Siga o DCO nas redes sociais

ONGs denunciam controle ditatorial de Bolsonaro sobre suas atividades
DuQF49TXgAYCUnR
ONGs denunciam controle ditatorial de Bolsonaro sobre suas atividades
DuQF49TXgAYCUnR

Da redação – O governo golpista e ilegítimo de Jair Bolsonaro, como prometeu desde a campanha eleitoral, começou a implementar uma política contra Organizações Não Governamentais (ONGs), já tendo publicado uma Medida Provisória (MP 870/2019) para monitorar suas atividades.

Um grupo de 43 ONGs enviou, em resposta, um ofício ao general de extrema-direita Carlos Alberto dos Santos Cruz, ministro da Secretaria de Governo, exigindo a retificação da MP, que permite ao Ministério “supervisionar, coordenar, monitorar e acompanhar as atividades e as ações dos organismos internacionais e das organizações não governamentais no território nacional”.

Elas denunciam que é uma medida de ataque à liberdade de organização e associação, um direito democrático que todo o cidadão tem de se associar a organismos que quiser.

Trata-se, realmente, de uma ação antidemocrática, mais uma desse governo usurpador. Pode ser vista como o embrião de medidas mais amplas, no sentido de destruir a livre organização da população em associações de classe, em sindicatos, movimentos sociais, partidos políticos, como fazem os regimes fascistas.

Leia Também  Bolsonaro dá ao "centrão" R$ 86 bilhões de orçamento

Embora algumas ONGs que atuam no Brasil sejam financiadas pelo imperialismo, não é isso que está em questão. Até porque a principal organização criada e financiada pelo imperialismo que atua no Brasil é justamente esse governo de extrema-direita imposto ao povo, e suas medidas são uma imposição do imperialismo.

Por isso todo o movimento popular e social, dos trabalhadores e demais setores oprimidos da população, deve se organizar imediatamente e sair às ruas demonstrando sua força, para derrubar o governo Bolsonaro e derrotar o golpe.

 



1 Share
Share via
Copy link