que faturam empresas estatais em meio a criminosos processos de transferência do patrimônio público e ataques a lideranças identificadas com os trabalhadores, ganha também mais concretude a natureza política de Ciro Gomes, profundamente direitista e em cujo círculo, de amizades e alianças, só cabe o que existe de pior na cena política brasileira, os inimigos mais perversos da classe trabalhadora, os verdadeiros corruptos cuja cupidez chega agora à ameaça de roubo do fornecimento e abastecimento de água, serviço essencial à população que, a despeito de ilusionismos dispostos na lei que prevê a abertura de licitação, certamente será controlada pelos grandes capitalistas, os “vencedores” de 11 em 10 licitações.

A esquerda precisa se desfazer do distracionismo criado sobre a figura do ex-PDS, uma ilusão que já dura mais de quarenta anos e desde então, tem sido útil ao próprio e à burguesia a quem de fato representa. Nunca ao povo.

Compartilhar no facebook
Compartilhe no seu Facebook!
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no reddit
Reddit
Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Relacionadas