Siga o DCO nas redes sociais

Formação política
Obtenha um material completo sobre a China na Universidade Marxista
A Revolução Chinesa, tema da Universidade Marxista esta semana, é um dos principais acontecimentos do século XX e sua compreensão é fundamental
poster
Formação política
Obtenha um material completo sobre a China na Universidade Marxista
A Revolução Chinesa, tema da Universidade Marxista esta semana, é um dos principais acontecimentos do século XX e sua compreensão é fundamental
Foto: Arquivo DCO
poster
Foto: Arquivo DCO

Esta semana o PCO está realizando o primeiro curso da Universidade Marxista. Até sexta-feira (8), o presidente do Partido, Rui Costa Pimenta, apresentará cinco aulas sobre a Revolução Chinesa, marcando os 70 anos desse evento crucial na história do século XX durante esse ano.

Na primeira aula, na segunda-feira (4), foi apresentada uma explicação preliminar sobre o modo de produção asiático, que caracterizava a sociedade chinesa até o contato com os europeus, a colonização da China e as primeiras revoltas de caráter nacionalista.

Ontem, o tema foi a revolução nacionalista. E assim até o curso chegar a uma análise da revolução chinesa de 1949.

 

Acompanhe o curso

As aulas podem ser vistas gratuitamente, tanto presencialmente, na rua Serranos, 90, perto do metrô Saúde, em São Paulo, quanto pelo canal da Causa Operária TV, no YouTube, por onde as aulas podem ser vistas em tempo real durante a transmissão vivo ou a qualquer momento depois disso. De modo que as aulas possam chegar ao máximo possível de pessoas e possam ser facilmente divulgadas, propagando uma atividade de formação política dirigida a elevar a formação política de militantes, simpatizantes e do público próximo ao partido em geral.

 

Contribua com a atividade e tenha acesso ao material de apoio

Além das aulas, que serão apresentadas gratuitamente, quem quiser contribuir com a realização da atividade pode se inscrever no sítio Universidade Marxista para ter acesso a um vasto material de apoio, que ficará disponível para consultas posteriores. São 27 textos marxistas sobre o tema e de participantes da Revolução Chinesa, que poderão ser consultados e aos quais serão feitas referências durante as aulas.

Além dos textos, serão disponibilizados também os seguintes materiais:

  • cronologia dos acontecimentos históricos relativos à Revolução Chinesa,
  • mais de 80 verbetes enciclopédicos sobre personalidades, locais, batalhas, guerras, massacres, partidos, movimentos, revoltas etc.

Para enriquecer todo esse panorama histórico em torno do assunto, quem tiver acesso ao sítio contará também com uma seleção de 15 documentários.

Para ter acesso a tudo isso, os membros do canal da COTV no YouTube pagarão apenas R$50. Para o público em geral, o valor é de R$75.