Campanha salarial
Operários dos frios farão assembleia da campanha salarial de 2019/2020
Trabalhadores fazem assembleia no próximo dia 20 de setembro
Campanha salarial
Operários dos frios farão assembleia da campanha salarial de 2019/2020
Trabalhadores fazem assembleia no próximo dia 20 de setembro
Foto de um setor de frigorífico
Foto de um setor de frigorífico

Neste mês de setembro, os trabalhadores nas Indústrias de Carne, Derivados e do Frio no Estado de São Paulo iniciaram sua campanha salarial.

Os frigoríficos são um dos setores indústrias que vêm tendo os maiores lucros no país, os resultados mostram lucros que ultrapassam aos 100% nos últimos dois trimestres em relação ao mesmo período do ano passado, em termos das maiores empresas e estão entre as dez do ranking.

Os últimos dois outros anos, os produtos do ramo alimentício tem seus preços elevados muito acima da inflação, no entanto, os percentuais oferecidos aos trabalhadores são insignificantes, diante dos altíssimos lucros auferidos ao setor frigorífico.

Enquanto isso, os preços do gás, do aluguel, entre outros, também se elevam a cada dia que passa e os salários dos operários perderam o seu poder de compra.

Os representantes do sindicato dos trabalhadores nas Indústrias de Carne, Derivados e do Frio estão fazendo reuniões com os trabalhadores das fábricas de diversas regiões, debatendo o tamanho do descaso para com a situação dos seus salários, bastante defasados, e que vem perdendo o seu poder de compras a cada ano que passa, especialmente depois do golpe de Estado.

Na próxima semana, no dia 20 de setembro, será realizada assembleia geral de todas as regiões, onde se encontram os frigoríficos. Nesta semana até o dia da assembleia ocorrerão reuniões com os trabalhadores nas portas das fabricas.

Serão confeccionados cartazes, camisetas, adesivos e, os carros de som estarão passando nas fábricas convocando a assembleia.

Será discutida a pauta da campanha salarial referente ao período de 2019/2020, é importante que os trabalhadores façam sugestões, enviando ao Sindicato dos Frios, podendo entrega-las aos representantes, ou por telefone, etc..

Vejam nos boletins Faca Afiada qual o dia em que os representantes do Sindicato dos Frios estarão em sua região, junte os colegas de trabalho debata com seu sindicato e veja como ir à assembleia do dia 20 de setembro.