“O que é o fascismo: Itália, a origem do fascismo, parte 1 de 3”: assista as aulas na COTV

mussolini

O canal da televisão online, Causa Operária TV, está lançando uma série de cinco vídeos com as aulas da 30ª Universidade de Férias, apresentadas pelo presidente do Partido da Causa Operária (PCO), Rui Costa Pimenta, com o tema das origens do fascismo. Neste primeiro vídeo, “O que é o fascismo: Itália, a origem do fascismo, parte 1 de 3”, é demonstrado como a classe burguesa em crise, se utiliza dessa arma, dos seus “cães de guarda raivosos”, para atacar as organizações de trabalhadores, socialistas, comunistas, com a finalidade de destrui-las para que não possam defender sua economia nos países explorados onde os grandes capitalistas sugam até a exaustão.

Segue o trecho inicial da fala do companheiro e o vídeo da aula completa:

“Num certo sentido, a Itália foi uma espécie de um campo de prova, de laboratório, onde foi testado pela primeira vez o problema do nazismo, e que depois, de certa forma, vai se espalhar por todo o mundo. E é importante a gente dizer que o fascismo vai marcar a mentalidade política da burguesia, os métodos de governo, a organização do Estado no mundo inteiro daí pra frente.

Quer dizer, o mundo em que nós vivemos hoje tem muito a ver com esse acontecimento aqui inicial do fascismo italiano, depois o fascismo alemão e tudo mais, as técnicas de repressão, policiais, tanto desenvolvidas com os italianos, como também  pelos alemães, vão se transformar em padrão dos órgãos repressivos internacionais. Assim como uma série de outras técnicas que eles desenvolveram, militares, vão se transformar em barbaridades coletivas num patrimônio da burguesia decadente a partir da Primeira Guerra Mundial.”

Segue o vídeo: