Um século de acontecimentos
Da ascensão da burocracia ao colapso da União Soviética
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
urss
bandeira da URSS | Reprodução

Começa nesta próxima semana, dia 5 às 18h, a 46ª Universidade de Férias, evento de formação política e intelectual que o Partido da Causa Operária realiza há mais de vinte anos. Essa edição, em decorrência da pandemia do coronavírus, infelizmente será online. No entanto, essa edição totalmente online abriu a oportunidade para que milhares de outros companheiros mais distantes, inclusive companheiros residentes fora do Brasil, possam acompanhar toda a atividade.

O tema desta edição será “O que foi o Stalinismo, uma análise marxista” e o curso será totalmente apresentado pelo companheiro Rui Costa Pimenta, presidente nacional do PCO. A cronologia será a seguinte:

1° Parte – 1924 – 1933

  1. Introdução – Stalin até a tomada do poder
  2. Burocracia, a URSS
  3. A primeira etapa
    1.  na URSS
    2. na III Internacional
  1. A luta interna
    1. Revolução permanente
    2. Industrialização
    3. Socialismo em um só país
  2. A revolução chinesa
  3. A segunda etapa
  4. Processos de Moscou
  5. A coletivização forçada
  6. O terceiro período

Nesta primeira etapa será estudado o período que compreende de 1924, isto é, ano em que o revolucionário mais importante para a Revolução Russa, Lenin, morre. As primeiras palestras serão dedicadas a explicação da formação da burocracia soviética, as primeiras lutas internas, dentro do Partido Comunista, mas também dentro da III Internacional.

Em seguida, será visto temas importantes para todo o embate de ideias que perduram até os dias de hoje, quer dizer, a discussão sobre a revolução permanente e a questão do socialismo em um só país.

Nessa primeira parte ainda será visto sobre Os processos de Moscou, isto é, uma operação montada para perseguir, excluir do Partido e do poder na União Soviética e, por fim, executar antigos militantes revolucionários. Um dos processos, por exemplo, contra Kamenev, Zinoviev e outros 14, que eram na sua maioria velhos bolcheviques, após mais de um julgamento, foram sentenciados a morte com as acusações absurdas, tais como formação de organização terrorista para assassinar Stálin, espionagem, envenenamento, sabotagem do país e assim por diante.

Já na segunda parte, que irá compreender entre 1934 e 1948 os temas serão os que seguem:

  1. As frentes populares
    1. França
    2. Espanha
  1. Pacto com Hitler e a invasão da URSS
  2. A guerra e a derrota do nazismo
    1. o expurgo no exército
  1. O pacto contrarrevolucionário com o imperialismo
    1. Itália, França e Grécia
    2. Ialta
    3. A democracia
    4. O leste europeu
    5. A divisão da Alemanha
  1. Plano Marshall e leste europeu

Já nesta segunda etapa do curso, os temas que serão abordados serão após a ascensão de Hitler ao poder na Alemanha. Um ponto que não passará sem extensos debates será o pacto firmando entre Stálin e Hitler, o Pacto Ribbentrop-Molotov.

Esse pacto firmou, em tese, um acordo de não agressão entre a Alemanha nazista e a URSS caso os alemães declarassem guerra a Inglaterra. Uma semana após o acordo firmado, os nazistas invadiram a Polônia dando início a Segunda Guerra Mundial.

A terceira parte será de 1948 até 1991, com:

  1. Terror no Leste: os processos de praga
  2. A revolução chinesa e a revolução mundial
    1. As revoluções stalinistas
  1. A guerra fria, a coexistência pacífica
  2. Morte de Stalin, Krushov
  3. Crise no Leste (53-56)
  4. Brezhnev
  5. 1968
  6. Crise mundial, Afeganistão, começo do fim
  7. Polônia, Gorbachov e a restauração
  8. Colapso da URRS
  9. Stalinismo e a cultura

 

De formação obrigatória, este curso irá apresentar a todos os inscritos uma formação não apenas intelectual, sobre o debate das ideias, mas também toda uma formação histórica, dos principais acontecimentos do século passado, e também dos seus resultados posteriores.

O curso abordará praticamente os acontecimentos do século inteiro, começando em 1924 e seguindo até o fim da União Soviética.

A atividade também tem como objetivo servir como base de formação política para a atuação nos dias de hoje. Compreender os acontecimentos, os erros e acertos daquelas personagens históricas, dos Partidos e organizações, servem como orientação para as decisões atuais, sobre como se posicionar e como lutar na atualidade.

Tudo isso terá um pequeno preço, módico, de R$100,00 para a manutenção do curso e da plataforma. Inscreva-se em universidademarxista.pco.org.br e não perca!

Compartilhar no facebook
Compartilhe no seu Facebook!
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no reddit
Reddit
Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Relacionadas