Não confiar no Judiciário
A demagogia da burguesia em relação a espaço e dinheiro para candidaturas negras nas eleições, não irão mudar a real situação em que vive a povo preto no país
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
A voter scans a finger while registering to cast a ballot at a polling station during the first round of presidential elections in Rio de Janeiro, Brazil, on Sunday, Oct. 7, 2018. Brazilians are putting their young democracy to a political stress test, going to the polls deeply divided after years of corruption and recession have pummeled faith in their institutions. Photographer: Dado Galdieri/Bloomberg
Engodo das cotas raciais para candidatos negros. | Foto: Galdieri/Bloomberg

Um programa de cota para negros na disputa eleitoral está andamento no Tribunal Superior Eleitoral, a pauta foi levada para a Corte após a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) questionar os recursos do fundo eleitoral e tempo de propaganda em relação aos pretos. Ela pediu que houvesse dentro dos partidos uma cota de 30% para candidatos negros. Essa discussão foi feita pelo TSE pela primeira vez em junho deste, e retornou nesta quinta-feira (20). O julgamento foi suspenso após pedido do Ministro Alexandre de Moraes. A medida tende a disponibilizar tempo de rádio e TV e dividir seguindo o critério racial a soma de 2 bilhões que será o fundo eleitoral obedecendo a proporção de candidatos negros e brancos de cada partido.

Na manhã desta quinta-feira (20), mais de 150 grupos anti-racistas, fizeram campanha nas redes socais na tentativa de pressionar o TSE a aprovar a proposta de financiamento e propaganda proporcionais para candidaturas de pessoas negras. Esse tipo de campanha dos movimentos negros mostram uma confusão em relação as eleições e por quem elas são controladas. O TSE é um órgão do estado controlado pela burguesia, e que já deixou claro qual é o seu papel diante do sistema eleitoral e os candidatos. Visto o caso do impedimento fraudulento do ex-presidente Lula de participar do pleito em 2018. Inclusive retirando sua imagem e nome dos materiais de propaganda e divulgação do Partido dos Trabalhadores.

Colocar uma cota na televisão e rádio para candidatos negros não resolve nada, a burguesia pode muito bem apresentar seus capitães do mato, com um discurso demagógico de não serem racistas e ainda divulgar seus negros da casa, que como a gente sabe são totalmente contra o povo negro e luta do movimentos e populações marginalizadas. Contra quem realmente interessa lutar é o estado fascista e golpista e anti-democrático que tomou de assalto o poder no país através da fraude que foram as eleições de 2018. Além disso não se pode esperar que esse TSE golpista e pró-imperialistas e contudo racista vá mudar a condição da população negra brasileira.

É importante ressaltar que como já vem sendo denunciado por este Diário as eleições de 2020 estão praticamente programada pela burguesia para que a direita vença e para serem mais arbitrárias e fajutas do que foram as eleições passadas, lembrando que em apenas uma canetada algumas semanas atrás 9 partidos políticos incluindo o PCO Partido da Causa Operária ficaram fora da partilha do horário eleitoral “gratuito” no rádio e na televisão, o que vai ocorrer pela primeira vez desde a publicação da Constituição, em 1988. Sem contar as manipulações da imprensa burguesa, que pelo que estamos acompanhando já estão de vento em popa. Provavelmente as campanhas irão de uma forma ou outra esbarrar na questão da pandemia.

A situação dos negros só vai mudar com a mobilização dos negros contra o regime e pela organização em um partido operário e verdadeiramente democrático, através de uma luta, concreta contra o fascismo e as ilusões divisionistas e identitárias da esquerda pequeno-burguesa. O momento é de denunciar toda a farsa que se abate sobre as instituições do país e que paralisa a mobilização de uma frente única dos movimentos antirracista e antifascista e a esquerda combativa contra os criminosos que estão no poder e que neste momento colocam a vida de toda população pobre e negra em risco de vida no Brasil.

Compartilhar no facebook
Compartilhe no seu Facebook!
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no reddit
Reddit
Relacionadas