Eleição na Câmara
A esquerda não ganhou nada, só se desmoralizou
Artur Lira vs Baleia Rossi
Lira e Baleia | Arquivo.
Artur Lira vs Baleia Rossi
Lira e Baleia | Arquivo.

O candidato apoiado por Bolsonaro na Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), venceu a eleição para a presidência da Casa com 302 votos, contra 145 votos do candidato de Rodrigo Maia, Baleia Rossi (MDB). Com esse resultado, Lira vence já em primeiro turno e está garantido como presidente do Congresso Nacional.

O resultado vem para completar a desmoralização política da esquerda, que decidiu apoiar o golpista Baleia Rossi em nome de que vale tudo contra o candidato de Bolsonaro.

O apoio a um candidato golpista, ainda mais se tratando dos setores que estiveram à frente do golpe, como MDB, DEM e PSDB, já era uma desmoralização em si. A desculpa de que Baleia Rossi era contra Bolsonaro nunca se sustentou na realidade. Primeiro porque Maia foi o cão de guarda do governo enquanto esteve na presidência da Casa, segundo porque são eles os representantes do setor mais importante do golpe, e portanto responsáveis por sustentar Bolsonaro.

Na ilusão de que Baleia ganharia a eleição, já que contava com o apoio da direita tradicional, a esquerda embarcou no bloco de Maia na busca por um cargo na Mesa Diretora. A suposta luta contra Bolsonaro nunca foi nada além do que essa luta por um cargo.

A derrota de Baleia Rossi é a desmoralização final. A esquerda se desmoralizou ao se aliar com os golpistas da pior espécie, e agora, depois de todo esse esforço oportunista, não vão conseguir nem mesmo seus cargos.

Se venderam de graça, por mais contraditória que pareça a frase. Entraram no bloco golpista, aparecendo de beijos e abraços com os elementos mais desclassificados da política nacional, e não vão ganhar nada com isso.

O próprio resultado da votação em si mesmo desmente os argumentos da esquerda para apoiar Baleia Rossi. A esquerda apresentou seu oportunismo como grande luta contra o fascismo, mas na realidade, a eleição não é nada mais do que um balcão de negócios, quem paga mais, leva. Baleia pagou menos e não levou. E não adianta a esquerda agora procurar defender o bloco de Maia apresentando como grande culpado da derrota a compra de votos, porque ela acontece de todos os lados, esse é o procedimento do Congresso.

A esquerda, ao invés de mostrar isso claramente, tendo uma política independente, rolou na lama junto com Baleia, Maia, Lira, Bolsonaro e todos os golpistas.

Relacionadas
Send this to a friend