Os comitês de luta contra o golpe são fundamentais para mobilizar contra Bolsonaro

com (1)

Como ficou claro ao longo de toda a luta política contra o golpe de estado, os comitês de luta contra o golpe são fundamentais para a mobilização do povo, na atual etapa política, contra a política de ataques e manipulação da direita golpista.

São organizações compostas pelos militantes mais avançados politicamente dos mais diversos partidos – PCO, PT e assim por diante, uma série de outros grupos – e até de militantes sem organização, que vêm no comitê um instrumento de mobilização contra o golpe de estado.

E, de fato, esse é o objetivo dos comitês, aglomerar todos os militantes em torno de uma frente única contra o golpe. Isto é, uma união prática e objetiva de mobilização dos trabalhadores e da população, com uma estrutura de organização independente da burguesia.

Os que participam destas organizações sabem como funcionam. Reuniões semanais, para discutir política e deliberar sobre as atividades semanais para fazer um trabalho de agitação contra o golpe e de aglomeração em torno dos comitês.

Por isso, são realizadas festas, colagens de cartazes, panfletagem, venda de jornal, almoços, jantares, campanha financeira, plenárias e assim por diante. O objetivo sempre o mesmo: fazer o comitê crescer e mobilizar contra o golpe.

Com a recente fraude nas eleições, que colocou Bolsonaro de forma totalmente arbitrária no poder, o trabalho dos comitês precisam se intensificar. A campanha agora deve girar em torno de uma intensa campanha contra Bolsonaro, e claro, pela Liberdade do ex-presidente Lula, que continua preso pelos golpistas, mas que voltou recentemente ao cenário da luta política por conta da aceitação do juiz Sérgio Moro, que o prendeu, de participar do governo de Bolsonaro, mostrando que Lula foi preso por um adversário político, e não por um juiz “honesto e imparcial” com apresenta a imprensa golpistas.

De qualquer forma, são campanhas centrais de luta política: denunciar a fraude eleitoral, exercer uma forte luta contra Bolsonaro e exigir a liberdade do Lula. Apenas por meio deste caminho será possível derrotar o regime golpista.

A organização dos comitês de luta contra o golpe são fundamentais, então, para levar adiante toda essa campanha política, que precisa crescer e se intensificar contra Bolsonaro e sua política de repressão e ataques aos trabalhadores e suas organizações.

*Para os que se interessarem ou quiserem participar ou formar um comitê de luta contra o golpe em sua cidade, entre no site: https://lutecontraogolpe.com.br/ .