O significado de Lula ter ido ao Sindicato dos Metalúrgicos SBC

capa-cotv-significado-lula-sindicato

A reação feita pela classe operária para não entregar Lula foi muito importante, mostrando que a evolução política dos trabalhadores desnudou o golpe para diversos trabalhadores. Em São Bernardo, os metalúrgicos estavam em peso contra a prisão, reforçando o caráter operário da resistência. Veja o vídeo a seguir, trecho da Análise Política da Semana, que explica o problema:

“O fato mais significativo de todos é que o Lula foi para o Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, tendo recebido do Moro o prazo para se entregar até às 17 horas do dia 6 de Abril de 2018. Lá se reuniu uma enorme multidão, sendo importante apresentar alguns dados públicos deste importante evento.

Durante todo o tempo que o ato aconteceu, cerca de metade daquela multidão que estava lá é de operários metalúrgicos como foi relatado pelos companheiros do Partido da Causa Operária presente. Isso significa que começou a cair a ficha do que está acontecendo no país, isso é uma coisa perfeitamente natural. O nível de compreensão político de uma pessoa está ligado ao nível de informação que os trabalhadores venha a receber.

Eles em geral leem a imprensa capitalista, não há uma imprensa operária que tenha penetração, a imprensa sindical é bastante despolitizada, não tratando dos problemas políticos. Então os trabalhadores ficam no escuro até que eles começam a descobrir por sua própria experiência.

Há outros fatores, por exemplo, o PCO distribuiu material nas fábricas e ruas do país, mas não é em um volume que pudesse mudar a opinião dos trabalhadores e nem temos uma autoridade que corresponda ao Sindicato dos Metalúrgicos sobre os trabalhadores deste setor. Alguns trabalhadores mais politizados escutam nossa transmissões por internet e também discutem nas fábricas o que está acontecendo. Isso implica em um processo lento de assimilação dos acontecimentos.”

Contribua com a Causa Operária TV para que haja uma programação melhor, com mais qualidade visual e mais diversidade de conteúdos. A Causa Operária TV é um esforço do PCO, que se receber apoio dos demais pode ficar cada vez maior.
https://www.vakinha.com.br/vaquinha/contribua-com-a-causa-operaria-tv-fevereiro