Pandemia sem saneamento
Aprofundando as condições de vida da população, em pela pandemia. Esgoto corre nas ruas de conjunto residencial em Santa Cruz. O que na verdade é uma política genocida da direita.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
esgoto (1)
Esgoto de rua | Foto por Daniel Mitsuo

Moradores de Santa Cruz, na cidade do Rio de Janeiro, alertam sobre vazamento de esgoto no conjunto residencial “Recanto Feliz”, em plena pandemia, que pelo menos no momento, não tem nada de “Feliz”. Segundo a moradora Alexandra Figueiredo, que enviou um vídeo denunciando, o esgoto é lançado num rio que passa ali perto e quando as galerias entopem o esgoto acaba indo pras ruas, sendo o pior quando chove que alga as todas as casas, o que é um problema recorrente. Ou seja, sempre com os moradores no meio disso tudo que acaba passando por ali, sendo perigoso também para os pedestres que passam por alí.

A moradora ainda denuncia: “As duas empresas que prestam serviço para Prefeitura do Rio, vão lá e apenas esvaziam o esgoto, dando um paliativo, mas o problema volta sempre a acontecer, não sendo resolvida por falta de saneamento básico que nunca existiu nesse conjunto, problema que já existe a mais de vinte anos e até hoje não foi resolvido.” A Prefeitura se manifestou dizendo que iria lá resolver a situação. Até agora não se tem mais informações.

A falta de coleta e tratamento de esgoto e a consequente contaminação da água, são sérios riscos à saúde da população. As doenças com maiores incidências devido a exposição a esses ambientes são: Leptospirose, Disenteria Bacteriana, Esquistossomose, Febre Tifóide, Cólera, Parasitóides, entre outras, além do agravamento das epidemias tais como a Dengue e agora com o coronavírus. Os efluentes industriais que poluem os rios podem causar contaminação por metais pesados, provocando tumores hepáticos e de tireoide, rinites alérgicas, dermatoses e alterações neurológicas. Sobre o despejo de esgoto a céu aberto, é um problema social muito sério, pode-se afirmar que é um tipo de poluição térmica, um tipo de poluição sedimentar e só terá solução com sistema eficiente de tratamento de esgoto.

As consequências de um crescimento urbano, sob o comando da direita, são esgoto, falta de saneamento completo, falta d’água e falta de energia. O condomínio “Recanto Feliz” é um reflexo da cidade e seus problemas. E em plena pandemia, onde se faz necessário investir muito em saneamento básico, a direita faz uma política intencional de genocídio da população, fazendo com que se agrave as condições de vida das pessoas mais vulneráveis, não como não é apenas um problema de Santa Cruz, todos os lugares que estão sofrendo com a política assassina dos fascistas de plantão, devem se mobilizar, pedir pelo Fora Bolsonaro, eleições gerais com Lula candidato e a cabeça daqueles que o povo brasileiro morra.

Compartilhar no facebook
Compartilhe no seu Facebook!
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no reddit
Reddit
Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Relacionadas